10 outubro 2013

Estudante registra redemoinho em Canindé, no Sertão Central do CE

João Francisco Cavalcante, de 28 anos, registrou um fenômeno curioso no município de Canindé, no Sertão Central do Ceará. Quando almoçava em um sítio da região em 6 de outubro, o estudante viu a formação de um redemoinho e fez um vídeo do momento. “Nunca tinha visto aquilo e ficou bem alto, levantando muita poeira”, afirma.

Segundo João Francisco, o fenômeno durou cerca de cinco minutos, passou próximo a uma casa, mas não causou estragos. “Moradores da região disseram que era comum por causa do calor, que já aconteceu outras vezes. Mas ninguém sabia dizer o que era de forma concreta. Nesse dia, estranhamos mesmo porque não tinha vento nenhum”, conta.

Nota da Redação: meteorologistas da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) analisaram o vídeo e explicam que o fenômeno é conhecido como “redemoinho de poeira”. Ele se trata de um vento em espiral, formado pela convecção do ar em dias quentes, sem vento e de muito sol.

De acordo com o núcleo de meteorologia da Funceme, os redemoinhos ocorrem quando o solo aquece muito em determinado ponto, transferindo o calor para a porção do ar que está parada logo acima dele. Quando atinge uma determinada temperatura, esse ar sofre rápida elevação, subindo em espiral e cria um minicentro de baixa pressão. “O redemoinho ganha velocidade e acaba levantando a poeira do solo, fazendo com que um funil de 'sujeira' seja visível. Ele pode apresentar desde alguns centímetros até muitos metros de altura", explicam.

A Funceme alerta para não confundir o redemoinho de poeira com um tornado. "Tornados são fenômenos meteorológicos que se manifestam como uma coluna de ar que gira de forma violenta e potencialmente perigosa”. Além do contato com a terra, o tornado também tem contato com uma nuvem chamada de cumulonimbus, que pode chegar a 18 quilômetros de altura.


Fonte: G1 - Ceará



Portal C4 - REDEMOINHO DE POEIRA, SERTÃO, INTERIOR, CANINDÉ.

0 comentários:

Postar um comentário

Pedimos aos usuários que logo abaixo da caixa de comentários ao invés de anonimo, coloquem nome/url e coloquem a identificação a fim de comprovar seus cometários, é muito importante que vcs se identifiquem assim suas opiniões serão mais aceitas. Aos que persistirem no anonimato será feita a devida moderação nas palavras e afirmações comentadas.

Não utilizem palavras ou frases que ataquem ou agridam a outrem direta ou indiretamente, o portal C4 Notícias modera os comentários mas não se responsabiliza pelas opiniões deixadas por seus leitores.

att
Equipe C4 Notícias

Copyright © C4 - Notícias de Canindé | Designed With By Blogger Templates
Scroll To Top