05 fevereiro 2014

Serra de Baturité recebe UPA 24h nesta quarta-feira (05)

A partir desta quarta-feira, 5 de fevereiro, os 134.246 moradores de Aracoiaba, Aratuba, Baturité, Capistrano, Guaramiranga, Itapiúna, Mulungu e Pacoti, municípios que formam a quarta região de saúde, terão endereço certo para atendimentos em casos de urgência e emergência: Unidade de Pronto Atendimento 24 horas, na Avenida da Independência, s/n, Centro de Aracoiaba. A inauguração da nova unidade será feita pelo governador Cid Gomes e o secretário da Saúde do Estado, Ciro Gomes, no início da noite de quarta-feira, às 18h30min.

Construída pelo governo do Estado, com apoio do Ministério da Saúde, a UPA 24 horas fica em Aracoiaba, mas o atendimento é para toda a população da 4º região de saúde. Na nova unidade, onde foram investidos R$ 2.887.320,45 nas instalações e equipamentos, os moradores terão acesso a consultas com médicos especialistas em clínicas geral e pediatria, além de atendimentos em enfermagem.

Os profissionais atenderão casos de urgência e emergência, como dores no peito, crises de pressão arterial, diabetes descompensada, convulsão, quedas, fraturas não expostas. Tudo isso de dia e noite. A UPA não fecha nunca. Nem de madrugada nem nos feriados. Na UPA 24 horas são realizados também exames, entre eles laboratoriais e de raio x. Os ambientes, incluindo os consultórios e os oito leitos, são todos climatizados.

Rede completa de assistência

Com a UPA 24 horas, o governo do Estado conclui a nova rede de assistência à saúde na Serra de Baturité. Lá já funcionam a policlínica regional e o Centro de Especialidades Odontológicas regional. Ficam em Baturité, mas como unidades regionais, atendem a população dos oito municípios. De maio de 2010, quando foi entregue, até dezembro de 2013, foram realizados 48 mil e 610 atendimentos no CEO regional. Na policlínica foram realizados 108.303 atendimentos, incluindo consultas com médicos especialistas e exames, a exemplo da mamografia, eletrocardiograma, endoscopia.

A nova rede de assistência estruturada pelo governo do Estado, através da Secretaria da Saúde, tem ainda atendimento do SAMU 192 Ceará Polo 1. Há bases do SAMU 192 em Baturité e em Aracoiaba. Em Baturité, funciona com uma ambulância com inclui UTI e uma ambulância básica. Em Aracoiaba, há uma ambulância básica na base de cobertura. 

Em todo o Ceará, em diferentes regiões, existe uma nova rede de assistência construída pelo governo do Estado, formada por policlínicas, CEOs, UPAs 24h e hospitais regionais. Já são 17 policlínicas regionais funcionando em Camocim, Baturité, Acaraú, Brejo Santo, Campos Sales, Aracati, Caucaia, Barbalha, Tianguá, Iguatu, Pacajus, Sobral, Itapipoca, Russas, Tauá, Quixadá e Icó. Em todas, os moradores têm acesso, perto de casa, aos especialistas e a e exames mais complexos. Há mais mais cinco policlínicas sendo construídas em Canindé, Maracanaú, Crato, Crateús e Limoeiro do Norte. Os 18 CEOs anunciados pelo governador Cid Gomes no início do programa de expansão e melhoria foram concluídos e estão atendendo à população em Baturité, Crato, Juazeiro do Norte, Brejo Santo, Ubajara, Canindé, Maracanaú, Camocim, Acaraú, Itapipoca, Cascavel, Sobral, Caucaia, Crateús, Limoeiro do Norte, Icó, Quixeramobim e Russas. Foi acrescido o CEO regional em Campos Sales, totalizando 19.


Hospitais regionais

Integram também a nova rede de assistência hospitais regionais. O primeiro a ficar pronto foi o Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte, e que atende desde 2011 toda a população dos 45 municípios da macrorregião do Cariri. Depois, em 2013, o Hospital Regional Norte, em Sobral, abriu as portas para a população dos 55 municípios da macrorregião Norte. Outro hospital está em construção em Quixeramobim. É o Hospital e Maternidade do Sertão Central. Os três são os primeiros hospitais públicos da rede estadual construídos no interior do Estado.



Portal C4 Notícias - UPA, ARACOIABA, INAUGURAÇÃO

0 comentários:

Postar um comentário

Pedimos aos usuários que logo abaixo da caixa de comentários ao invés de anonimo, coloquem nome/url e coloquem a identificação a fim de comprovar seus cometários, é muito importante que vcs se identifiquem assim suas opiniões serão mais aceitas. Aos que persistirem no anonimato será feita a devida moderação nas palavras e afirmações comentadas.

Não utilizem palavras ou frases que ataquem ou agridam a outrem direta ou indiretamente, o portal C4 Notícias modera os comentários mas não se responsabiliza pelas opiniões deixadas por seus leitores.

att
Equipe C4 Notícias

Copyright © C4 - Notícias de Canindé | Designed With By Blogger Templates
Scroll To Top