Canindé

[Canindé][bleft]

Regional

[Regional][twocolumns]

CANINDÉ COMEMORA EM NOVEMBRO 90 ANOS DA ELEVAÇÃO DE BASÍLICA MENOR.

Foto: Antônio Carlos Alves


EXCLUSIVO

No Sertão do Ceará, uma cidade exemplifica como poucas a persistência de Francisco e sua força de fé o ano inteiro. Canindé conhecida com ‘’ASSIS BRASILEIRA’’, título dado pelo pároco e reitor do santuário Frei Marconi Lins, é um centro de devoção do povo nordestino, conhecido internacionalmente por realizar a maior romaria franciscana das Américas.

Este ano, além dos 100 anos do novo santuário comemorados no dia 02 de maio, agora será a vez dos 90 anos de elevação de Basílica Menor, privilégio de poucas igrejas no mundo.

No dia 30 de novembro de 1925, a Santa Sé Apostólica eleva o Santuário São Francisco das Chagas à dignidade de BASÍLICA MENOR. Esta solenidade aconteceu por ocasião do 7º Centenário da Morte de São Francisco. Dom Manuel da Silva Gomes publica em Canindé as letras Apostólicas de Pio XI, instalando a BASÍLICA DE SÃO FRANCISCO DAS CHAGAS.

O referencial de visita à cidade de Canindé é a Basílica de São Francisco das Chagas, local onde os romeiros fazem seus agradecimentos e pagam suas promessas. O templo é de estilo gótico-barroco e suas paredes possuem uma espessura de chamar atenção. Esse templo possui uma altura de 25 metros (torre), quase 30 m de largura e 100 m de fundo. Em sua história, passou por várias reformas. Foi Capela, matriz e, em 1925, foi elevada à categoria de Basílica Menor pelo Vaticano.

“O lugar onde foi edificado o Santuário de Canindé é sagrado para os peregrinos, não somente pelo fato de reunir pessoas para o culto, mas porque o santo que lá se revela para eles é vivo e confirma não só a sua presença, mas também o local como sendo escolhido por ele”.

Na Basílica, os romeiros chegam vestidos de veste franciscana, mortalha (hábito) semelhante ao de São Francisco, de joelhos, a pé e seu procedimento é irem rezando como os olhos bem abertos, com sentimentos de alegria e fé, e cheios de esperança e gratidão, ao encontro da imagem que fica no altar central da Basílica. Abaixo da imagem de São Francisco, os romeiros rezam de mãos postas, de braços abertos sentados nos bancos da Igreja, ou mesmo deitados dentro do templo, descansando, o que revela uma dimensão de intimidade e confiança que os romeiros depositam em São Francisco.



Fotos e texto: Antônio Carlos Alves
Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

Nenhum comentário :

Pedimos aos usuários que logo abaixo da caixa de comentários ao invés de anonimo, coloquem nome/url e coloquem a identificação a fim de comprovar seus cometários, é muito importante que vcs se identifiquem assim suas opiniões serão mais aceitas. Aos que persistirem no anonimato será feita a devida moderação nas palavras e afirmações comentadas.

Não utilizem palavras ou frases que ataquem ou agridam a outrem direta ou indiretamente, o portal C4 Notícias modera os comentários mas não se responsabiliza pelas opiniões deixadas por seus leitores.

att
Equipe C4 Notícias


Prefeitura

[Prefeitura][grids]

Ceará

[Ceará][list]

Nacional

[Nacional][bsummary]

Plantão Policial

[plantão policial][threecolumns]