Últimas Notícias

Secretaria de Educação promove formação de professores

Durante a manhã desta quinta-feira, 25, cerca de 50 professores da rede municipal de Canindé participaram de um curso de Formação em Língua Portuguesa. Com a mediação de um profissional da Editora Moderna, a formação teve o objetivo de socializar e esclarecer a importância das avaliações de larga escala na Educação, como o Prova Brasil e o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece).

Participaram da formação professores do 5º. e do 9º. anos, que são os profissionais envolvidos nessas avaliações. O Prova Brasil, do Governo Federal, avalia a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro. Já o Spaece, do Governo Estadual, identifica o nível de proficiência e as competências e habilidades dos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio em Português e Matemática.

Na sexta-feira, 26, a formação continua. Desta vez, para o PAIC Mais. O encontro também acontecerá no auditório da Secretaria de Educação. O PAIC Mais, do Governo Estadual, é uma extensão do Programa Alfabetização na Idade Certa. O programa propõe ações, em parceria com os municípios, para melhorar os resultados de aprendizagem dos alunos da rede pública até o 5º. ano de escolaridade.

Cerca de 40 professores são aguardados para a formação do PAIC Mais. A Secretaria de Educação está localizada no Largo Francisco Xavier de Medeiros, s|n, Imaculada Conceição.

Centro de Excelência – Em reunião na Secretaria de Educação do Estado (Seduc), em Fortaleza na última quarta-feira (17), o prefeito Celso Crisóstomo e o Secretário de Educação municipal, Marcelo Araújo, tiveram a oportunidade de apresentar para a secretária Izolda Cela, e para secretários municipais e prefeitos de 30 cidades do Ceará, a experiência do Centro de Excelência em Alfabetização de Crianças de Canindé.

Inaugurado em abril deste ano, o Centro é uma iniciativa pioneira no Estado com o objetivo de contribuir para a alfabetização plena dos educandos na idade estabelecida pelo Ministério da Educação, de acordo com os novos parâmetros do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, lançado no final do ano passado.

O Pacto quer assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do terceiro ano do ensino fundamental. O Centro de Excelência em Alfabetização de Crianças de Canindé está localizado na CE 257.

Reunião – Na reunião com a secretária Izolda Cela, os secretários e prefeitos debateram o projeto de construção de Centros de Educação Infantil (CEI) do Governo do Estado. Na ocasião, a secretária ouviu sugestões dos prefeitos para diminuir as dificuldades de colocar em prática o projeto no atual modelo. A perspectiva é que, até o final da próxima semana, sejam analisadas as propostas e definido um novo modelo que garanta o ritmo acelerado nas construções de novos CEIs.

Saiba Mais – De acordo com o atual modelo para construção de CEIs, os municípios devem comprovar a posse de terreno em área urbana com a dimensão mínima de 24,75m x 58,40m, em localização de acesso viável à população a ser beneficiada, além de garantir o provimento de água tratada, esgotamento sanitário e energia elétrica.

É indispensável que o município siga rigorosamente o padrão estrutural estabelecido pelo Governo Estadual. Os municípios também deverão comprometer-se com a contrapartida de 50% do valor global do CEI.

*Com informações da assessoria de imprensa da Secretaria da Educação do Estado.

2 comentários:

  1. Cadê o resultado da seleção para professores? Alguma previsão?

    ResponderExcluir
  2. EDITORA MODERNA promove Capacitação para Professores. NÃO SERIA ESSE O TÍTULO?

    ResponderExcluir

Pedimos aos usuários que logo abaixo da caixa de comentários ao invés de anonimo, coloquem nome/url e coloquem a identificação a fim de comprovar seus cometários, é muito importante que vcs se identifiquem assim suas opiniões serão mais aceitas. Aos que persistirem no anonimato será feita a devida moderação nas palavras e afirmações comentadas.

Não utilizem palavras ou frases que ataquem ou agridam a outrem direta ou indiretamente, o portal C4 Notícias modera os comentários mas não se responsabiliza pelas opiniões deixadas por seus leitores.

att
Equipe C4 Notícias