Header Ads Widget

Responsive Advertisement

IRMÃOS QUE CRIARAM MÁQUINA DE DEBULHAR FEIJÃO VERDE; CRIAM ROMARIA ILUMINADA NO SERTÃO DO CEARÁ.

Caminhada iluminada de bonito a Canindé

PEREGRINAÇÃO FAZ PARTE DOS FESTEJOS ALUSIVOS AO PADROEIRO DE CANINDÉ.

De longe distante, tangidos por fé, de todos os lugares chegam a Canindé. Não temem a jornada correndo até risco, de qualquer maneira, vem ver São Francisco. É com esse refrão que 1.500 devotos do santo se preparam para a 10ª caminhada de Bonito até o santuário no dia 23 de setembro.

De acordo com os irmãos Estevam de Sousa e João Batista que criaram uma máquina de debulhar feijão verde no Sertão do Ceará, a peregrinação completa 10 anos, mas somente há cinco anos vem iluminada num percurso de 24 quilômetros.

Segundo eles, é a motivação da fé viva que faz com que irmãos sertanejos que ora enfrentam uma das maiores secas da história, se unam em um só objetivo; reverenciar o ‘’SANTO DO SERTÃO’’, na busca da cura e da fé. ‘’Estamos iluminando a fé de cada cristão que participa da romaria’’, dizem.


Distribuição de água durante a caminhada do ano passado
Romeiros das comunidades Serrinha do Limoeiro, Bonito, Pé da Serra do Bonito, São Serafim, Santa Luzia, Cachoeira dos Lessas, Boa Esperança, São Joaquim, Arisco, Vertentes, Cachoeira Cercada, Santana da Cal e Varzante do Curu deixam o Distrito de Bonito, às 18 horas, depois da benção com chegada em Canindé prevista para as 3 horas da madrugada do dia 24 de setembro, quando começa oficialmente a festa de São Francisco.

‘’Teremos três paradas em Santana da Cal, Arisco e Cachoeira dos Lessas. Durante a noite oferecemos água, refrigerantes e alimentação para os participantes’’, explica Estevam Sousa.

‘’E a luz divina que nos guia com destino a terra da fé, da devoção do louvor ao padroeiro da cidade mais franciscana do mundo e que abriga o maior santuário das Américas’’, observa Estevam.

‘’Acho muito importante essa caminhada que devota a fé dos peregrinos de São Francisco. O trajeto será sem dúvida de grande importância espiritual para o povo de Deus’’, lembra João Batista irmão de Estevam e que faz parte da coordenação do evento.


FOTOS E TEXTO: ANTÔNIO CARLOS ALVES

Postar um comentário

0 Comentários