03 fevereiro 2014

Dia do Romeiro: Canindé está de fato comemorando esse dia?

Hoje dia 03.02.14 comemora-se o dia do romeiro na cidade de Canindé, a data já foi bem mais festejada na cidade com uma grande presença de nossos irmãos romeiros de São Francisco, porém o que podemos notar no dia de hoje é um descaso com essa data tão importante para quem de forma direta ou indireta contribui para o crescimento dessa cidade.

A paroquia de São Francisco celebrou o dia do romeiro com missas na Quadra da Gruta, atrás da Basílica: ás 6h; 9h; 16h e 18h a procissão com o Painel de São Francisco que já é tradição desde a implantação da data no calendário religioso da cidade não irá acontecer, segundo informações a procissão não ocorrerá em virtude do encerramento da Festa de São Braz às 19h no Bairro Boa Vista.

Não é de hoje que nossas tradições estão sendo colocadas para “escanteio” à falta da tradicional iluminação da Basílica de São Francisco é um exemplo claro disso, durante anos manteve-se essa iluminação que no levantamento da bandeira emocionava os presentes com tamanha beleza e no decorrer do ano entre os festejos de São Francisco e Natal iluminava a linda Basílica de Canindé.

O descaso com os pontos turísticos de Canindé também é lamentável e vergonhoso, hoje nossa equipe esteve em um dos locais de maior visitação na cidade de Canindé, a estatua de São Francisco. Podemos perceber o total abandono daquele monumento religioso a maior imagem sacra do mundo, com 30,25 metros de altura, está simplesmente abandonada pelo poder público, o antigo espelho d'água resume-se apenas a uma poça de lama e lixo, fétida e com forte perigo de transformar-se em um foco do mosquito transmissor da dengue.

O que se observa também de forma cada vez mais clara são as falhas no manto e em outras partes da estatua por conta das pastilhas que estão caindo com a ação do tempo e a falta de manutenção. Em uma matéria recente publicamos a existência de uma verba para a urbanização do local na caixa econômica federal no valor de R$ 1.810.000,00.

Em uma breve consulta no Convênio SIAFI: de numero 573629 podemos verificar as seguintes informações:

Situação: Adimplente
Nº Original: CR.NR.0201586-23
Objeto do Convênio: CONSTRUÇÃO DO SISTEMA VIÁRIO PRAÇAS E ESTACIONAM ETNO COM VIABILIZA OTIMIZAÇÃO DO MONUMENTO DE SÃO FRANCISCO
Órgão Superior: MINISTÉRIO DO TURISMO
Concedente: CEF/MINISTÉRIO DO TURISMO/MTUR
Convenente: MUNICÍPIO DE CANINDÉ
Valor Convênio: 1.810.000,00
Valor Liberado: 1.810.000,00
Publicação: 07/11/2006
Início da Vigência: 17/10/2006
Fim da Vigência: 27/10/2014
Valor Contrapartida: 378.324,33
Data Última Liberação: 12/12/2007
Valor Última Liberação: 1.810.000,00

É necessário que algo seja feito nesse sentido, as autoridades competentes devem explorar melhor o potencial turístico de nossa cidade, não podemos perder nossas tradições tão pouco deixar que caiam no esquecimento, hoje o governador estará inaugurando a UPA haverá uma banda animando o evento, porém nada tem haver com a data do dia do romeiro, mesmo que tivesse qual romeiro iria até lá para acompanhar esse evento?

Acompanhe algumas fotos da Estátua de São Francisco na manhã de hoje:





















Fotos: Cleber Fernandes
Portal C4 Notícias.

Um comentário:

  1. Sinto muito pelo descaso o qual tratam a estátua de São Francisco. Um dos principais pontos turísticos de nosso município está esquecido e ignorado. Sinto muito pela falta de visão de nossos administradores. Indignação é meu sentimento.

    ResponderExcluir

Pedimos aos usuários que logo abaixo da caixa de comentários ao invés de anonimo, coloquem nome/url e coloquem a identificação a fim de comprovar seus cometários, é muito importante que vcs se identifiquem assim suas opiniões serão mais aceitas. Aos que persistirem no anonimato será feita a devida moderação nas palavras e afirmações comentadas.

Não utilizem palavras ou frases que ataquem ou agridam a outrem direta ou indiretamente, o portal C4 Notícias modera os comentários mas não se responsabiliza pelas opiniões deixadas por seus leitores.

att
Equipe C4 Notícias

Copyright © C4 - Notícias de Canindé | Designed With By Blogger Templates
Scroll To Top