Canindé

[Canindé][bleft]

Regional

[Regional][twocolumns]

EXCLUSIVO: CRIAÇÃO DE CABRAS LEITEIRAS AJUDA SALVAR VIDAS NO SERTÃO.

Municípios do Ceará apostam no potencial da cabra leiteira


LEITE É UTILIZADO NA MERENDA ESCOLAR DE VÁRIOS MUNICÍPIOS.

Com uma das maiores secas do Sertão do Ceará nos últimos 50 anos, a criação de cabras leiteiras é hoje uma opção viável e rentável para pequenos produtores rurais que formam a agricultura familiar. Em vários Municípios essa atividade vem crescendo nos últimos anos graças ao associativismo, parcerias, assistência técnica no campo e aos recursos destinados ao programa. Os municípios de Canindé, Itatira, Tauá, Quixadá, Tejuçuoca, Apuiarés, são alguns deles dentro desse processo. 

O projeto social da OVINOCAPRINOCULTURA leiteira está mudando a vida de muitas famílias de áreas de assentamentos na maioria integrantes do Programa Nacional da Agricultura Familiar (PRONAF). Atualmente criar cabras leiteiras tornou-se o carro chefe de famílias de baixa renda e traz resultados positivos para muita gente do Semiárido.

Na visão do Prefeito de TEJUÇUOCA, VALMAR BERNARDO, o leite de cabra é potencialmente tido como produto de inclusão da agricultura familiar no mercado, notadamente no Nordeste brasileiro, aonde a caprinocultura leiteira de base familiar vem se desenvolvendo em larga escala, dando mais uma alternativa de sustento aos produtores.

O Brasil já se posiciona como 11º maior produtor de leite de cabra do mundo, com mercado estimado em 25 milhões de litros anualmente. O leite de cabra chega a ter 30% a menos colesterol que o de vaca, além de possuir menor teor de açúcar.

Aproximadamente 6% das crianças têm sintomas de alergia ao leite de vaca, que podem caracterizar-se por distúrbios digestivos, corrimento nasal, otites, erupções cutâneas, entre outras alergias.

As partículas de gordura do leite de cabra são de tamanho reduzido em relação ao leite de vaca. Com isso, o leite é rapidamente absorvido, em cerca de 40 minutos, enquanto o leite da vaca demora, em média, duas horas.

O leite de cabra é uma excelente fonte de cálcio e vitaminas, sendo muito utilizado na ação preventiva e curativa de osteoporose.

O concurso de cabras leiteiras durante o TEJUBODE de 2015 mostra a importância e a valorização da agricultura para pequenos criadores que investem pouco com menos trabalho e maior rentabilidade.

O criador Tufir Said do Município de Aquiraz diz que essa é a saída para quem está começando o seu próprio negócio. Ele mantem planteis de SAANEN, TOGGEMBURG E ALPINA BRITÂNICA, raças de grande potencial leiteiro.

‘’São animais de fácil desenvolvimento e adaptação ao nosso clima e, isso facilita o crescimento do rebanho em pouco tempo. Criar cabras leiteiras será sem dúvida a grande saída para o convívio com as adversidades climáticas que tomam conta do povo menos favorecido do Nordeste’’, observa TUFIR.

O garoto Ronaldo da Silva Junior de 11 anos do Assentamento PAUS BRANCO em TAUÁ, é um dos favorecidos com o leite de cabra. O menino tem alergias a leite de vaca e agora enfrenta uma nova fase, depois que passou a tomar leite de cabra.

‘’Meu filho hoje tem saúde e alegria, não sente mais nada, graças ao programa de leite de cabra que se encontra inserido na merenda escolar da região’’, comemora a mãe de família Eliza Silva Macambira que cria 12 cabras, sendo oito para reprodução e quatro para produção de leite.

A Reportagem do C4 NOTICIAS viajou a convite dos prefeitos de Tejuçuoca Valmar Bernardo e Antônio Almir de Itatira. A impressão que se tem ao visitar os criadores é de que a cabra será sem dúvida a saída para enfrentar os tempos ruins que assolam o Sertão do Ceará.

AGRICULTORA TIRA LEITE DE CABRA NO MUNICÍPIO DE CANINDÉ


LEITE DE CABRA AJUDA SALVAR VIDAS NO SERTÃO
CRIANÇA SE ALIMENTA DE LEITE DE CABRA EM TAUÁ

FOTOS E TEXTO: ANTÔNIO CARLOS ALVES
Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

Nenhum comentário :

Pedimos aos usuários que logo abaixo da caixa de comentários ao invés de anonimo, coloquem nome/url e coloquem a identificação a fim de comprovar seus cometários, é muito importante que vcs se identifiquem assim suas opiniões serão mais aceitas. Aos que persistirem no anonimato será feita a devida moderação nas palavras e afirmações comentadas.

Não utilizem palavras ou frases que ataquem ou agridam a outrem direta ou indiretamente, o portal C4 Notícias modera os comentários mas não se responsabiliza pelas opiniões deixadas por seus leitores.

att
Equipe C4 Notícias


Prefeitura

[Prefeitura][grids]

Ceará

[Ceará][list]

Nacional

[Nacional][bsummary]

Plantão Policial

[plantão policial][threecolumns]