26 novembro 2015

BAIXA DE AREIA: LUGAR ONDE A EDUCAÇÃO E O PRAZER DE ENSINAR TRANSFORMAM VIDAS.


Dizem os filósofos populares, que a cada nova escolha feita durante a vida, conseqüentemente, renuncia-se algo na mesma proporção. Sendo assim, cada atitude tomada traz diferentes possibilidades. História de quem pôde escolher a educação como prioridade mostra que, como conseqüência, a vida ganha ares de superação e realização de sonhos. Como uma força propulsora, o conhecimento leva as pessoas além do que elas mesmas idealizaram.

Para conhecermos um pouco mais dessa história, enfrentamos sol, poeira, calor e estradas em péssimas condições de trafegabilidade, até chegarmos ao nosso destino final: BAIXA DE AREIA, uma comunidade esquecida nos rincões da pobreza Sertão adentra.


Lá a educação e o prazer de ensinar transformam a vida de crianças que em anos anteriores enfrentaram as piores notas no conceito da SEDUC no Ceará. É a superação de quem busca através da escrita, leitura e bons costumes mudar um quadro que antes era triste e sem perspectivas de formação na educação de 2º ano onde muitos ainda atendem pelo nome de alfabetização, até o quinto ano.

São sinais de quem tem muito a ensinar e, no seu caso, também a aprender. ‘’Quando o lugar que moramos influência a aprendizagem e a trajetória de cada criança é sinal de que estamos no caminho certo’’, observa o prefeito de Canindé Celso Crisóstomo. Na opinião dele, "há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas. Escolas gaiolas prendem e escolas asas fazem voar". A partir dessa visão, a Secretaria de Educação de Canindé está desenvolvendo um projeto para revitalizar o ensino público do município. Conforme o gestor, que é educador, "quanto mais se amplia a qualidade da educação, mas se reduz a desigualdade. É disso que Canindé precisa, é isso que o Canindé está fazendo’’, salientou o prefeito.

Na visão do prefeito, é preciso fortalecer a escola pública como uma grande referência para a formação profissional. A escola é a segunda casa do aluno’’.

Apesar de tardar em conseguir esses índices a Escola DR. Victor Diogo Sampaio se tornou uma referência nas avaliações da Secretaria de Educação do Estado do Ceará em 2014. O grande sonho de melhorar o ensino das crianças se tornou realidade. O foco na educação sempre foi presente na vida dos moradores do lugarejo que faz limites com ITATIRA.

Mesmo enfrentando adversidades desde que passou a fazer parte do mapa; BAIXA DE AREIA foi e sempre será um pedaço de chão que busca através de seus habitantes o melhor para seus filhos.

A importância da educação se tornou tamanha, que hoje o foco dos debates é as notas alcançadas pelos alunos da escola.

‘’O sonho se transformou em realidade. Primeiro estamos alcançando a formação. A rotina de estudos que ensinou. “Descobri que o conhecimento é tudo na vida de uma pessoa e agradeço a Deus porque me deu saúde para enfrentar essa luta árdua e levar para as salas de aula, um conhecimento diferenciado’’, a professora Hélia Maria Moura Lima.


O professor Jardel Macedo que mora na escola durante a semana, reside em Canindé; não esconde a sua alegria em poder fazer parte desse conceito importante para educação do Município.

‘’Sempre apostei nesse projeto e graças a Deus os frutos estão sendo colhidos’’.

Na disciplina de matemática a escola que faz parte do Pólo 18 ficou em primeiro lugar no Município de Canindé com 295.0 pontos, na avaliação verde, que representa desejável.

CONFIRA LISTA DAS ESCOLAS COM DESEMPENHO DESEJÁVEL E A PONTUAÇÃO EM CANINDÉ.

2º ANO – ALFABETIZAÇÃO:

Escola Pedro Agostinho – Pólo 11 – 234.8

Escola Assis Damasceno – Pólo 20 – 228.2

Escola Joacir Pereira – Pólo Nove – 219.1

Escola Francisco José – Pólo 21 – 217.6

Escola Miguel Antônio – 210.7 – Pólo 10

Escola Raimundo Ouriveres Andrade – 209.2 – Pólo 5

Escola Joaquim Magalhães – 206.7 – Pólo 4

Escola Dr. Victor Diogo Sampaio – 196.9 – Pólo 18

Escola Melvin Jones – 192.6 – Pólo 5

Escola Manoel Cordeiro da Cruz – 187.6 – Pólo 12

ESCOLAS DO 5º ANO – PORTUGUÊS

Escola Armando Falcão – Pólo 4 – 284.2

Escola Dr. Victor Diogo Sampaio – Pólo 18 – 237.1

Escola Maria de Lurdes Colares – 236.1 – Pólo 8

Escola Carlos Jereissati – 228.0 – Pólo 3

Escola Padre Manuel Cordeiro da Cruz 226.3 – Pólo 12

ESCOLAS DE 5º ANO – MATEMÁTICA

Escola Dr. Victor Diogo Sampaio – 295.0 – Pólo 18

Escola Armando Falcão – 261.0 – Pólo 4

Vale ressaltar que os resultados são chamados de proficiência e mantém o Município de Canindé no nível desejável do 2º ano que traduz a Alfabetização na Idade Certa – PAIC. Os desempenhos obtidos pelas escolas de Canindé superam a meta da SEDUC que é acima de 151.0 nos critérios desejáveis.

Com o objetivo de fortalecer, valorizar e ampliar o trabalho que vem sendo empreendido pelas escolas em relação aos resultados de alfabetização, o Governo do Estado, por meio da SEDUC, instituiu o “Prêmio Escola Nota Dez”, através da Lei 14.371, de 19 de junho de 2009.


Fotos e texto: Antônio Carlos Alves

0 comentários:

Postar um comentário

Pedimos aos usuários que logo abaixo da caixa de comentários ao invés de anonimo, coloquem nome/url e coloquem a identificação a fim de comprovar seus cometários, é muito importante que vcs se identifiquem assim suas opiniões serão mais aceitas. Aos que persistirem no anonimato será feita a devida moderação nas palavras e afirmações comentadas.

Não utilizem palavras ou frases que ataquem ou agridam a outrem direta ou indiretamente, o portal C4 Notícias modera os comentários mas não se responsabiliza pelas opiniões deixadas por seus leitores.

att
Equipe C4 Notícias

Copyright © C4 - Notícias de Canindé | Designed With By Blogger Templates
Scroll To Top