01 abril 2013

Canindé: açude construído pela Ematerce garante abastecimento

Presidente da Ematerce
A comunidade de Barra do Bento, distante 25 km da cidade de Canindé, região do Sertão-Central, tem garantido o abastecimento de água, para o consumo humano e animal, graças a um açude, construído em 2010, pela Ematerce – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará. 

Conta o presidente, Engenheiro Agrônomo José Maria Pimenta Lima, que a solicitação partiu da Associação Comunitária de Barra do Bento, através de abaixo assinado recebido das mãos do presidente da ONG, Raimundo Rodrigues de Sousa. “Quando recebemos a demanda, tratamos logo de visitar a comunidade e, ao chegarmos lá, percebemos, que era muito grande a dificuldade para as trinta famílias viverem numa localidade sem água; então, autorizamos a execução da obra, no valor de R$ 70.000,00 (Setenta Mil Reais), recursos do Tesouro do Estado; estamos satisfeitos, com essa ação, pois com a seca inclemente de 2012, o açude não secou e está garantindo água para toda a região”, comemora Pimenta.

No ano seguinte, 2011, com recursos do Projeto São José, foi implantado o sistema de abastecimento de àgua para a comunidade de Barra do Bento, atendendo a 30 famílias, ao custo de R$ 81.470,93 (Oitenta e um mil, quatrocentos e setenta reais e noventa e três centavos). O projeto contou com o acompanhamento do Engenheiro Agrônomo José Cleiton Nogueira, que atuou também na orientação e execução dos serviços. “O fornecimento de água encanada, nas comunidades, tornou-se um grande beneficio, pois, assim, as pessoas passaram a contar com à água na torneira dentro de casa, evitando o deslocamento para pegar água no açude, muitas vezes, carregando uma lata, na cabeça, ou se valendo do jumento-pipa”, destacou José Cleiton.


A água do açude, na comunidade Barra do Bento, além de levar água encanada para as
residências, possibilita o cultivo de hortaliças.
O próximo passo será o tratamento da água que está sendo ofertada pelos sistema na sua forma bruta. O presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, já assegurou a implantação do sistema de tratamento, e que deverá funcionar através de uma parceria entre a comunidade e o órgão executor. Enquanto isso, a Ematerce, através da gerência regional de Canindé, nos próximos dias, estará implantado projeto produtivo, na comunidade, com duas mandalas, usando também a água do açude. Enquanto isso, o casal José Martins Ribeiro e Maria de Fátima Sousa Ribeiro está lavando roupa em casa com toda a comodidade, o que antes era muito trabalhoso, por ter de levar toda a roupa e utensílios para as margens do açude. Quem também comemora é Raimundo Rodrigues de Sousa, que aproveitou também a água, para cultivar pequena horta, no quintal da casa, e, dessa feita, ter o cheiro-verde para o tempero da panela, dentre outros produtos hortifrutigranjeiros.

(Crisanto Teixeira – Jornalista lotado no Escritório Regional da Ematerce em Quixeramobim-Ceará).



Assessoria de Comunicação e Ouvidoria
Antonio José de Oliveira
antonio.jose@ematerce.ce.gov.br
Fone (85) 3217-7872
Twitter @ascomEmaterce




Portal C4 Notícias
Siga-nos nas redes sociais
Twitter - @c4noticias


0 comentários:

Postar um comentário

Pedimos aos usuários que logo abaixo da caixa de comentários ao invés de anonimo, coloquem nome/url e coloquem a identificação a fim de comprovar seus cometários, é muito importante que vcs se identifiquem assim suas opiniões serão mais aceitas. Aos que persistirem no anonimato será feita a devida moderação nas palavras e afirmações comentadas.

Não utilizem palavras ou frases que ataquem ou agridam a outrem direta ou indiretamente, o portal C4 Notícias modera os comentários mas não se responsabiliza pelas opiniões deixadas por seus leitores.

att
Equipe C4 Notícias

Copyright © C4 - Notícias de Canindé | Designed With By Blogger Templates
Scroll To Top