Últimas Notícias

PRF/PI apreende 16 carretas paus de arara e deixa 1.500 romeiros de Codó sem participar do festejo em Canindé


Na manhã desta quarta-feira (15), antes de embarcarem rumo a Canindé, tudo o que os romeiros de Codó pediam era que tivessem uma viagem tranquila e que tivessem a oportunidade de visitar a cidade santuário de São Francisco das Chagas onde pretendiam cumprir suas promessas com muita fé e devoção. Mas para muitos que costumam viajar há décadas para o interior do Ceará ficaram pelo caminho este ano e, portanto, não vão poder estar presentes no festejo do santo.


Os 1.500 romeiros que deixaram o município de Codó hoje de manhã foram impedidos de seguir viagem ao chegarem em Teresina, capital do Piauí. A Polícia Rodoviária Federal apreendeu as 16 carretas paus de arara que transportavam os fiéis. A PRF/PI não permitiu a passagem dos veículos, mesmo os motoristas estando de posse de documentos emitidos pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), em Brasília/DF liberando o transporte pelas rodovias federais.


A PRF alegou que a documentação só tinha validade para circulação dentro do Estado do Maranhão. Os romeiros ficaram revoltados com a decisão, mas não tiveram outra alternativa, senão, voltarem pra casa. A romaria estará chegando em Codó nas próximas horas. O empresário Francisco Carlos de Oliveira também lamentou que, pela primeira vez, em 33 anos que promove a romaria, os devotos de São Francisco tenham que ficar sem fazer parte do festejo religioso em Canindé.


O coordenador da romaria, Araújo Neto, em contato com o Correio Codoense informou que todas as medidas foram tomadas as exigências feitas pela equipe que realizou a fiscalização foram sanadas. Araújo disse que assim que as dificuldades foram apontadas com os problemas para emissão das licenças, manteve contato pessoalmente com os romeiros para que trocassem os paus de arara por ônibus, mas ninguém aceitou porque o sacrifício faz parte das promessas feitas ao santo.

O empresário Francisco Carlos de Oliveira já está em Canindé onde foi aguardar os romeiros de Codó, como faz todo ano, e deverá retornar à cidade nesta quinta-feira (16). Antes disso, às 06h da manhã, concederá entrevista via telefone ao radialista Alberto Barros no programa Cidade Notícias da FCFM.


Parceria C4 com Correio Codoense


Nenhum comentário

Pedimos aos usuários que logo abaixo da caixa de comentários ao invés de anonimo, coloquem nome/url e coloquem a identificação a fim de comprovar seus cometários, é muito importante que vcs se identifiquem assim suas opiniões serão mais aceitas. Aos que persistirem no anonimato será feita a devida moderação nas palavras e afirmações comentadas.

Não utilizem palavras ou frases que ataquem ou agridam a outrem direta ou indiretamente, o portal C4 Notícias modera os comentários mas não se responsabiliza pelas opiniões deixadas por seus leitores.

att
Equipe C4 Notícias