20 dezembro 2013

Funceme prega cautela e informa que essas precipitações chuva não têm relação com a quadra chuvosa

Choveu em 126 municípios do Ceará, entre os dias 19 e 20 de dezembro, sendo alguns registros com mais de 100 milímetros. A notícia é boa, principalmente após dois anos de seca castigando o Estado. Entretanto, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) informa que se trata de precipitações da pré-estação chuvosa, ou seja, não há relação com a quadra chuvosa de 2014.

As chuvas registradas hoje atingiram todas as regiões cearenses, com maior intensidade na parte centro-sul do Estado. O maior índice ocorreu no município de Nova Russas, onde as precipitações chegaram a 145 milímetros. Em Graça e Cariús, as chuvas foram de 132 milímetros. Em Fortaleza, o registro foi de apenas 1 milímetro.

De acordo com o meteorologista Raul Fritz, da Funceme, as precipitações estavam previstas, inclusive no site da instituição e foram causadas por dois sistemas. “Um vórtice ciclônico está atuando sobre o Nordeste brasileiro e a Zona de Convergência do Atlântico Sul também está trazendo nebulosidade. Dessa forma, tivemos as chuvas intensas, porém típicas desse período de pré-estação”. 

Ele ressalta que é errado fazer alguma relação entre essas chuvas e a próxima estação chuvosa. “Durante o período chuvoso, entre fevereiro e maio, o sistema meteorológico que atua no Ceará é outro, a Zona de Convergência Intertropical. Se chover bem em janeiro e fevereiro, não significa que teremos uma quadra chuvosa boa”, explica o Fritz.

A previsão para o sábado, dia 21, é de chuvas em todo o Estado, porém, com menor intensidade. Para o domingo, estão previstas precipitações entre moderadas e intensas. A Funceme informa ainda que somente divulgará o prognóstico para a quadra chuvosa de 2014 na segunda quinzena de janeiro. 



Portal C4 Notícias - CHUVA, FUNCEME, TEMPO

0 comentários:

Postar um comentário

Pedimos aos usuários que logo abaixo da caixa de comentários ao invés de anonimo, coloquem nome/url e coloquem a identificação a fim de comprovar seus cometários, é muito importante que vcs se identifiquem assim suas opiniões serão mais aceitas. Aos que persistirem no anonimato será feita a devida moderação nas palavras e afirmações comentadas.

Não utilizem palavras ou frases que ataquem ou agridam a outrem direta ou indiretamente, o portal C4 Notícias modera os comentários mas não se responsabiliza pelas opiniões deixadas por seus leitores.

att
Equipe C4 Notícias

Copyright © C4 - Notícias de Canindé | Designed With By Blogger Templates
Scroll To Top