Canindé

[Canindé][bleft]

Regional

[Regional][twocolumns]

Pacatuba registra maior chuva do ano no Ceará

Precipitação de 146 mm é a maior deste ano no Estado, além de ser o maior registro do município nos últimos cinco anos, conforme dados da Funceme.



O município dePacatuba, que integra o polo da serra de Guaramiranga, registrou a maior chuva do ano no Ceará – até o momento-, na madrugada desta quarta-feira, 25. A precipitação de 146 mm também é o maior registro da cidade nos últimos cinco anos, quando somente em 2012 passou dos 100 mm. 

Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), as chuvas no Ceará estão sendo ocasionadas pela Zona de Convergência Intertropical, principal fator de precipitações no Estado neste período de fevereiro. “A previsão é de chuvas nos próximos três dias. O índice de Pacatuba, nesta madrugada, é bem significativo”, explica o meteorologista da Funceme, Leandro Valente.

Neste ano, a maior chuva de Pacatuba era a do dia 3 de janeiro, quando foi registrado 33.2 mm – número bem inferior ao desta madrugada. A menor chuva no município ocorreu no dia 4 de janeiro, com um índice de 22 mm. No ano passado, a maior chuva de Pacatuba teve registro de 75 mm.

Em 2013, o maior índice de precipitação em Pacatuba foi 69 mm; o registro de 2012 apontou 110.9 mm e o de 2011 75 mm. Em 2010, a maior chuva da cidade foi de 91 mm, segundo informações fornecidas pela Funceme. No Ceará, o município com a maior chuva do ano foi Farias Brito, que registrou 182 mm no dia 4 de fevereiro. 

Ceará
Choveu em 117 municípios cearenses, das 7 horas da última terça-feira, 24, até as 7 horas desta quarta-feira, 25, conforme a Funceme. Em Fortaleza, que registra fortes chuvas nesta semana, 23, a precipitação foi de 30 mm, no posto da Água Fria. 

Depois de Pacatuba, tiveram os maiores índices de chuva da madrugada os municípios: Itaitinga (142 mm), Guaiúba (119 mm), Horizonte (116 mm), Trairi (109 mm), Cascavel (94 mm), Maracanaú (89 mm), Maraguape (71 mm), Aquiraz (70 mm) e Eusébio (65 mm).

Durante o dia, a previsão da Fundação é de nebulosidade variável, com chuvas, em todo o Ceará. As precipitações são provocadas pela influência de áreas de instabilidade, no norte do Nordeste.




Portal C4 Notícias
CHUVAS - CEARÁ - FUNCEME
Fonte: Jornal OPOVO
Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

Nenhum comentário :

Pedimos aos usuários que logo abaixo da caixa de comentários ao invés de anonimo, coloquem nome/url e coloquem a identificação a fim de comprovar seus cometários, é muito importante que vcs se identifiquem assim suas opiniões serão mais aceitas. Aos que persistirem no anonimato será feita a devida moderação nas palavras e afirmações comentadas.

Não utilizem palavras ou frases que ataquem ou agridam a outrem direta ou indiretamente, o portal C4 Notícias modera os comentários mas não se responsabiliza pelas opiniões deixadas por seus leitores.

att
Equipe C4 Notícias


Prefeitura

[Prefeitura][grids]

Ceará

[Ceará][list]

Nacional

[Nacional][bsummary]

Plantão Policial

[plantão policial][threecolumns]