Canindé

[Canindé][bleft]

Regional

[Regional][twocolumns]

PAPA JESUÍTA ELEVA INTERESSE SOBRE MOSTEIRO EM BATURITÉ.


ERGUIDA NO ALTO DA SERRA, A CASA JÁ SERVIU DE NOVICIADO E HOJE ESTÁ ABERTA AO PÚBLICO PARA RETIROS ESPIRITUAIS E VISITAS.

A notícia publica na Coluna Vertical, do Jornal O POVO de terça-feira, dia 17 de novembro, gerou diversos comentários no Estado do Ceará, sobre a visita do Papa Francisco ao Brasil em 2017, na qual consta ida ao Santuário de Aparecida (SP), o Papa Francisco teria interesse em vir ao Ceará conhecer um dos conventos jesuítas mais antigo do Brasil, o de Baturité.

A informação vazou de fontes da alta cúpula da Igreja que aqui estiveram no centenário da Arquidiocese, no fim de semana.


Diante a grande repercussão da informação, a Reportagem do PORTAL DO C4 NOTÍCIAS DO POVO ON LINE, subiu a serra para conhecer um pouco da história, mitos, além de uma viagem no tempo para saber como vivem os Jesuítas da ordem do Papa Francisco.

 
Construído em pedra tosca há 93 anos, o Mosteiro dos Jesuítas, antiga casa apostólica dos padres, em Baturité, fascina e instiga a curiosidade. Trata-se de um imponente monumento de oração para os padres da Companhia de Jesus e que sempre causou admiração pela arquitetura encravada na exuberante mata da serra do Maciço. Agora, essa atração se eleva com a evidência destacada da congregação com a escolha de seu primeiro papa jesuíta da Igreja Católica, o argentino Jorge Bergoglio, ou papa Francisco.



O interesse em conhecer por dentro o antigo Mosteiro, na verdade, tem agora apenas um componente a mais. A edificação austera se mescla com a história que atravessa décadas, sendo uma referência de retiro espiritual e lugar próprio para a contemplação e oração.

A casa, também denominada de Mosteiro dos Jesuítas Sagrado Coração de Jesus, no Sítio Olho d água, localiza-se no alto da serra a 4 km da sede de Baturité, fica a 100 quilômetros de Fortaleza. Quem recebeu a reportagem foi o padre José Pablo Hernandez Gil, com uma longa carreira intelectual na Companhia de Jesus, especialmente, no Brasil, desde quando ainda estudante se estabeleceu no Trairi. Na época, um grande número de missionários europeus, inclusive José Pablo, conhecido como José Paulo, natural da Múrcia, na Espanha, buscava o Novo Mundo, dentro da proposta de conversão e de levar, como preconizava o fundador da Companhia de Jesus, Ignácio de Loyola, a luz do Evangelho às mais longínquas nações.


Por ocasião da visita da reportagem, o superior da casa, padre Antonio Tabosa, e o irmão David Araújo estavam viajando para Salvador na Bahia, onde foram participar de um Congresso Jesuíta. Assim, José Paulo recebeu o PORTAL C4 NOTÍCIAS DO POVO ON LINE com a acolhida fraterna. Sobre a missão dos padres, José Paulo é o próprio testemunho da versatilidade do jesuíta, que ora pode ensinar na Universidade, ora dedicar seu tempo ao apostolado a toda uma vida de oração.

"É uma vida comum, não existem regalias e nem benefícios pessoais´´, diz José Paulo, que acorda todos os dias às 5 horas da manhã e vai dormir 23horas. "Nós somos igrejas, trabalhamos para a Igreja e por isso não vejo razão de querer mudar uma realidade de vários anos´´, lembra José Paulo, que já morou em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Recife e Espírito Santo.


Social

"Na primeira vez que cheguei ao Ceará para trabalhar, passei 18 anos, retornei para o Sul do País e, agora, estou há três anos e meio. No fim de dezembro de 2012, fui designado para o Mosteiro. Antes estava no Colégio Santo Inácio, na residência da Pastoral´´, conta um pouco de sua história.

"Nossa vida é voltada para as causas sociais de gente simples como nós. Trabalhamos com orientações, ajudas aos necessitados de oração. A nossa rotina diária começa bem cedo’’.


‘’Tem dia que chego a celebrar cinco missas na área de evangelização. ’’ explica o jesuíta.

Para visitar as dependências de uma obra gigantesca, existe horário marcado. Começa 9h depois da missa de domingo que inicia às 8h e se encerra ao meio-dia e é necessário pagar R$ 2,00. Depois do anúncio da escolha do novo papa, as visitas aumentaram. No sábado passado dia 21 de novembro, muita gente veio de outros estados para conhecer a casa. No livro de presença, nomes de pessoas da Austrália, São Paulo, Rio de Janeiro e cidades do Interior, como Canindé, Aratuba, Caridade, Tauá e Mombaça.


FIQUE POR DENTRO


CONSTRUÇÃO DA CASA FOI PENSADA A PARTIR DE 1921

No dia 13 de abril de 1921, no Palácio Episcopal de Fortaleza, em um encontro casual com o padre jesuíta Antonio de Oliveira Pinto, provincial da Companhia de Jesus no Norte do Brasil, tomou conhecimento da intenção da Congregação de construir uma Escola Apostólica no Nordeste. A informação é extraída do livro escrito por Ana Margarida Arruda Rosemberg, sobrinha de Ananias Arruda. Graças a Ananias Arruda foi viabilizada a edificação do mosteiro.

Para o arrojado projeto da Escola Apostólica, o padre Antônio de Oliveira Pinto projetou sua construção numa área de terra de 110 metros de frente por 78 de fundos.

No dia 3 de dezembro do mesmo ano, foi benta a Pedra Fundamental por dom Manuel da Silva Gomes, arcebispo de Fortaleza na presença do Ministro da Viação, do presidente do Estado, do representante da Inspetoria de Secas, do representante da Rede de Viação Cearense, de jornalistas, religiosos e grande massa popular.

Em 15 de agosto de 1927, concluída a parte lateral do prédio, a Escola Apostólica foi solenemente inaugurada, com a bênção de suas dependências e celebrada uma missa campal com um grande número de pessoas.

No local ainda existe um museu com peças sacras e pessoais dos idealizadores, fotografias, enfim um verdadeiro acervo da história do Mosteiro, mas nossa Reportagem não teve acesso porque teríamos a que ter a autorização do superior da casa que se encontrava em Salvador. Essa história nós iremos contar em outra viagem ao Maciço.













Mais informações:
Mosteiro Sagrado Coração de Jesus – Sítio Olho d água
Bairro dos Jesuítas
Baturité
Telefone: (85) 3347.0362.

REPORTAGEM ESPECIAL – FOTOS E TEXTO DE ANTÔNIO CARLOS ALVES.
Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

Nenhum comentário :

Pedimos aos usuários que logo abaixo da caixa de comentários ao invés de anonimo, coloquem nome/url e coloquem a identificação a fim de comprovar seus cometários, é muito importante que vcs se identifiquem assim suas opiniões serão mais aceitas. Aos que persistirem no anonimato será feita a devida moderação nas palavras e afirmações comentadas.

Não utilizem palavras ou frases que ataquem ou agridam a outrem direta ou indiretamente, o portal C4 Notícias modera os comentários mas não se responsabiliza pelas opiniões deixadas por seus leitores.

att
Equipe C4 Notícias


Prefeitura

[Prefeitura][grids]

Ceará

[Ceará][list]

Nacional

[Nacional][bsummary]

Plantão Policial

[plantão policial][threecolumns]