08 março 2016

QUINTAIS PRODUTIVOS MUDAM VIDAS NO SERTÃO DE CANINDÉ.


O agricultor Raimundo Rodrigues de Sousa mora na comunidade Barra do Bento, localizada no Município de Canindé. Há oito meses foi contemplado com um quintal produtivo, dentro do Programa de parcerias do Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e Prefeitura.

O agricultor cria galinha caipira, ovino, caprino, suíno, e hoje planta verduras, maxixe, cebolinha, pimentão, frutas como banana, acerola, mamão e goiaba, sendo um produtor familiar em potencial. 
"Esse quintal produtivo mudou a minha vida. Consegui melhorar a qualidade de vida da minha família e hoje recebo o apoio da Secretaria da Agricultura e Recursos Hídricos e Ematerce para aumentar a minha produção. Minha vida era trabalhar para os outros, hoje sou meu próprio patrão. Tudo aqui gira em torno da agricultura familiar", destaca Raimundo.

Ele revela ainda que antes de receber o quintal produtivo não tinha onde produzir.

O secretário do Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira, que visitou a propriedade do seu Raimundo comemorou os resultados do trabalho. “Quintais produtivos são tecnologias inovadoras para a convivência com a estiagem e a SDA está ampliando a parceria com o MDS para a construção de mais quintais produtivos em todo o Estado’’, ressalta”.

Dedé informou ainda que as famílias beneficiadas com os quintais produtivos receberão R$ 2,7 mil da parceria entre MDS e SDA para desenvolverem um projeto produtivo. Elas receberão o auxílio da Ematerce e da Prefeitura da cidade.

Segundo o Secretário de Agricultura e Recursos Hídricos de Canindé Domingos Sávio, 564 cisternas com quintais produtivos foram implantados em Canindé’’, frisa.
O prefeito de Canindé, destacou que o Projeto de Quintais Produtivos no município é exemplo. "Aqui, os quintais produtivos mudaram a vida dos agricultores e nós estamos ampliando as parcerias com o Governo Federal e a SDA para trazer mais quintais produtivos para o nosso município", explica.

O agricultor pode plantar até 52 tipos de culturas, entre hortaliças, verduras, ervas medicinais, grãos e frutas, além de criar peixes, aves, ovinos, caprinos e bovinos.

Fotos e texto de Antônio Carlos Alves

0 comentários:

Postar um comentário

Pedimos aos usuários que logo abaixo da caixa de comentários ao invés de anonimo, coloquem nome/url e coloquem a identificação a fim de comprovar seus cometários, é muito importante que vcs se identifiquem assim suas opiniões serão mais aceitas. Aos que persistirem no anonimato será feita a devida moderação nas palavras e afirmações comentadas.

Não utilizem palavras ou frases que ataquem ou agridam a outrem direta ou indiretamente, o portal C4 Notícias modera os comentários mas não se responsabiliza pelas opiniões deixadas por seus leitores.

att
Equipe C4 Notícias

Copyright © C4 - Notícias de Canindé | Designed With By Blogger Templates
Scroll To Top