Header Ads Widget

Responsive Advertisement

Ministério Público se pronuncia sobre fiscalização de paus-de-arara em Canindé


O Ministério Público do Estado do Ceará e o Ministério Público Federal enviaram nota à imprensa na tarde desta sexta-feira, 17, explicando que a fiscalização de veículos do tipo ‘pau-de-arara’ é uma medida necessária para garantir a segurança dos passageiros.

Estima-se que a fiscalização exercida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) nas estradas nordestinas sobre os “paus-de-arara” impediu a ida de pelo menos 10 mil romeiros a Canindé para os Festejos de São Francisco, causando prejuízos ao comércio local estimados em cerca de R$ 1 milhão.

Veja íntegra da nota:

MPCE e MPF esclarecem polêmica sobre fiscalização de paus-de-arara em Canindé

O Ministério Público do Estado do Ceará e o Ministério Público Federal esclarecem que a fiscalização de veículos do tipo “pau-de-arara” é uma medida necessária para garantir a segurança dos passageiros que se utilizam desse meio de transporte.

Quanto aos festejos em homenagem a São Francisco, na cidade de Canindé, os órgãos de trânsito responsáveis pela fiscalização estão intensificando os trabalhos por recomendação das duas instituições supracitadas, como forma de garantir o cumprimento da lei. O foco é, especialmente, a observância da Resolução 82/98 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que regulamenta o transporte de passageiros em veículos de carga.

A referida recomendação foi expedida em 5 de setembro deste ano para a Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT); as Polícias Rodoviárias Federal (PRF) e Estadual (PRE); as guardas municipais de trânsito; além dos Detrans de todos os estados da região Nordeste, por conta do fluxo interestadual de carretas. O documento resulta de um trabalho de conscientização desenvolvido pelo MPCE junto à população e à Paróquia de São Francisco de Canindé, iniciado há mais de quatro anos. Em dezembro de 2013, um inquérito civil público foi formalmente instaurado pelo MPCE e, no decorrer do processo, foi expedida uma recomendação para o prefeito municipal objetivando a reorganização dos espaços públicos para o melhor acolhimento dos devotos, bem como para regularizar os transportes de romeiros. O Município, ao acatar a recomendação, também apresentou um planejamento prévio dos espaços públicos a serem disponibilizados para o comércio durante os festejos.

É importante salientar que o Artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) proíbe o transporte de pessoas em veículos de carga em desacordo com as normas do Contran. O CTB prevê, inclusive, a apreensão e a remoção dos veículos que estiverem nessa condição.

Por conta do exposto, o MPCE e o MPF reiteram a importância de atuar de forma preventiva, evitando maiores problemas para os passageiros. “O trabalho dos órgãos de trânsito é absolutamente legítimo e ocorre visando conferir dignidade aos respectivos usuários”, afirma o procurador-geral de Justiça, Ricardo Machado, destacando ainda que a atuação das Promotorias de Justiça de Canindé serviu de referência para a ampliação das ações em todo o Estado.

Cabe ressaltar que a recomendação já havia sido enviada a todos os coordenadores de romarias e à própria Paróquia de São Francisco de Canindé, para que tomassem ciência do teor; e aos promotores de Justiça do Estado do Ceará, para que adotassem as devidas providências em suas respectivas comarcas. 
 
Fonte: Ceará Agora

Postar um comentário

2 Comentários

  1. FALTA NÃO APENAS O MINISTÉRIO PÚBLICO FAZER CUMPRIR AS LEIS MAS DAS CONDIÇÕES PARA QUE ELAS ACONTEÇAM. PRINCIPALMENTE OS ÓRGÃOS RESPONSÁVEIS QUE NÃO POSSUEM REPRESENTATIVIDADE ESTRUTURAL EFICAZ PARA ATENDER AS DEMANDAS DESSA E DE OUTRAS NECESSIDADES DO POVO. COMO AS CRIANÇAS QUE FICAM SOBRE RISCO DE VIDA NAS BRs A PEDIR ESMOLA.

    ResponderExcluir
  2. UM TAPA NA CARA DESSES QUE JULGAM A PROMOTORA DE CANINDÉ PELO BELÍSSIMO TRABALHO DESEMPENHADO. PESSOAS ALIENADAS, HIPÓCRITAS, FALSOS MORALISTAS QUE SE APRESENTAM COMO DEFENSORES DE UMA FÉ: QUE LEVANTAM A BANDEIRA DA HUMILDADE COMO SÃO FRANCISCO, MAS QUE NA VERDADE NÃO PASSAM DE SERES INFAMES E DESPROVIDOS DE QUALQUER SENSO DE RESPEITO A LEGALIDADE. POR ESSES E OUTROS QUE NOSSO PAÍS É CORRUPTO, QUE NOSSO MUNICÍPIO DEIXA A DESEJAR EM TODAS AS ÁREAS. PARABÉNS AO MPCE E MPF

    ResponderExcluir

Pedimos aos usuários que logo abaixo da caixa de comentários ao invés de anonimo, coloquem nome/url e coloquem a identificação a fim de comprovar seus cometários, é muito importante que vcs se identifiquem assim suas opiniões serão mais aceitas. Aos que persistirem no anonimato será feita a devida moderação nas palavras e afirmações comentadas.

Não utilizem palavras ou frases que ataquem ou agridam a outrem direta ou indiretamente, o portal C4 Notícias modera os comentários mas não se responsabiliza pelas opiniões deixadas por seus leitores.

att
Equipe C4 Notícias