Canindé

[Canindé][bleft]

Regional

[Regional][twocolumns]

PRAÇA THOMAZ BARBOSA VAI GANHAR NOVO VISUAL


INVESTIMENTOS SERÃO DA ORDEM DE R$ 568.750,00

O Prefeito de Canindé Celso Crisóstomo assinou ordem de serviço para reforma da Praça Thomaz Barbosa, principal corredor religioso com acesso ao maior Santuário Franciscano das Américas. A obra vai custar R$ 568. 750,00 e terá prazo de entrega para setembro. A Empresa MF Engenharia é a responsável pelos serviços do projeto.

A praça foi concluída em 1957 e inaugurada em 1958, pelo então prefeito “DR. ARAMIS PAIVA”, que governou a cidade de 25 de março de 1959 a 24 de março de 1963, a Praça Thomaz Barbosa estar prestes a se tornar o mais belo “CARTÃO POSTAL” público de Canindé.

Ganhará um novo visual no Governo do Prefeito “CELSO CRISÓSTOMO”, depois de 23 anos de muitas controvérsias. Bancos modernos, cores em vermelho e marrom no piso, coreto, fonte luminosa, espaço cultural e homenagens aos Franciscanos, Índio, Vaqueiro com imagens catalogadas, fazem parte do embelezamento.

De acordo com o historiador “TONICO MARREIRO”, obra foi idéia do grande empreendedor, César Campos de ampla visão futurista e desbravador do Município.

Serviu para dar emprego ao povo de Canindé que na época sofria com os efeitos da grande seca. Foi um empreendimento totalmente particular e leva o nome de “THOMAZ BARBOSA”, prefeito de Canindé pela primeira vez de 1º de novembro de 1934 a 08 de junho de 1935, numa justa homenagem. Seu segundo mandato ocorreu de 06 de janeiro de 1947 a 15 de janeiro de 1949. THOMAZ era sogro de César Campos, que casou com Júlia Barbosa.

No local da Praça existia apenas o velho “CACIMBÃO”, que ainda hoje serve ao povo de Canindé e um amplo espaço para uma feira de negócios de bovinos, que era realizada sempre as sextas-feiras. Eram feitos os mais diversos tipos de negócios.

Na Festa de São Francisco ficava ocupado por barraqueiros, que montavam estrutura de madeira e palha para venda de bebidas e comidas. Uma espécie de Bar e Restaurante ao ar livre.

O famoso Parque de Diversão, com as Rodas Gigantes da dupla “ZORÓ BABEL E JOÃO COSTA”, movidas pelo braço humano e, que eram atração para quem chegava para pedir graças a São Francisco ou visitar a região, também faziam parte do cenário.

Em 1950, a primeira tragédia. Todas as barracas instaladas no espaço foram destruídas pelas chamas de um incêndio de grandes proporções, causando enorme prejuízo para os comerciantes.

Passados 62 anos do primeiro prejuízo, no dia 18 de novembro de 2012, outro incêndio gerou destruição na área. Foram 149 bancas de vendas de artigos religiosos que foram consumidas pelo fogo. As perdas financeiras ultrapassaram a casa de um milhão de reais.

No dia 29 de julho de 1996 ganhou uma Reforma feita pelo então Prefeito José Hugo Monteiro que administrou Canindé de 1º de janeiro de 1993 a 31 de dezembro de 1996, no “GOVERNO COMUNITÁRIO” e projetou o Canindé para várias décadas.

Os Camelôs ganharam pontos na Galeria “FREI LUCAS DOLLE”, construída com uma única finalidade abrigar quem trabalhava no meio da rua. Mas passados os tempos, retornaram para a “PRAÇA THOMAZ BARBOSA”. Ficaram até o dia 25 de maio de 2015 quando parte foi levada para a “PRAÇA CRUZ SALDANHA”, conhecida por “PRAÇA AZUL”.

Depois de 23 anos, será transformada em um logradouro público da mais alta importância para o lazer da população e dos visitantes. Corredor religioso agradável e belo com vista privilegiada para a Basílica de São Francisco das Chagas.

Fonte: Prefeitura de Canindé - Você faz parte
Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

Nenhum comentário :

Pedimos aos usuários que logo abaixo da caixa de comentários ao invés de anonimo, coloquem nome/url e coloquem a identificação a fim de comprovar seus cometários, é muito importante que vcs se identifiquem assim suas opiniões serão mais aceitas. Aos que persistirem no anonimato será feita a devida moderação nas palavras e afirmações comentadas.

Não utilizem palavras ou frases que ataquem ou agridam a outrem direta ou indiretamente, o portal C4 Notícias modera os comentários mas não se responsabiliza pelas opiniões deixadas por seus leitores.

att
Equipe C4 Notícias


Prefeitura

[Prefeitura][grids]

Ceará

[Ceará][list]

Nacional

[Nacional][bsummary]

Plantão Policial

[plantão policial][threecolumns]