Canindé

[Canindé][bleft]

Regional

[Regional][twocolumns]

IGREJA CATÓLICA DE CANINDÉ COMEMORA CHAGAS DE SÃO FRANCISCO.

CANINDÉ COMEMORA FESTA DAS CHAGAS DE SÃO FRANCISCO
FESTA É UMA EXPERIÊNCIA DE VIDA DO SANTO MAIS POPULAR DO MUNDO.


A paróquia de Canindé comemora no próximo dia 17 de setembro as Chagas de São Francisco. A igreja católica relembra a data porque nesse mesmo dia, em 1224, aconteceu o fenômeno religioso em que São Francisco recebeu suas chagas nas mãos e nos pés. Ele estava rezando no Monte Alverne, na Itália, quando teve a visão do Cristo Crucificado, em forma de um ‘’SERAFIM ALADO’’, (um anjo de asas). No encontro místico ouviu de Cristo as palavras: ‘’Francisco, vai e reconstrói a minha casa que está em ruínas’’. Desde aquele momento, o jovem dedicou-se a cumprir sua missão, renunciando as riquezas.

Um depoimento do pároco e reitor, frei Marconi Lins, chama a atenção dos devotos. ‘’Muitas pessoas, às vezes, perguntam se São Francisco de Canindé é o mesmo de Assis, na Itália, e também o porquê do nome chagas. Na verdade, São Francisco de Assis e das Chagas é um só: de Assis, porque era sua terra natal, das Chagas por causa dos estigmas de Jesus Cristo que o santo recebeu por meio da transfiguração e de Canindé, devido ao culto, a fé que os devotos retratam no Santuário.


Este ano, a Paróquia de Canindé comemora 198 anos de fundação, além dos 358 anos da Comunidade da Província Franciscana do Brasil, 257 anos das origens da devoção a São Francisco e 806 anos da Ordem Franciscana no Mundo. Para frei Marconi Lins, ‘’mais que desvendar o caráter histórico das chagas de São Francisco, é importante refletir sobre a experiência de vida que se esconde sobre esse fato.

De acordo com o Coordenador de Liturgia da Paróquia CIRANO ALISSON, as festividades serão marcadas por três missas durante o dia. 6h, 9h e 18h. Em sua opinião, as chagas de São Francisco é uma visão de Cristo Crucificado em forma de ‘’SERAFIM ALADO’’. São sinais de sua semelhança á humanidade de Cristo, nos seus três modos: na vida, paixão e na ressurreição.

Faltando mesmo de um mês para a abertura oficial da romaria, a cidade já concentra um grande número de fieis vindos de várias cidades do Nordeste brasileiro, que aproveitam esse período para reverencia em o santo dos milagres.

Os abrigos estão com seus espaços ocupados. Os romeiros chegam em grande escala. O comércio já sente o aquecimento das vendas. ‘’Estar em Canindé é estar em paz com a própria alma. Aqui a religiosidade transforma a nossa vida cristã’’, ressalta a romeira Francisca das Chagas de Canindé do Estado de Tocantins.

Hoje Canindé estar de braços abertos para receber o povo de Deus. Os filhos de Francisco que dão a cada ano, demonstrações de fé e espiritualidade. O Secretário de Turismo João Carlos Bezerra, em parceria com a Paróquia irá disponibilizar os servidores para o trabalho de orientação nas ruas e entradas da cidade. ‘’O romeiro que chegar a Canindé precisa ser bem tratado. Ele é devoto de São Francisco desde o momento em que deixa sua residência para vir ao encontro de Deus no santuário, por isso estamos prontos para atendê-lo’’, disse João Carlos.


FOTOS E TEXTO: ANTONIO CARLOS ALVES
Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

Nenhum comentário :

Pedimos aos usuários que logo abaixo da caixa de comentários ao invés de anonimo, coloquem nome/url e coloquem a identificação a fim de comprovar seus cometários, é muito importante que vcs se identifiquem assim suas opiniões serão mais aceitas. Aos que persistirem no anonimato será feita a devida moderação nas palavras e afirmações comentadas.

Não utilizem palavras ou frases que ataquem ou agridam a outrem direta ou indiretamente, o portal C4 Notícias modera os comentários mas não se responsabiliza pelas opiniões deixadas por seus leitores.

att
Equipe C4 Notícias


Prefeitura

[Prefeitura][grids]

Ceará

[Ceará][list]

Nacional

[Nacional][bsummary]

Plantão Policial

[plantão policial][threecolumns]