Últimas Notícias

Abolição da escravatura é comemorado dia 25 de março em todo o Ceará.

Prefeito Celso Crisóstomo, não decreta feriado no âmbito municipal o dia 25 de março, data que comemora-se a abolição da escravatura no Ceará.

Um novo feriado foi oficializado no Ceará. Conforme a Emenda Constitucional, de autoria do deputado Lula Morais (PCdoB), aprovada pela Assembleia Legislativa, em 2011, o dia 25 de março, data da abolição da escravatura no Ceará, será feriado data Magna do Estado.

Em Canindé equipamentos federais, estaduais e comerciais cumprem decreto e paralisam atividades. No entanto no âmbito municipal não foi decretado feriado e os serviços irão funcionar normalmente.
Com esta adesão, o Estado passa a contar com três feriados. Além do dia 19 de março, em alusão a São José, padroeiro estadual e o dia 29, quando se comemora a Semana Santa, a partir deste ano, a Abolição dos escravos no Ceará será lembrada no dia 25 de março. A data entrou em vigência em 2012, porém passou despercebida por coincidir com um domingo.

Primeiro a libertar no país


Em 25 de março de 1884, o presidente da província do Ceará declarou a abolição da escravatura em todo o seu território. O Estado entrou para a história por ter sido o primeiro a acabar, ao menos oficialmente, com o trabalho escravo no País.

2 comentários:

Pedimos aos usuários que logo abaixo da caixa de comentários ao invés de anonimo, coloquem nome/url e coloquem a identificação a fim de comprovar seus cometários, é muito importante que vcs se identifiquem assim suas opiniões serão mais aceitas. Aos que persistirem no anonimato será feita a devida moderação nas palavras e afirmações comentadas.

Não utilizem palavras ou frases que ataquem ou agridam a outrem direta ou indiretamente, o portal C4 Notícias modera os comentários mas não se responsabiliza pelas opiniões deixadas por seus leitores.

att
Equipe C4 Notícias