Canindé

[Canindé][bleft]

Regional

[Regional][twocolumns]

CANINDÉ: CENTRO DE DEVOÇÃO E PEREGRINAÇÃO O ANO INTEIRO.


A ARTE DE PEDIR ESMOLAS: A ECONOMIA GERADA DE OUTRAS FORMAS.
Estima-se que dois milhões e meio de fiéis visitem Canindé durante o ano. Cerca de um milhão e meio passam pela cidade nos dez dias de festejos do padroeiro. O número impressionou o Vaticano, que concedeu, em 1925, o título de Basílica Menor à igreja Matriz, hoje comemorando 100 anos de seu novo Santuário.

Canindé ficou conhecido mundialmente como o maior santuário franciscano das Américas. O maior do mundo fica em Assis, na Itália, terra onde nasceu São Francisco. São quase 10 milhões de pessoas visitando as terras italianas anualmente.

A diferença do contingente não frustra os franciscanos. ‘’Quem vem a Canindé, traz São Francisco vivo no coração. A cidade de Assis passou a ser mais um ponto turístico da Itália’’.

Não importa o dia e o horário, há sempre movimento de devotos e visitantes ao redor e dentro da Basílica. A humildade dessas pessoas é percebida nas roupas, na fala enrolada do sertanejo e no trabalham que desenvolvem. Quase todos são agricultores.

Durante os dez dias de festejos, um fato curioso é percebido. O maior número de romeiros no santuário vem do Piauí e do Maranhão. ‘’Nas missas sempre tem gente de diferentes lugares, mas é no momento em que os frades pedem para levantar as mãos, que dá para ver quantas pessoas vieram desses estados.

Muitos devotos vêm para agradecer ou fazer pedidos. Eles chegam vestidos de marrom, roupas semelhantes aos trajes do santo.

Outros vêm e não voltam mais. Ficam na cidade e se tornam pedintes. Passam a viver de esmolas e gratidões de moradores, romeiros e visitantes. Maria Bernardino da Silva de 78 anos é uma delas. Veio da cidade de Granja, no Norte do Ceará, ficou e gostou. Hoje aproveita para pedir ajuda daqueles que visitam a Basílica.

Para muitos o culto regular da Igreja Católica e as práticas da religiosidade popular, místicas, crenças, gestos se unem, irrompem em cada alma sedenta do eterno. Para os romeiros não importa o sacrifício, o que vale mesmo é pagar sua promessa e ficar em dia com o santo.

‘’Isso pode demorar 10, 20, 30 anos, mas um dia ele dá um jeito, vem a Canindé e paga. São peregrinos vindos dos mais diversos pontos do mundo, que chegam ao maior santuário franciscano da América Latina em busca da cura por meio da fé.

Entre esses devotos, alguns fazem promessas para pedir esmolas e depois doá-las aos pobres. Em meio a isso se acostuma e fica ajudando a formar um grande número de profissionais que passam a viver da ‘’arte de pedir esmolas’’.

Nesse vai e vem de agrados, fortalece a economia, mesmo que de forma acanhada, mas movimenta. O dinheiro ganho circula no comércio em várias formas. No mercantil, na sapataria, no mercado da carne, nas feiras de verduras e roupas, enfim gera renda para o comércio.

Um fato curioso, chama à atenção de quem busca informações dos números profissionais que ocupam os espaços ao lado do templo sagrado. Pedintes que usam celular de marca, som potente movido à energia elétrica e pen drive e contratam ate ajudantes para cuidar da grana’’, observa a professora de história Maria José de Sousa que todos os dias visitam São Francisco.


FOTOS E TEXTO: ANTÔNIO CARLOS ALVES
Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

Nenhum comentário :

Pedimos aos usuários que logo abaixo da caixa de comentários ao invés de anonimo, coloquem nome/url e coloquem a identificação a fim de comprovar seus cometários, é muito importante que vcs se identifiquem assim suas opiniões serão mais aceitas. Aos que persistirem no anonimato será feita a devida moderação nas palavras e afirmações comentadas.

Não utilizem palavras ou frases que ataquem ou agridam a outrem direta ou indiretamente, o portal C4 Notícias modera os comentários mas não se responsabiliza pelas opiniões deixadas por seus leitores.

att
Equipe C4 Notícias


Prefeitura

[Prefeitura][grids]

Ceará

[Ceará][list]

Nacional

[Nacional][bsummary]

Plantão Policial

[plantão policial][threecolumns]