Canindé

[Canindé][bleft]

Regional

[Regional][twocolumns]

LOCALIDADES TROCAM JUMENTO PIPA POR ÁGUA ENCANADA.


PROBLEMA SECULAR AINDA PERDURA NAS LOCALIDADES MAIS DISTANTES, MAS RECURSOS HÍDRICOS JÁ COMEÇAM A CHEGAR.

Gerenciar os recursos hídricos existentes, preservando o meio ambiente e ofertar água de qualidade a toda a população de forma democrática e perene, superando, inclusive, a necessidade de carros pipa, é um dos maiores desafios do Ceará nesse século. Para se ter uma ideia, três milhões de pessoas no Estado do Ceará não têm acesso a água potável e mais de cinco milhões não têm saneamento básico. Situações precárias como pessoas carregando água em latões na cabeça e utilizando o jumento como fiel companheiro nessa árdua tarefa ainda continua a atravessar gerações no Ceará, especialmente em tempos de seca.
Consciente dessa realidade, o Governador Camilo Santana, entregou no dia de São José em Quixadá, projetos de abastecimento de água para Canindé em quatro comunidades e mais dois produtivos em Ipueira da Vaca e Juá Nova Olinda. A reportagem acompanhou a caravana da Água’’, e confirmou a alegria dos moradores das comunidades beneficiadas, que sofrem com o problema da falta do líquido.
Em um caminho marcado pela presença intensa do sol, poeira e estradas esburacadas, a promessa de levar água para as comunidades mais distantes e de aposentar de vez o jumento pipa leva esperança às comunidades.
Eles mudam de semblante ao ouvirem o anúncio que dentro de 90 dias terão água nas torneiras. É a realização de um sonho antigo, que se torna realidade e acaba para sempre com um problema social no campo.

Em Canindé, as comunidades de Carnaúba dos Barrosos 56 famílias terão água tratada, Assentamento Monte Orebe 53 famílias, Monte Alegre/Negreiros, 51 famílias e Serra da Mariana 48 famílias, irão aposentar de vez a lata de água na cabeça e o jumento pipa. 
‘’Iremos acabar com a humilhação de ficarmos esperando a chegada do carro pipa’’, comemora o presidente da Associação de Ipueira da Vaca José Lucas.

Hoje é o dia mais feliz de minha vida. ‘’Não é mole acordar ainda na madrugada para conseguir água para beber’’, disse o presidente da Associação.

‘’Nossa grande finalidade é aumentar o acesso das populações rurais mais pobres às atividades de geração de emprego e renda, assim como à provisão de infraestrutura hídrica e de serviços sociais básicos como meios para redução da pobreza’’, disse Camilo Santana.

‘’A ideia é de que é possível conviver com a seca em vez de combatê-la, desde que se entenda o que é a caatinga e que se tire dela os recursos de que a população necessita’’, frisa o prefeito de Canindé.

INICIATIVA IRÁ REDUZIR SOFRIMENTO DO SERTANEJO.

Investimentos visam facilitar vida das pessoas

Cearenses que residem nas comunidades mais distantes da zona urbana no Interior do Estado são os que mais sofrem com as dificuldades para captar água de qualidade para beber. Muitos carregam as latas com o líquido, inclusive, na cabeça, por quilômetros. Os sertanejos tentam facilitar a forma de transporte da água utilizando os jumentos pipas. Uma maneira antiga, que continua ultrapassando gerações, e ainda está presente em pleno século XXI. Em uma iniciativa do governo estadual, algumas comunidades do Interior tentam substituir essa forma arcaica de captação desse recurso hídrico. 

‘’Vamos aposentar o jumento pipa. O projeto São José III é mais um instrumento de cidadania em defesa das famílias mais carentes do semiárido cearense’’

‘‘O grande objetivo é aposentar o jumento pipa. Criamos uma metodologia de trabalho voltada para o atendimento de todas as famílias que precisam de água na torneira’’

‘’Graças a Deus, um sonho de mais de 50 anos está prestes a se tornar realidade. Dentro de apenas 90 dias, teremos o tão sonhado precioso líquido nas torneiras’’

‘’Foi o maior presente que nós ganhamos desde que começamos a nossa organização comunitária. A água que vai chegar vai mudar a qualidade de vida de cada um de nós’’.

Fotos e texto de Antônio Carlos Alves
Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

Nenhum comentário :

Pedimos aos usuários que logo abaixo da caixa de comentários ao invés de anonimo, coloquem nome/url e coloquem a identificação a fim de comprovar seus cometários, é muito importante que vcs se identifiquem assim suas opiniões serão mais aceitas. Aos que persistirem no anonimato será feita a devida moderação nas palavras e afirmações comentadas.

Não utilizem palavras ou frases que ataquem ou agridam a outrem direta ou indiretamente, o portal C4 Notícias modera os comentários mas não se responsabiliza pelas opiniões deixadas por seus leitores.

att
Equipe C4 Notícias


Prefeitura

[Prefeitura][grids]

Ceará

[Ceará][list]

Nacional

[Nacional][bsummary]

Plantão Policial

[plantão policial][threecolumns]