11 janeiro 2016

GUARDA MUNICIPAL APREENDE MOTOS COM DESCARGAS ALTERADAS.


Moradores da cidade de Canindé que cobravam medidas urgentes do Comandante da Guarda Municipal e Departamento Municipal de Trânsito – DEMUTRAN Estênio Maciel, em relação aos crimes praticados por motoqueiros diariamente na sede do Município com descargas de motos adulteradas, que estavam causando desconfortos e revoltas as famílias, já agradecem com o projeto ‘’A TOLERÂNCIA ZERO’, implantado na cidade.

A ordem é apreender quem infringe as leis e geram abuso aos moradores do Município

De acordo com o artigo 230 do Código Brasileiro de Trânsito prevê multa de R$ 127,69 para veículos com descarga livre de ruído de escapamento sem miolo, com alteração do sistema original.

Encarregado de eliminar o ruído do motor, o silenciador do escapamento quando adulterado pelos proprietários que gostam de veículos barulhentos, pode trazer penas graves ao infrator, além de perturbar os moradores. 

Contudo, em Canindé, cidade encravada nos Sertões de Canindé, essa prática é algo que não preocupa os condutores que utilizam esse tipo de arma sonora para atormentar e tirar o sossego da população, que pede providências contra esse mal urbano. 

Quanto maior a perturbação causada pelo ruído da motocicleta, maior parece ser a sensação de satisfação do motoqueiro. Apesar da inconveniência, não há nenhuma parte da cidade que esteja isenta do barulho das descargas alteradas. 

O combate a esse mal é uma questão de interesse público. Uma das medidas que podem ser adotadas seria primeiramente, a fiscalização dos estabelecimentos responsáveis pela ‘adaptação’ dos veículos, que consiste em retirar as divisórias internas do escapamento. E, claro, tolerância zero contra os que insistirem em transitar com o equipamento alterado. O trânsito precisa ser visto como um ambiente de responsabilidade e não de diversão e prazer. 

“Vivo chateado com essa situação. O que me incomoda não é a moto comum, mas essas sem o miolo do escapamento. Nós, desta idade, estamos cansados. Minha esposa é doente e esse barulho não nos deixa dormir, nem durante o dia, nem à noite. Essa situação atrapalha os idosos, doentes acamados, estudantes, as pessoas que trabalham o dia inteiro e não conseguem descansar”, lamenta um dos moradores que optou por não se identificar. 

MEDIDAS ADOTADAS.

‘’Depois que passamos a receber as denúncias autorizamos os profissionais da segurança pública Municipal de Canindé a tomarem medidas drásticas em relação a esse tipo de abuso. Somente em uma semana foram apreendidas 29 motocicletas e a ordem é levar para o pátio da Guarda Municipal quem estiver infringindo as leis de trânsito’’, avisa Estênio Maciel.

‘’A tolerância é zero. Não iremos aceitar nenhum tipo de abuso contra a sociedade. Quem estiver pensando assim é melhor mudar de comportamento’’, avisou Cabo Estênio, como ficou conhecido na cidade.

Segundo ele, a punição para quem retira o miolo do abafador para que o motor fique ruidoso pode ser punido é grave. 

‘’O artigo 230 do Código Brasileiro de Trânsito prevê multa de R$ 127,69 para veículos com descarga livre de ruído de escapamento sem miolo, com alteração do sistema original.  Além da multa, o motorista é enquadrado em penalidade grave e perde cinco pontos na carteira de habilitação’’, explica. 

‘’A irregularidade precisa ser sanada no local, caso isso não aconteça, o documento do veículo é recolhido, enviado ao DETRAN e o dono só pode tê-lo de volta após resolver o problema e ser aprovado por vistoria’’.

ANTONIO CARLOS ALVES
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE CANINDÉ 

0 comentários:

Postar um comentário

Pedimos aos usuários que logo abaixo da caixa de comentários ao invés de anonimo, coloquem nome/url e coloquem a identificação a fim de comprovar seus cometários, é muito importante que vcs se identifiquem assim suas opiniões serão mais aceitas. Aos que persistirem no anonimato será feita a devida moderação nas palavras e afirmações comentadas.

Não utilizem palavras ou frases que ataquem ou agridam a outrem direta ou indiretamente, o portal C4 Notícias modera os comentários mas não se responsabiliza pelas opiniões deixadas por seus leitores.

att
Equipe C4 Notícias

Copyright © C4 - Notícias de Canindé | Designed With By Blogger Templates
Scroll To Top