30 janeiro 2014

Canindé tem primeiras chuvas ligadas à quadra invernosa

Foto: Janael Cordeiro
A chuva desta quinta-feira (30) pode ser um sinal de antecipação e melhoria da estação chuvosa, segundo a Fundação Cearense de Metereologia e Recursos Hídricos (Funceme), A precipitação foi o reflexo de uma oscilação de um ramo da Zona de Convergência Intertropical, responsável pela quadra invernosa, que terá início no próximo sábado (1º) .

A meteorologista Funceme, Cláudia Rickes, adianta que há previsão de chuvas isoladas ao longo desta quinta-feira (30) e também para sexta-feira (31), em todas as regiões do Estado. “Aqui na faixa litorânea, teremos predomínio de céu parcialmente nublado, com algumas ocorrências de chuva. No Sertão Central, os modelos apontam precipitações com intensidade pouco maior”, disse Rickes.

Chuvas no Estado


A Funceme registrou, até às 10h desta quinta-feira (30) chuva em 59 municípios do Estado.


A maior precipitação, de 104.5 mm, foi registrada na cidade de São Gonçalo do Amarante, distante 60 km da Capital. Fortaleza registrou apenas 5 mm de precipitação.

Choveu bastante também nos municípios de Pentecoste, Granja e Jaguaretama, que registraram 57 mm, 46 mm e 38.4 mm, respectivamente.

Durante o mês

O posto de município com maior precipitação no mês de janeiro ficou com a cidade de Acopiara, que somou 205 mm de chuva até 00:01 desta quinta-feira (30). As chuvas também foram abundantes em São Benedito, Itapipoca e Pacuja, que registraram 173 mm, 170 mm e 169 mm, respectivamente.


Abaixo da média

Apesar dos registros de chuva, a Funceme ratifica o prognóstico divulgado no último dia 21, com maior probabilidade de precipitações abaixo da média nos meses de fevereiro, março e abril.

“Com essa previsão climática, não estamos dizendo que não choverá. Haverá, sim, algumas precipitações em todas as regiões do Ceará, mas o acumulado das chuvas nos três meses deve ser menor que a média histórica”, explica Cláudia Rickes.


Fonte: Diário do Nordeste adaptações C4 noticias.

0 comentários:

Postar um comentário

Pedimos aos usuários que logo abaixo da caixa de comentários ao invés de anonimo, coloquem nome/url e coloquem a identificação a fim de comprovar seus cometários, é muito importante que vcs se identifiquem assim suas opiniões serão mais aceitas. Aos que persistirem no anonimato será feita a devida moderação nas palavras e afirmações comentadas.

Não utilizem palavras ou frases que ataquem ou agridam a outrem direta ou indiretamente, o portal C4 Notícias modera os comentários mas não se responsabiliza pelas opiniões deixadas por seus leitores.

att
Equipe C4 Notícias

Copyright © C4 - Notícias de Canindé | Designed With By Blogger Templates
Scroll To Top