Últimas Notícias

CEARÁ TERÁ R$ 74 MILHÕES PARA OBRAS HÍDRICAS EM 2016.


Com o anúncio, o titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDA), Dedé Teixeira, se reuniu, já na tarde de sábado, na sede da SDA, em Fortaleza, com os coordenadores do Projeto São José, com o objetivo de deliberar os encaminhamentos para a liberação do financiamento, que foi favorecido, conforme afirmou, pela diferença cambial do dólar. Também foram contemplados 84 municípios com perfuração de poços. Canindé faz parte da relação. Os dois principais açudes do Município estão secos. O Sousa com capacidade para 30 milhões 840 mil metros cúbicos se encontra apenas com 0,06% de sua capacidade. Já o São Matheus com recursos hídricos de 10 milhões 140 mil cúbicos está apenas  0,48% de sua totalidade.

‘’Acredito que as obras terão um prazo de 90 a 120 dias para serem executadas e com tramitação rápida, já que os projetos já tinham sido concluídos, uma vez que estão inseridos na Água para Todos, devendo atender 64 municípios. "Vamos promover obras que beneficiarão as comunidades onde os reservatórios atingiram os mais baixos níveis e, o mais importante vai levar água tratada para essas famílias", disse Dedé Teixeira.

O Prefeito de Canindé CELSO CRISÓSTOMO, admitiu ter a melhor notícia da semana, uma vez que a seca tem sido um dos problemas que mais angustia os gestores.

"Para nós, foi uma grande surpresa e uma notícia boa, que veio acompanhada de outro grande benefício, que foi a entrega de veículos e equipamentos para o transporte de alimentos para a zona rural", afirmou o Prefeito.

Segundo CELSO, essas ações vão ocorrer onde os sistemas tradicionais de abastecimento de água estavam já falidos. Além disso, também serão possibilitados meios para o reuso da água, tornando-se uma forma de obter maior economia.

"Saímos do Parque de Exposições bastante animados. Afinal, mesmo com a crise econômica, tomamos conhecimento dos financiamentos que estão sendo destinados para o enfrentamento da seca, colocando o Ceará no segundo lugar no ranking nacional", disse.

A solenidade contou com a participação de diversas autoridades, entre prefeitos, secretários de agricultura, agentes de leitura, deputados estaduais e federais, secretários de Estado, além da ministra Tereza Campello, do secretário de Justiça e Cidadania do Estado, Sandro Camilo, que reforçou a importância das ações de inovação para a convivência com o Semiárido.

"Estamos vencendo as dificuldades de mais um ano de estiagem com programas que vêm inovando na alimentação animal, nos projetos produtivos, incrementando a produção de leite, mel e outros produtos. A agricultura familiar está cada vez mais fortalecida", enfatizou o secretário Dedé Teixeira.

Para a ministra do MDS, Tereza Campello, projetos como o PAA, Banco de Sementes e o Seguro Safra são a comprovação dos bons resultados obtidos na grande rede de proteção social desenvolvida pelo governo federal, em parceria com os movimentos sociais.

Os recursos são do Banco Mundial, governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e Governo do Estado do Ceará. 






FOTOS DE ANTONIO CARLOS ALVES

Nenhum comentário

Pedimos aos usuários que logo abaixo da caixa de comentários ao invés de anonimo, coloquem nome/url e coloquem a identificação a fim de comprovar seus cometários, é muito importante que vcs se identifiquem assim suas opiniões serão mais aceitas. Aos que persistirem no anonimato será feita a devida moderação nas palavras e afirmações comentadas.

Não utilizem palavras ou frases que ataquem ou agridam a outrem direta ou indiretamente, o portal C4 Notícias modera os comentários mas não se responsabiliza pelas opiniões deixadas por seus leitores.

att
Equipe C4 Notícias