Últimas Notícias

Estátua sem cabeça leva culpa por divórcios em Caridade no Ceará

Em Caridade (15 km de Canindé), se um casal se divorcia, os moradores tratam logo de apontar o "culpado": Santo Antônio, ou melhor, a estátua sem cabeça dele, que fica na parte mais alta da cidade de 21,5 mil habitantes.

A dona de casa Dalva Maria, 49, mora há cerca de 20 anos aos pés do monte onde fica o "corpo" da escultura. "O povo diz que isso é a causa das separações, que é por conta disso que os casamentos duram pouco na cidade", diz. Morando com um companheiro há 30 anos, ela fala que não acredita no santo. "Por isso estou casada até hoje", afirma. 

Quem discorda de Maria é a também dona de casa Zulene Ferreira, 57. "Não tem cabeça, mas é bento", defende. "O povo separa porque tem de separar mesmo", afirma a devota do santo casamenteiro.

Divorciada, ela conta que alcançou uma graça por causa de Santo Antônio: ter conhecido o companheiro José Cleaudio Cavalcanti, 41, com quem vive há nove anos perto do monte. "Fui lá em cima para agradecer", revela.

A taxa de divórcios de Caridade é de 42 por cada cem mil habitantes, bem menor que a do Ceará (105 por cem mil) e a nacional (126 para cada cem mil), segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Cabeça pesada
Os moradores contam que a imagem do padroeiro da cidade ficou incompleta por causa do tamanho e do peso da cabeça.

Eles dizem que o corpo foi confeccionado na parte alta da cidade e a cabeça, a cerca de dois quilômetros de distância, no quintal de uma casa na rua 102, no Conjunto Residencial, de onde não conseguiram tirá-la até hoje.

A cabeça virou ponto turístico da rua, "uma das mais movimentadas da cidade", segundo a agricultora Janice Rodrigues, 36. "Julho é o mês com maior movimento. Vem gente de outras cidades para visitar", fala.

Com os planos frustrados de ter uma imagem gigante do padroeiro no topo da cidade, restou aos moradores se contentar com uma estátua menor na entrada de Caridade.




Portal C4 Notícias
REGIONAL - CARIDADE - SANTO ANTONIO - CASAMENTOS - DIVÓRCIOS
Fonte: UOL Notícias

Nenhum comentário

Pedimos aos usuários que logo abaixo da caixa de comentários ao invés de anonimo, coloquem nome/url e coloquem a identificação a fim de comprovar seus cometários, é muito importante que vcs se identifiquem assim suas opiniões serão mais aceitas. Aos que persistirem no anonimato será feita a devida moderação nas palavras e afirmações comentadas.

Não utilizem palavras ou frases que ataquem ou agridam a outrem direta ou indiretamente, o portal C4 Notícias modera os comentários mas não se responsabiliza pelas opiniões deixadas por seus leitores.

att
Equipe C4 Notícias