15 fevereiro 2016

UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE A PORTA DE ENTRADA DO SUS


O Município de Canindé, localizado no Sertão do Ceará, numa área de 3.218,4km2, distante 126 quilômetros de Fortaleza, com uma população de 76.436 habitantes, estar fortalecendo o programa de Unidades Básicas de Saúde, as conhecidas UBS.

No Distrito de Caiçara a 18 quilômetros da sede, funciona uma unidade que tem melhorado a vida dos moradores da região. No Bairro João Paulo II, a UBS José Santana estar pronta para ser entregue aos habitantes da área. Outra que ficou pronta fica localizada no bairro do Canindezinho, também pronta para inaugurar.

No Conjunto Habitacional Milton Monteiro e Alto Guaramiranga, mais duas se encontram em fase de conclusão bem adiantada. No Alto Guaramiranga a unidade é do tipo II e tem investimentos de R$ 591.500,00. Já no Milton Monteiro é do tipo I e custará aos cofres R$ 452.300,33.

Em Ipueira dos Gomes os trabalhos estão acelerados e a previsão do Governo Municipal é entregar o quanto antes a obra. Em Santa Luzia os trabalhos serão reiniciados.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são as portas de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo desses postos é atender até 80% dos problemas de saúde da população, sem que haja a necessidade de encaminhamento para hospitais.

Até setembro de 2015, o país contava com 48 mil unidades. Nelas, os usuários do SUS podem realizar consultas médicas, curativos, tratamento odontológico, tomar vacinas e coletar exames laboratoriais. Além disso, há fornecimento de medicação básica e também encaminhamentos para especialidades dependendo do que o paciente apresentar.

Em 2015, já foram selecionados 2.219 projetos para construção de UBS. Essas unidades estão sendo construídas em cidades extremamente pobres. Até 2017, estão previstas mais de 25.520 UBS construídas, ampliadas ou reformadas, a partir do censo de infraestrutura da Atenção Básica. Terá prioridade os municípios do Programa Brasil Sem Miséria que ainda não foram contemplados pelos equipamentos.

A expansão das Unidades Básicas de Saúde no Município de Canindé tem o objetivo de descentralizar o atendimento, dar proximidade à população ao acesso aos serviços de saúde e desafogar o hospital.

FOTO: JOÃO PAULLOS

0 comentários:

Postar um comentário

Pedimos aos usuários que logo abaixo da caixa de comentários ao invés de anonimo, coloquem nome/url e coloquem a identificação a fim de comprovar seus cometários, é muito importante que vcs se identifiquem assim suas opiniões serão mais aceitas. Aos que persistirem no anonimato será feita a devida moderação nas palavras e afirmações comentadas.

Não utilizem palavras ou frases que ataquem ou agridam a outrem direta ou indiretamente, o portal C4 Notícias modera os comentários mas não se responsabiliza pelas opiniões deixadas por seus leitores.

att
Equipe C4 Notícias

Copyright © C4 - Notícias de Canindé | Designed With By Blogger Templates
Scroll To Top