Canindé

[Canindé][bleft]

Regional

[Regional][twocolumns]

AÇUDE INTELIGENTE GANHARÁ DUPLICAÇÃO NO SERTÃO DE CANINDÉ.

AÇUDE INTELIGENTE VAI GANHAR REFORMA EM CANINDÉ
COMUNIDADE DE BARRA DO BENTO JÁ APOSENTOU O CARRO PIPA.


Em plena seca que assola o Ceará há exatos cinco anos, a comunidade da Barra do Bento, zona rural do município de Canindé, terá seu açude ‘Açude Inteligente’ duplicado ainda este ano. O reservatório abastece 42 famílias e tem capacidade de armazenar 150 mil metros cúbicos d´água.

O anuncio foi feito na tarde da terça-feira dia 1º de setembro, pelo secretário de Desenvolvimento Agrário (SDA) Dedé Teixeira que participou de reuniu com o diretor administrativo financeiro da Ceasa José Maria Pimenta, e os engenheiros Eduardo Aragão e José Cleiton Nogueira, para discutir a ampliação do açude e os recursos para a execução da obra.


PLACA INDICA O VALOR 
DO EMPREENDIMENTO HÍDRICO

De acordo com José Maria Pimenta, para executar o processo de duplicação seriam necessários R$100 mil. No Ceará já foram construídos 40 neste formado ao custo de R$80 mil cada um. O Açude Inteligente é uma iniciativa de engenheiros e estudiosos do problema da estiagem liderados pelo diretor da Ceasa José Maria Pimenta.







RAIMUNDA DE SOUSA E JOSÉ MARIA PIMENTA
IDEALIZADOR DOS AÇUDES INTELIGENTES NO CEARÁ
A Reportagem do C4 Notícias, foi conhecer de perto, a situação das famílias que moram na região e nunca tiveram problemas de abastecimento humano e animal. A figura desumana do famigerado carro pipa deixou de existir e circular pelas bandas de Barra do Bento. Além de terem água tratada, os moradores ganharam ainda cisternas de placas. Para Raimunda de Sousa, essa foi a maior obra de todos os tempos que os moradores ganharam do Governo do Ceará.


‘’Não tem dinheiro no mundo que pague esse benefício. Foi um presente dos homens, mas a mando de Deus’’, disse dona Raimunda

Diferentemente de açudes convencionais, o açude inteligente é um projeto onde o local que serve de reservatório é construído numa área com uma grande presença de duas serras, o que impede a evaporação maior da água durante algumas horas do dia. Esse tipo de açude também é mais fundo (15 metros de profundidade) e ocupa uma área menos (cerca de 500 metros de extensão) que os açudes comuns. De acordo com José Maria Pimenta, é preciso apenas 300 milímetros de chuva para enchê-lo.

Pimenta conta que idealizou o projeto depois de analisar os índices pluviométricos do Ceará ao longo de 120 anos e constatar que choveu menos de 300 milímetros em apenas quatro anos. "Então, a probabilidade de um açude inteligente verter, sangrar, encher todo ano é de 97%", diz.

José Maria Pimenta lembra que os açudes inteligentes estão localizados, onde o sol dorme cedo e acorda tarde, ou seja o sol vai embora mais cedo e volta a iluminar o espaço do açude mais tarde.

Segundo o Secretário de Desenvolvimento Agrário Dedé Teixeira, essa representa uma das ações que vem garantindo uma melhor convivência do sertanejo com o semiárido e com longos períodos de estiagem como este desses últimos quatro anos. “Estamos trabalhando firme no comitê da seca, por exemplo, para que a Coelce agilize execuções trifásicas, que vão garantir mais ligações de poços profundos, além de melhorar o abastecimento de algumas mini unidades agroindustriais. Sem falar em programas que estamos executando, onde é possível armazenamento e produção de alimento animal”, explicou Dedé Teixeira.


FOTOS E TEXTO DE ANTONIO CARLOS ALVES
Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

Nenhum comentário :

Pedimos aos usuários que logo abaixo da caixa de comentários ao invés de anonimo, coloquem nome/url e coloquem a identificação a fim de comprovar seus cometários, é muito importante que vcs se identifiquem assim suas opiniões serão mais aceitas. Aos que persistirem no anonimato será feita a devida moderação nas palavras e afirmações comentadas.

Não utilizem palavras ou frases que ataquem ou agridam a outrem direta ou indiretamente, o portal C4 Notícias modera os comentários mas não se responsabiliza pelas opiniões deixadas por seus leitores.

att
Equipe C4 Notícias


Prefeitura

[Prefeitura][grids]

Ceará

[Ceará][list]

Nacional

[Nacional][bsummary]

Plantão Policial

[plantão policial][threecolumns]