Canindé

[Canindé][bleft]

Regional

[Regional][twocolumns]

GRITO DOS EXCLUÍDOS MUDA DE DATA E GANHA MISSA COMUNITÁRIA.

Marcha dos excluídos discute o problema de água


EM CANINDÉ DATA MUDA POR DECISÃO DOS ORGANIZADORES.


‘’QUE PAÍS É ESTE, QUE MATA GENTE, QUE A MÍDIA MENTE E NOS CONSOME? Vida em primeiro lugar. Esse é o tema do 21º Grito dos Excluídos que acontece no dia 7 de setembro, por ocasião do dia da Independência, mas na cidade de Canindé, foi marcado para o dia 6 às 15hs. De acordo com Fábio Soares, coordenador do grito, à concentração dos participantes acontecem em três pontos diferentes. Primeiro no Cajueiro, onde se reúnem as comunidades de Campanha de Ajuda ao Nordeste – CAN, Santa Luzia e Canindezinho, onde o tem será ‘’SAÚDE PÚBLICA’’.

A segunda turma se concentra na Igreja de Cristo Rei, para acolher os moradores de Cachoeira da Pasta, Monte, João Paulo II e São Matheus. A proposta concreta será a causa da água, que vem sendo o grande gargalo da sociedade nos últimos anos.

A terceira equipe terá concentração na Igreja de São Pedro para receber os manifestantes da Palestina, Alto do Moinho, Adauto Bezerra e Alto Guaramiranga, que abordará as questões da juventude. Todos os participantes levarão faixas exibindo os temas do encontro.

As 15h30minutos, todos sairão em caminhada em direção a Basílica de São Francisco das Chagas, onde será realizada uma missa comunitária na Quadra Coberta da Gruta de Nossa Senhora de Lurdes, presidida pelo Pároco e Reitor do Santuário Frei Marconi Lins.


Excluídos saem as ruas para discutirem problemas sociais
Fábio Soares lembra que a proposta do Grito surgiu no Brasil, em 1994. O 1º Grito dos Excluídos foi realizado em setembro de 1995, motivado pelo tema da Campanha da Fraternidade do mesmo ano, ‘’FRATERNIDADE E OS EXCLUÍDOS’’. E para aprofundar os desafios levantados na 2ª Semana Social Brasileira, cujo tema era ‘’Brasil, alternativas e protagonistas’, tendo como pano de fundo a simbologia da data 7 de setembro.

‘’A Assembleia Geral dos Bispos em 1996, discutiu e aprovou o Grito dos Excluídos dentro do Projeto Rumo ao Novo Milênio, através do documento 56 nº 129. Em 1999, o Grito rompeu fronteiras e estendeu-se para as Américas’’, explica Fábio Soares.


Segundo ele, a decisão da mudança de data, partiu do próprio Frei Marconi.


Na visão de frei Marconi Lins, o Grito dos Excluídos é uma manifestação popular carregada de simbolismo. É um espaço de animação e profecia, sempre abertas e plurais das pessoas, grupos, entidades, igrejas, movimentos sociais comprometidos com as causas dos excluídos. É descoberta, uma vez que agentes e lideranças apenas abrem um canal para que o grito sufocado venha a público.


‘’O Grito brota do chão e encontra em seus organizadores, suficiente sensibilidade para dar-lhe forma e visibilidade’’. O Grito não tem ‘’dono’’, não é da igreja, do Sindicato, da Pastoral; não se caracteriza por discursos de lideranças, nem pela centralização dos seus atos. O ecumenismo é vivido na prática das lutas, pois entendemos que os momentos e celebrações ecumênicas são importantes para fortalecer o compromisso. O Grito é resultado de um processo e compromissos coletivos’’, explicou Frei Marconi.


Dentro das reivindicações dos manifestantes, uma chama muita atenção da sociedade de Canindé. A redução dos salários dos vereadores que recebem hoje, salários acima de 8 mil reais. O movimento irá colher assinaturas dos participantes.


Texto e Fotos de Antônio Carlos Alves
Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

Nenhum comentário :

Pedimos aos usuários que logo abaixo da caixa de comentários ao invés de anonimo, coloquem nome/url e coloquem a identificação a fim de comprovar seus cometários, é muito importante que vcs se identifiquem assim suas opiniões serão mais aceitas. Aos que persistirem no anonimato será feita a devida moderação nas palavras e afirmações comentadas.

Não utilizem palavras ou frases que ataquem ou agridam a outrem direta ou indiretamente, o portal C4 Notícias modera os comentários mas não se responsabiliza pelas opiniões deixadas por seus leitores.

att
Equipe C4 Notícias


Prefeitura

[Prefeitura][grids]

Ceará

[Ceará][list]

Nacional

[Nacional][bsummary]

Plantão Policial

[plantão policial][threecolumns]