Canindé

[Canindé][bleft]

Regional

[Regional][twocolumns]

Grupo religioso causa polêmica em Canindé.

Desde a última terça-feira (24), o município de Canindé, localizado a 120 km de Fortaleza, vive a Festa de São Francisco das Chagas. Em meio a festejos católicos do padroeiro, moradores e romeiros puderam observar, no último sábado (28), uma ação do Obediência Radical (OR), grupo identificado como "evangélico" por muitos canindeenses. A presença causou repercussão na cidade.

Folheto entregue pelo Obediência Radical a moradores e romeiros de Canindé. O conteúdo do material trazia frases da oração ao padroeiro. Porém, o uso foi considerado uma "afronta" pelos membros da paróquia.

A estudante Ilná Macedo percebeu a movimentação de membros do grupo ao passar pelo Centro da cidade. "Eles cantavam músicas, falavam da religião deles, para os romeiros conhecerem melhor". A estudante disse que foram distribuídos panfletos com frases de São Francisco. "Eles abordavam, entregavam folhetos e garrafas de água para quem passava", completa.

A manifestação do OR, no entanto, não foi bem recebida pela paróquia de Canindé. Segundo Fábio Soares, coordenador do conselho da paróquia do município, a organização dos festejos já previa a presença do movimento. "Já bem antes da festa eles vêm recrutando pessoas para virem a Canindé. O movimento previa juntar manifestantes de várias igrejas", disse.

Conflito

Para os moradores, a ação do grupo pretendia "chamar" os romeiros e canideenses para conhecer melhor a religião evangélica. De acordo com Fábio Soares, o material gráfico distribuído continha uso "abusivo" da imagem de São Francisco. "Nós da paróquia consideramos uma afronta", disse, ressaltando, porém, que o texto não era ofensivo.

"A forma que eles usaram não foi legal. Querem usar a imagem de outra religião para entrar em território alheio", completou Fábio. Ele disse acreditar que a maioria dos membros era de outros municípios. "Nós temos a cultura de convivência pacífica com os evangélicos daqui, que manifestaram apoio à Igreja", explicou.

O episódio pode parar na Justiça. Conforme Fábio Soares, frei Jean Souza, membro do convento que administra o santuário da cidade, anunciou, em uma das celebrações, que entrará com uma ação no Ministério Público (MP) contra o grupo após os festejos, que ocorre nesta sexta (24).

Obediência Radical

O grupo que organizou a ação em Canindé mantém uma página na internet em que se define como "movimento de cristãos dedicados a obedecer a Deus radicalmente".

O site nomeia como "Impacto Canindé" o evento que pretendia reunir membros de várias igrejas para alcançar pessoas de outras religiões no município do interior do estado.

A reportagem tentou entrar em contato com o Obediência Radical pelas redes sociais, mas não obteve retorno.


Fonte: Diário do Nordeste.
Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

Nenhum comentário :

Pedimos aos usuários que logo abaixo da caixa de comentários ao invés de anonimo, coloquem nome/url e coloquem a identificação a fim de comprovar seus cometários, é muito importante que vcs se identifiquem assim suas opiniões serão mais aceitas. Aos que persistirem no anonimato será feita a devida moderação nas palavras e afirmações comentadas.

Não utilizem palavras ou frases que ataquem ou agridam a outrem direta ou indiretamente, o portal C4 Notícias modera os comentários mas não se responsabiliza pelas opiniões deixadas por seus leitores.

att
Equipe C4 Notícias


Prefeitura

[Prefeitura][grids]

Ceará

[Ceará][list]

Nacional

[Nacional][bsummary]

Plantão Policial

[plantão policial][threecolumns]