17 fevereiro 2016

CONHEÇA A VIDA DE UM INSETO QUE ESTAR TIRANDO O SOSSEGO DO POVO BRASILEIRO.


Aedes pode picar qualquer parte exposta do corpo, apesar de preferirem as pernas e os pés. Essas regiões geram um cheiro característico que o atrai.

Você sabia que o Aedes aegypti vive por quase 45 dias e pode gerar até 300 ovos na reprodução? Que a fêmea é a transmissora do vírus - vetor da dengue, chikungunya e zika vírus? 

Para entender aonde vive quanto dias sobrevive, entre outros hábitos. Conheça a vida do mosquito.

Conheça alguns hábitos do Aedes aegypti:

A fêmea é a transmissora

Logo após a fêmea do mosquito picar uma pessoa infectada com o vírus, ela passa por um período de incubação de oito a dez dias para que possa transmitir a doença para a próxima pessoa que for picada.


O Aedes é pequeno

O mosquito mede menos de um centímetro, o que confere a ele um tamanho menor do que os mosquitos comuns.

O Aedes é diferente dos demais mosquitos

O inseto pode ser identificado pela cabeça, corpo e patas pretas com listras brancas. Ele traz uma mancha prateada com desenho semelhante a uma lira ou um violão na parte dorsal do corpo.

O mosquito se reproduz de forma rápida

O embrião do Aedes leva cerca de 48 horas para se desenvolver, quando, então, o ovo fica bastante resistente, podendo sobreviver a um ano sem umidade. Para se tornar adulto, após eclodir o primeiro contato com a água, o mosquito precisa de dez dias em temperatura em torno de 30ºC. No frio, o ciclo pode durar três ou quatro vezes mais.

O inseto prefere o dia

O Aedes costuma picar durante o dia e no fim da tarde. Pela noite, ele costuma ficar abrigado em plantas e outros objetos como esconderijos, mas não há impedimentos para que eles saiam e piquem pessoas.

Reprodução em qualquer tipo de água

Não importa se água está limpa ou suja, o importante para o mosquito é que ela esteja parada e nas condições ideais de temperatura e luminosidade. É possível que ele se prolifere em piscinas - dependendo da quantidade de cloro - e caixas d’água, além de pneus e sacos de lixo.

O mosquito pode atacar qualquer parte do corpo

O Aedes pode picar qualquer parte exposta do corpo, apesar de preferirem as pernas e os pés. Essas regiões geram um cheiro característico que o atrai. O cuidado, no entanto, deve ser com todo o corpo.

O repelente nem sempre resolve

O mais indicado contra o mosquito ainda é o repelente industrial, apesar de não ter 100% de eficácia. O produto deve ser utilizado junto com outras medidas preventivas, como roupas longas, mosquiteiro e telas.

O mosquito vive por pouco tempo

O Aedes vive cerca de 45 dias e costuma voar até 100 metros de altura. Após 72 horas da primeira picada, ele coloca seus primeiros ovos, podendo chegar a 300 ao longo da vida.

Fonte: Secretaria de Saúde de Canindé.
Assessoria de Comunicação da Prefeitura
FOTOS: MINISTÉRIO DA SAÚDE

0 comentários:

Postar um comentário

Pedimos aos usuários que logo abaixo da caixa de comentários ao invés de anonimo, coloquem nome/url e coloquem a identificação a fim de comprovar seus cometários, é muito importante que vcs se identifiquem assim suas opiniões serão mais aceitas. Aos que persistirem no anonimato será feita a devida moderação nas palavras e afirmações comentadas.

Não utilizem palavras ou frases que ataquem ou agridam a outrem direta ou indiretamente, o portal C4 Notícias modera os comentários mas não se responsabiliza pelas opiniões deixadas por seus leitores.

att
Equipe C4 Notícias

Copyright © C4 - Notícias de Canindé | Designed With By Blogger Templates
Scroll To Top