23 fevereiro 2016

AÇUDE INTELIGENTE SANGRA NOS SERTÕES DE CANINDÉ.



Um reservatório, localizado na Região dos Sertões de Canindé, sangra há vários dias. As imagens emocionaram os moradores das áreas próximas. “Fico muito feliz em ver o açude sangrar desse jeito’’, comemorou o motorista de caminhão de horário Francisco da Silva Moreira”.

Na região de Ipu Monte Alegre, estar sangrando o açude inteligente da Barra do Bento.

Com capacidade de dois milhões de metros cúbicos, construído pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), o açude inteligente da Barra sangrou nos últimos oito anos seguidos: 2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015 e 2016 na seca mais dura dos últimos 60 anos.

O sangradouro foi superado na madrugada dia 10 de fevereiro, com uma lâmina de 31 cm, para alegria das 35 famílias que moram na comunidade de Barra do Bento, a 25 km da sede de Canindé. De acordo com a presidente da Associação dos Moradores, Raimunda de Sousa, o carro-pipa foi abolido por algum tempo. "Temos água de qualidade e, o que é mais importante, tratada, porque nosso sistema de abastecimento garante água nas torneiras de 35 famílias".

A comunidade de Barra do Bento tem garantido o abastecimento com água para o consumo humano e animal graças ao açude, construído em 2009. Em 2013, com recursos do Projeto São José, foi implantado o Sistema de Abastecimento de Água para a comunidade.

Quem também comemora a chegada das chuvas, é Ismael Até fogos de artifício foram explodidos para comemorar a sangria. “Graças a Deus estamos seguros com água para os próximos dois anos”. Nosso reservatório servirá para tudo: beber, cozinha, matar a sede dos animais, lavar roupa, enfim é uma riqueza que chega para esse povo sofrido da região'', observa dona Raimunda.

As águas da Barra do Bento correm para o Rio Canindé, que deságua no Açude São Matheus.

O Secretário da Agricultura e Recursos Hídricos de Canindé, Domingos Sávio, lembra que a ideia do ex-presidente da Ematerce José Maria Pimenta, é de grande importância para o sertanejo.

‘’O açude inteligente é aonde o sol acorda tarde e dorme cedo, e sempre é construído entre áreas de boqueirão, evitando a evaporação’’, explica.






FOTOS E TEXTO DE ANTONIO CARLOS ALVES

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE CANINDÉ

0 comentários:

Postar um comentário

Pedimos aos usuários que logo abaixo da caixa de comentários ao invés de anonimo, coloquem nome/url e coloquem a identificação a fim de comprovar seus cometários, é muito importante que vcs se identifiquem assim suas opiniões serão mais aceitas. Aos que persistirem no anonimato será feita a devida moderação nas palavras e afirmações comentadas.

Não utilizem palavras ou frases que ataquem ou agridam a outrem direta ou indiretamente, o portal C4 Notícias modera os comentários mas não se responsabiliza pelas opiniões deixadas por seus leitores.

att
Equipe C4 Notícias

Copyright © C4 - Notícias de Canindé | Designed With By Blogger Templates
Scroll To Top