03 janeiro 2014

Canindé tem a maior estátua sacra do mundo não urbanizada

Foto – Valdir Soares
No dia 04 de outubro de 2005 o governador Lúcio Alcântara inaugurou, às 20 horas, a estátua de São Francisco das Chagas, a maior imagem sacra do mundo, com 30,25 metros de altura, um ano depois da inauguração foi liberada uma verba no valor de R$ 1.810.000,00 para a urbanização do local.

No dia 7 de junho de 2010 o ex-prefeito Claudio Pessoa, Assinou a ordem de serviço para urbanização da Estátua de São Francisco, a obra iria custar aos cofres públicos o valor de R$ 2.285.000,00 e teria prazo de entrega de 120 dias.

Ao explicar o projeto, o então secretário de Infraestrutura na época anunciou que seriam construídos estacionamentos para 200 ônibus, 100 micro-ônibus e 322 automóveis, além de 60 lojas, postos de enfermagem e policial, campanário para realização de missas, restaurantes, anfiteatro, banheiros, vias de acesso, entre outros benefícios.

Dentro do novo projeto, os engenheiros estudavam preservar o verde. Assim, em todo entorno do monumento, haveria um bosque para uma melhor acomodação dos romeiros, visitantes e amantes da natureza.

Seriam utilizados 50 mil metros cúbicos de terra. 20 mil quilos de ferro, 10 mil metros de pedra portuguesa, pedra tosco e mosaico numa área de 40 mil metros quadrados, seria aproveitada toda a mão-de-obra da cidade e apenas algumas atribuições especiais viriam de fora.

Foram realizadas algumas escavações no local o que piorou e muito a imagem do lugar, além de ocasionar perigo para os visitantes, pois ficaram buracos enormes sem nenhuma proteção ou sinalização, no ano de 2012 uma pessoa veio a óbito após cair dentro de um dos buracos que ficaram ao redor da estatua.

A população canindeense e igualmente os romeiros de São Francisco tem constantemente reivindicado que as autoridades públicas municipais possam definitivamente resolver o grave problema da falta de infraestrutura e urbanização em torno da Estátua de São Francisco, atualmente é vergonhoso o que se ouve das pessoas que visitam o monumento.

Em uma breve consulta no Convênio SIAFI: de numero 573629 podemos verificar as seguintes informações:

Situação: Adimplente
Nº Original: CR.NR.0201586-23
Objeto do Convênio: CONSTRUÇÃO DO SISTEMA VIÁRIO PRAÇAS E ESTACIONAM ETNO COM VIABILIZA OTIMIZAÇÃO DO MONUMENTO DE SÃO FRANCISCO
Órgão Superior: MINISTÉRIO DO TURISMO
Concedente: CEF/MINISTÉRIO DO TURISMO/MTUR
Convenente: MUNICÍPIO DE CANINDÉ
Valor Convênio: 1.810.000,00
Valor Liberado: 1.810.000,00
Publicação: 07/11/2006
Início da Vigência: 17/10/2006
Fim da Vigência: 27/10/2014
Valor Contrapartida: 378.324,33
Data Última Liberação: 12/12/2007
Valor Última Liberação: 1.810.000,00

O que se questiona é: Se existe o valor para que a obra seja realizada, se o município encontra-se adimplente junto ao órgão que liberou a verba, então porque já se passaram quase oito anos da liberação dos valores e a urbanização do local ainda não foi feita?

A estátua de São Francisco, em Canindé com 30,25 metros supera a estátua do Cristo Redentor do Rio de Janeiro que mede 30 metros e a estátua de Padre Cícero, em Juazeiro, que tem 25 metros.

3 comentários:

  1. PAULO JUSTA V PREFEITO3 de janeiro de 2014 21:57

    Parabenizo por mostrarem os horrores que tem sido os Governantes em Canindé, pois contra fatos não há argumentos. São imagens chocantes que não condiz com a 14ª ARRECADAÇÃO DO CEARÁ E UMA DAS MAIORES ROMARIAS DESTE PAÍS. POIS A PARTIR DESTE MOMENTO VAMOS LANÇAR O MOVIMENTO DESPERTA CANINDÉ E ENTÃO COBRAR DE VERDADE QUE ÁS AUTORIDADES CUMPRAM COM SUAS OBRIGAÇÕES E FAÇAM O QUE REALMENTE PRECISA PARA MELHORAR A VIDA DO POVO E O DESENVOLVIMENTO DE CANINDÉ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz alguma coisa Paulo Justa!!!!!!!!! SOS

      Excluir
  2. O problema de Canindé chama-se POLÍTICOS podres e ELEITORES corruptos, analfabetos, inescrupulosos, cafajestes, canalhas, e tudo que há de péssimo no português. Pessoas despreparadas eleitas por eleitores semianalfabetos dá nisso que está. Nunca teremos PROGRESSO nessa viela que se autointitula cidade. Todos os dias presencio discursos ufanistas nas rádios de pessoas se dizendo melhores para Canindé ou que fizeram mais por nós, mas que não passam de ilusões ilustres para uma plateia apática de Canindé. Temos que profanar melhorias com provas e exemplos reais e práticos senhores, falar por falar, torna sem efeito qualquer ato transitório. P.S Fica aqui a indignação de um morador, eleitor, historiador, professor e leitor de vocês do c4.

    ResponderExcluir

Pedimos aos usuários que logo abaixo da caixa de comentários ao invés de anonimo, coloquem nome/url e coloquem a identificação a fim de comprovar seus cometários, é muito importante que vcs se identifiquem assim suas opiniões serão mais aceitas. Aos que persistirem no anonimato será feita a devida moderação nas palavras e afirmações comentadas.

Não utilizem palavras ou frases que ataquem ou agridam a outrem direta ou indiretamente, o portal C4 Notícias modera os comentários mas não se responsabiliza pelas opiniões deixadas por seus leitores.

att
Equipe C4 Notícias

Copyright © C4 - Notícias de Canindé | Designed With By Blogger Templates
Scroll To Top