27 junho 2013

Hospital Regional São Francisco de Canindé poderá receber apoio financeiro do governo federal.

Santas casas terão apoio financeiro em troca da ampliação do atendimento

O governo federal vai dar apoio financeiro às santas casas e aos hospitais filantrópicos do País em troca da ampliação e melhoria do atendimento, anunciou na última sexta-feira (21) o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Segundo ele, o incentivo faz parte de um conjunto de medidas para a recuperação financeira das unidades.


"Essa medida é para enfrentar um problema histórico das santas casas que têm dívidas tributárias acumuladas ao longo dos anos. Queríamos inovar na proposta, não é o refinanciamento da dívida, em que se tem que contrair novos empréstimos. É a troca da dívida por mais atendimento no SUS (Sistema Único de Saúde) à população", disse.


Para usar o benefício, o gestor da Santa Casa deve apresentar ao Ministério da Saúde um contrato firmado com o município ou o Estado, um programa com a previsão de atendimento adicional e de recuperação financeira das entidades. As dívidas tributárias acumuladas pelas entidades totalizam cerca de R$ 13 bilhões. As unidades que aderirem ao programa terão um prazo máximo de 15 anos para quitar os débitos.

A medida será encaminhada, em caráter de urgência, por projeto de lei ao Congresso Nacional. Os filantrópicos têm até o final de dezembro para aderir ao programa. Dados da pasta mostram que atualmente existem 1.753 unidades filantrópicas sem fins lucrativos, que respondem por mais de 50% do total de internações do SUS no País.

Padilha anunciou ainda que o Ministério da Saúde vai dobrar o incentivo da tabela SUS dos atendimentos dos serviços de média complexidade para as entidades que assinarem contratos com o gestor estadual ou municipal. O incentivo corresponde a um adicional de R$ 2 bilhões.

O ministro disse que as medidas já vinham sendo discutidas com as santas casas e com o Congresso. Segundo ele, no entanto, as melhorias no atendimento de saúde vão ao encontro das reivindicações feitas nos últimos dias nos protestos que têm ocorrido pelo País.

"Nossa proposta está em sintonia com que estão falando nas ruas de ampliar o investimento na saúde. Eu sinto que o que os jovens falam é 'queremos melhoria do serviço público'. A medida visa, além de realocar mais recursos, a dar maior qualidade no atendimento", destacou Padilha.

Canindé

A Sociedade Hospitalar São Francisco de Canindé, atualmente, devido a alguns problemas financeiros administrativos, vive uma situação calamitosa no sentido da organização e continuação dos serviços médicos prestados a população, devido aos atrasos em salários dos médicos, dívidas administrativas e a falta de verbas hospitalares para se manter, o Hospital Regional São Francisco está se desdobrando entre essas dificuldades para não deixar de prestar os serviços essenciais a saúde.


Já foram tomadas medidas na organização administrativa, no que diz respeito ao comando da direção do hospital, no intuito de procurar soluções e uma melhor organização no quadro funcional de médicos e funcionários, porém devido a grande problemática financeira, foram tidas como uma missão quase impossível contornar a situação, que ainda continua sem solução. Enfim a partir da matéria acima podemos começar uma discussão crítico-colaborativa para se buscar uma melhor solução para amenização do problema financeiro da SHSF, não seria essa uma alternativa para um começo de uma resolução do problema atual?.


Contando com a ajuda do Governador, Cid Gomes, estabelecida no último dia 04/04/2013 na inauguração do CEO em Canindé, que deu sua palavra que o Governo do Estado ajudaria no que fosse preciso o Hospital São Francisco, associando que o hospital também fosse beneficiado com essa medida do Governo Federal, além da parceria com o poder Público Municipal, poderíamos ter a certeza que o ganho da população seria a principal recompensa, onde teríamos um melhor atendimento hospitalar à população de Canindé e região e dias melhores na assistência à saúde de Canindé viriam. Fica a Reflexão!!!

Fonte Agência Brasil Adaptação C4 Noticias.

0 comentários:

Postar um comentário

Pedimos aos usuários que logo abaixo da caixa de comentários ao invés de anonimo, coloquem nome/url e coloquem a identificação a fim de comprovar seus cometários, é muito importante que vcs se identifiquem assim suas opiniões serão mais aceitas. Aos que persistirem no anonimato será feita a devida moderação nas palavras e afirmações comentadas.

Não utilizem palavras ou frases que ataquem ou agridam a outrem direta ou indiretamente, o portal C4 Notícias modera os comentários mas não se responsabiliza pelas opiniões deixadas por seus leitores.

att
Equipe C4 Notícias

Copyright © C4 - Notícias de Canindé | Designed With By Blogger Templates
Scroll To Top