Canindé

[Canindé][bleft]

Regional

[Regional][twocolumns]

ROMARIA DE SÃO FRANCISCO: MISSA DE ENCERRAMENTO ESTE ANO, ESTÁ MARCADA PARA AS 10 H DA MANHÃ DO DIA 04.

BASÍLICA DE SÃO FRANCISCO PONTO DE VISITAÇÃO DOS ROMEIROS


100 MISSAS, OITO MIL CONFISSÕES E 40 PADRES NA FESTA DO PADROEIRO.

São Francisco, o santo cuja mensagem atravessou os séculos para unir, na fé, homens e mulheres de todos os lugares do planeta, era notoriamente desprovido de vaidade. No entanto, a sua generosidade o fez admirado por uma multidão de fiéis. Assim o povo de Canindé, ao prestar mais uma homenagem ao santo dos pobres e pequenos, age para multiplicar a sua compaixão.


De família rica, São Francisco abraçou a pobreza para levar amor, onde houvesse ódio. Nada mais justo, pois, que sua romaria, nos 257 anos de devoção, se torne símbolo deste encontro fraternal que leva o seu nome em Canindé, cidade localizada no meio do Sertão, um símbolo de fé sem limites.


Canindé, distante 126 quilômetros de Fortaleza, localizado na região do semiárido nordestino, é conhecida mundialmente por abrigar o maior santuário franciscano das Américas, já está se preparando para os festejos de seu padroeiro, São Francisco, que começa na madrugada do dia 24 de setembro e se encerra no dia 04 de outubro, com a participação das pastorais, das comunidades, movimentos religiosos da igreja, bem como do grande número de romeiros.



O tema desde ano é: ‘’SÃO FRANCISCO, ALEGRIA DE VIVERO EVANGELHO’’. A paróquia dá os últimos retoques nos pontos religiosos para receber a multidão de fiéis, vindos do mundo inteiro. A Basílica que este ano, comemora 100 anos de seu novo santuário, já recebeu suas lâmpadas que foram colocadas para iluminar a alma dos devotos do santo. Acessas visualizam a frase: ‘’SÃO FRANCISCO ROGAI POR NÓS’’ um colírio religioso emocionante.


Segundo o pároco e reitor do santuário frei Marconi Lins que pela primeira vez irá coordenar os festejos, explica o tema deste ano. ‘’Nessa grande celebração queremos reviver e direcionar o nosso carisma diante dos desafios da história que nos apela sempre mais a retomar a graça das origens. Com essa comemoração desejamos reafirmar nossa firme vontade de permanecemos fiéis no nosso carisma, vivendo na igreja a forma observada e proposta por São Francisco, ou seja, ousando a alegria de viver o Evangelho’’, destaca.


 O Santuário de São Francisco já desenvolve uma série de trabalhos em prol do bom acolhimento aos romeiros e visitantes. Entre eles se destacam melhores acessos no Museu, Convento de Santo Antônio, Capela do Painel, Casa dos Milagres, na Gruta de Nossa Senhora de Lurdes no entorno da Basílica.

‘’Nossa grande preocupação é com acessibilidade, levando em conta que cresce o número de romeiros e idosos com necessidades especiais’’, frisa frei Marconi Lins.

No abrigo de São Francisco, um conjunto de 36 banheiros que dispõem de chuveiros, sanitários, lavatórios, sendo banheiros para pessoas portadoras de necessidades especiais. Também há uma cozinha comunitária, que contará com depósitos de utensílios e material de limpeza com capacidade de acomodar 60 panelas de uma só vez, e outro para guardar carvão para fogões comunitários.


Caixas d´água também foram reparadas para evitar um eventual desabastecimento no Abrigo. A Lanchonete São Francisco, localizada ao lado da cozinha, também passou por melhorias, tornando-se um espaço agradável para os romeiros.


O Abrigo Santo Antônio outro espaço de acolhimento também está de cara nova, com pinturas, banheiros novos e concertos nas caixas d´água e outros benefícios em sua estrutura. Segundo destaca frei Marconi, todas essas obras estão sendo executadas graças ao apoio dos romeiros e benfeitores do Santuário. ‘’Essas medidas objetivam o bem estar do romeiro. Estamos fazendo uma transformação em nossa casa’’, destaca o pároco.


A cidade já registra uma intensa movimentação, principalmente nos finais de semana e feriados. Os vendedores ambulantes já começam a preparar seus espaços, demonstrando otimismo em relação às vendas. Os preparativos para a romaria já vem predominando no cotidiano da cidade há mais de um mês, sobretudo nas áreas religiosas. O Governo do Estado irá ajudar na infraestrutura para garantir o êxito da festa religiosa.



‘’Estive reunido com a vice-governadora do Ceará, professor Isolda Cela e colocamos todas as necessidades da romaria: eventos e publicidade e estrutura da festa. ‘’Iremos receber uma segurança com maior reforço das Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Estadual’’.


‘’São pedidos justos que já se encontram na Casa Civil, diante da grandiosidade da festa. Quanto as constantes mudanças na política do Município, o frei lamentou, porque as obras ficam paradas e o maior prejuízo é da esperança do povo. Se não encontram na Prefeitura, procuram a Igreja’’, salientou.

Durante os 10 dias, serão realizadas 100 Missas, 21 Procissões, 09 Via Sacras, 8 mil confissões, 92 Funcionários, 40 Padres e 500 Contratados e Voluntários.


PROGRAMAÇÃO DAS FESTIVIDADES.


HORÁRIOS DE MISSAS.


Basílica e Praça da Gruta: 5h, 7h, 9h, 11h e 16h.


Mosteiro das Irmãs Clarissa: 6h


Igreja de Cristo Rei: 6h


Igreja das Dores: 8h e 10h dos dias 30 de setembro a 03 de outubro e às 15h dos dias 01 a 03 de outubro.


Capela de São Pedro, às 10h dos dias 30 de setembro a 03 de outubro. No dia 24 de setembro, dia da abertura da Festa as celebrações na Basílica acontecem apenas às 9h e 16h. Nesse mesmo dia às 18h, procissão com o Painel de São Francisco que completa 125 anos de fundação pelas principais ruas da cidade.

No dia 25 de setembro a 03 de outubro, as 17h30minutos procissão com o Painel de São Francisco saindo da Matriz pelas ruas Gervásio Martins, Avenida Francisco Cordeiro Campos e Praça dos Romeiros.


Dos dias 24 de setembro a 04 de outubro acontecerão confissões e batizados no Complexo Frei Damião. Via Sacra dos dias 25 de setembro a 03 de outubro às 5h na Avenida Francisco Cordeiro Campos, se encerrando com a celebração eucarística na Igreja de Cristo Rei que comemora 100 anos de fundação.


No dia 04 de outubro, missa de encerramento na Praça da Gruta de Nossa Senhora de Lurdes, às 10h transmitida pela WEB TV PAZ E BEM, através do SITE Santuário de São Francisco e cobertura especial da equipe de Reportagem do C4 notícias. Logo em seguida a procissão com a imagem de ‘’SÃO FRANCISQUINHO’’, que mede 0,62 centímetros e 8 cm de pedestal, pelas ruas da cidade.

Encerrando a romaria no dia 05 de outubro, ao meio dia na Praça da Basílica o Arreamento das Bandeiras e a celebração dos chapéus. Nesse dia, missas às 5h, 9h e 16h.


Mais Informações

Paróquia de São Francisco das Chagas
Praça da Basílica
Benfeitores do Santuário
Fone: 085 – 3343- 9950
Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

Nenhum comentário :

Pedimos aos usuários que logo abaixo da caixa de comentários ao invés de anonimo, coloquem nome/url e coloquem a identificação a fim de comprovar seus cometários, é muito importante que vcs se identifiquem assim suas opiniões serão mais aceitas. Aos que persistirem no anonimato será feita a devida moderação nas palavras e afirmações comentadas.

Não utilizem palavras ou frases que ataquem ou agridam a outrem direta ou indiretamente, o portal C4 Notícias modera os comentários mas não se responsabiliza pelas opiniões deixadas por seus leitores.

att
Equipe C4 Notícias


Prefeitura

[Prefeitura][grids]

Ceará

[Ceará][list]

Nacional

[Nacional][bsummary]

Plantão Policial

[plantão policial][threecolumns]