Canindé

[Canindé][bleft]

Regional

[Regional][twocolumns]

SECRETARIA DE SAÚDE DE CANINDÉ DESENVOLVE CAMPANHA CONTRA RAIVA ANIMAL.


Os guardiões de animais de estimação devem ficar atentos para a Campanha de Vacinação Anti-rábica canina e felina.

Em Canindé, a Campanha atinge a Zona Rural e Urbana do Município. De acordo com Clóvis Maciel, Coordenador das Zoonoses, toda a população está convocada para levar seus animais para serem vacinados.

‘’A raiva é uma zoonose de etiologia viral transmitida ao homem por meio de contato com animais doentes. É passível de eliminação no ciclo urbano (cão e gato), o que levou ao compromisso internacional de eliminação da raiva humana transmitida por cães até 2016 nas Américas’’, explica. 


O homem recebe o vírus da raiva através do contato com a saliva do animal enfermo. Isto quer dizer que, para ser inoculado, não precisa necessariamente ser mordido - basta que um corte, ferida, arranhão profundo ou queimadura em sua pele entrem em contato com a saliva do raivoso. Independente da forma de penetração, o vírus se dirige sempre para o sistema nervoso central. O tempo de incubação, porém, varia com a natureza do vírus, o local da inoculação e a quantidade inoculada. Se o ponto de contágio tiver sido a cabeça, o pescoço ou os membros superiores, o período de incubação será mais breve, porque o vírus atingirá a região predileta com maior rigidez. A partir daí, o vírus migra para os tecidos, mas, sobretudo para as glândulas salivares, de onde é excretado juntamente com a saliva. 

Tanto no homem como nos animais, quando os sintomas da moléstia se manifestam, já não há mais cura possível. Assim, todo tratamento tem que ser feito durante o período de incubação, quando o paciente não apresenta sintomas e não manifesta queixas.

Já foram vacinados 2.898 cães e 1.610 gatos, totalizando 4.508 animais. 16 guardas de endemias trabalham na campanha que começou no dia 14 de outubro e se estende até o final de novembro. Cada paciente animal precisa tomar uma dose anual contra a raiva. 

Foto e texto: Antônio Carlos Alves
Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

Nenhum comentário :

Pedimos aos usuários que logo abaixo da caixa de comentários ao invés de anonimo, coloquem nome/url e coloquem a identificação a fim de comprovar seus cometários, é muito importante que vcs se identifiquem assim suas opiniões serão mais aceitas. Aos que persistirem no anonimato será feita a devida moderação nas palavras e afirmações comentadas.

Não utilizem palavras ou frases que ataquem ou agridam a outrem direta ou indiretamente, o portal C4 Notícias modera os comentários mas não se responsabiliza pelas opiniões deixadas por seus leitores.

att
Equipe C4 Notícias


Prefeitura

[Prefeitura][grids]

Ceará

[Ceará][list]

Nacional

[Nacional][bsummary]

Plantão Policial

[plantão policial][threecolumns]