Canindé

[Canindé][bleft]

Regional

[Regional][twocolumns]

VAQUEIROS PRESTAM HOMENAGEM A SÃO FRANCISCO EM CANINDÉ.

SÃO FRANCISCO RECEBE HOMENAGENS DOS VAQUEIROS

Será realizada amanhã, as 16 h, na Quadra Coberta da Gruta de Nossa Senhora de Lurdes, nesse município, a 45ª Missa dos Vaqueiros, como parte da programação da Romaria em homenagem a São Francisco, o santo do Sertão, iniciada dia 24 de setembro e que prossegue até o dia 4 de outubro.

A celebração começou a integrar o calendário da festa em 1970, por intermédio do poeta popular Raimundo Marreiro, já falecido, do executivo Juarez Coutinho e da vaqueira, hoje Mestra da Cultura do Estado do Ceará, Dina Maria Martins, que mantêm viva essa tradição entre cavaleiros e fé.

De acordo com Dina Martins, a primeira missa foi celebrada em 1º de outubro de 1970, pelo então vigário da Paróquia de São Francisco, frei Lucas Dolle. Em 1976, devido ao grande sucesso da festa, a cavalgada da fé contou com a presença do inesquecível “Rei do Baião”, Luiz Gonzaga.

Este ano, a festa em homenagem ao maior símbolo vivo do sertão nordestino muda por decisão da Paróquia. A Santa Missa tem novo horário: em vez das 10 h horas, acontece às 16 h presidida por Frei Joãozinho Sanning. “Estamos realizando mais uma edição da maior romaria que envolve o vaqueiro do Nordeste. Este ano, esperamos contar com a participação de 1.500 vaqueiros de vários municípios do Ceará. A missa é uma forma de agradecimento a São Francisco por tudo de bom que ele nos proporciona durante o ano, principalmente na proteção divina quando estamos na luta diária entre cavalo e gado”, ressalta Dina Martins

Ela lembra, com orgulho, que Canindé é o único município do Ceará que tem uma data especial para classe. “Nossa categoria comemora a data no dia 22 de agosto, Dia do Folclore, conforme a lei municipal 2.051, de 29 de abril de 2008”, afirma Dina.

Para garantir a segurança dos participantes, os organizadores do evento contam com o apoio da Paróquia de São Francisco das Chagas, Polícia Militar, Guarda Municipal e da Rede Paz e Bem, um pool de emissoras que está garantindo as informações diárias sobre a Festa de São Francisco.

Após a missa, a grande novidade este ano, será uma procissão dos vaqueiros com o painel de São Francisco, percorrendo as ruas da cidade com destino a Praça do Romeiro, onde será celebrada a novena, presidida pelo pároco e reitor frei Marconi Lins.

As festividades em homenagem a São Francisco entram hoje no seu segundo dia, com homenagens a Romaria da Juventude da Arquidiocese de Fortaleza com o Subtema da novena: O Encontro com o leproso transforma sua vida e os Estados homenageados serão Bahia e Sergipe.


Mais informações:

Santuário de São Francisco das Chagas de Canindé
Praça da Basílica

Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

Nenhum comentário :

Pedimos aos usuários que logo abaixo da caixa de comentários ao invés de anonimo, coloquem nome/url e coloquem a identificação a fim de comprovar seus cometários, é muito importante que vcs se identifiquem assim suas opiniões serão mais aceitas. Aos que persistirem no anonimato será feita a devida moderação nas palavras e afirmações comentadas.

Não utilizem palavras ou frases que ataquem ou agridam a outrem direta ou indiretamente, o portal C4 Notícias modera os comentários mas não se responsabiliza pelas opiniões deixadas por seus leitores.

att
Equipe C4 Notícias


Prefeitura

[Prefeitura][grids]

Ceará

[Ceará][list]

Nacional

[Nacional][bsummary]

Plantão Policial

[plantão policial][threecolumns]