29 junho 2013

O que você faz para economizar água em casa?


A água é um recurso finito que requer cuidados e a sua atenção.

Menos de 3% da água do planeta é pura e grande parte desse volume não está acessível, pois faz parte de geleiras, calotas polares ou áreas subterrâneas. Como a diminuição dessas reservas é um fator de destruição do meio ambiente, que demanda altos investimentos para recuperação de fontes de água, o melhor caminho mesmo é mudar o comportamento das pessoas e incentivar o consumo responsável.


Algumas dicas simples que você pode implantar na sua casa estão: varrer a calçada com frequência e lavá-la quando realmente for necessário; abrir a torneira somente quando for enxaguar a louça; fechar a torneira enquanto se ensaboar no banho ou escovar os dentes. Segundo a Sabesp, uma torneira aberta durante cinco minutos gasta aproximadamente 80 litros de água. Com o simples ato de molhar a escova, fechar a torneira ao escovar os dentes e ainda enxaguar a boca usando apenas um copo d´água, você economiza 79 litros de água.

A máquina de lavar também pode ser uma fonte de economia. É só esperar acumular um bom volume de roupa suja e ligar a máquina de lavar quando ela estiver no limite de sua capacidade. Também, segundo a Sabesp, uma lavadora de roupas com capacidade para 5 quilos consome 135 litros de água. É só fazer as contas: se você lavar a roupa cinco dias da semana, vai gastar 675 litros de água em um mês.

A redução do consumo de água no mundo é um grande desafio para governantes, empresas e a população em geral. Em muitos casos, com pequenos investimentos, os retornos são expressivos. Porém, certamente o melhor instrumento capaz de atenuar o problema da falta de água são as pessoas, cada uma fazendo a sua parte e conquistando mais adeptos todos os dias. Que tal começar já a colaborar com o planeta?

2 comentários:

  1. Isso sim dar gosto de ler, mas não tem comentários pois não gera disse me disse. Aqui deveria ter DISSE ME DISSE. Na minha casa, estamos economizando, pois temos consciência de que é um líquido precioso. Se não cuidar, vai faltar.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, amei essa iniciativa. Acorda Canindé para economizar água, basta querer.

    ResponderExcluir

Pedimos aos usuários que logo abaixo da caixa de comentários ao invés de anonimo, coloquem nome/url e coloquem a identificação a fim de comprovar seus cometários, é muito importante que vcs se identifiquem assim suas opiniões serão mais aceitas. Aos que persistirem no anonimato será feita a devida moderação nas palavras e afirmações comentadas.

Não utilizem palavras ou frases que ataquem ou agridam a outrem direta ou indiretamente, o portal C4 Notícias modera os comentários mas não se responsabiliza pelas opiniões deixadas por seus leitores.

att
Equipe C4 Notícias

Copyright © C4 - Notícias de Canindé | Designed With By Blogger Templates
Scroll To Top