Header Ads Widget

Responsive Advertisement

Zoológico de Canindé irá receber quinze tartarugas apreendidas pelo IBAMA.

O Ibama do Ceará irá devolver dezenas de animais silvestres para a natureza, o retorno começa no centro de triagem de animais do Ibama, em Fortaleza. São diversas espécies, umas trezentas já chegaram ao local. Quinze tartarugas com nacionalidades diferentes esperam por um novo lar. Algumas são originárias da Amazônia, outras, dos Estados Unidos, mas todas terão o mesmo destino: o zoológico de Canindé, no sertão cearense.


As pessoas os compram os animais silvestres, ainda filhotes, de vendedores clandestinos. Quando eles ficam maiores, os donos perdem o interesse e os abandonam. Algumas tartarugas, por exemplo, foram encontradas em lagoas de Fortaleza. 

São as cores das araras que as tornam cobiçadas. O desejo dos criadores fez deste animal presa fácil para os caçadores. Algumas espécies, como a arara azul, estão em processo de extinção. Elas devem ser devolvidas à natureza nos próximos meses. Serão levadas para o Mato Grosso. 


Por ano, o Ibama faz 36 operações de devolução de animais ao meio ambiente no Ceará. Os animais são embarcados para uma viagem de duas horas até Guaramiranga, no maciço do Baturité, um dos poucos recantos de Mata Atlântica do semiárido. O novo lar fica em uma reserva ecológica. A área tem 114 hectares de mata virgem. 

É preciso escolher o lugar certo na mata para deixar cada um dos animais. O guaxinim foi deixado no lugar mais isolado da reserva. Predador e agressivo, precisa ficar o mais longe possível da ocupação humana. Os saguis não esperam muito para sair, sobem logo nas árvores e somem em meio às folhas. As cobras são mais lentas e reconhecem o terreno para depois subir nas árvores. O tamanduá de colete parece não querer sair das mãos do biólogo. Com a pequena tromba, busca comida, formigas e cupim, que estão nas fendas da árvore. 

A grande dificuldade do Ibama é encontrar áreas para reinserir os animais. São cada vez mais raras e, em muitos casos, propriedade privada. Os donos precisam autorizar o trabalho dos técnicos. 



Portal C4 Notícias
Siga-nos nas redes sociais
Twitter - @c4noticias 

Postar um comentário

1 Comentários

  1. A cada dia fico mais sem acreditar no ser humano, pois são uns verdadeiros santos quando estão fora do poder, porém quando chegam ao poder parece que ficam dominados pelo mal. É o caso o sr Prefeito. O secretário da Educação não fica atraz, palmo os senhores até um lanche estar semdo proibido o funcionario fazer. vejam bem entramos de 07 saimos 11 para o almoço, retornamos as 13 e ficamos ate as 17. alem do cancer de pele ainda irar surgir a desnutriçao. Deus não irar nos abandonar pois so podemos contar mesmo com ele. essa gente irar pagar muito caro por tudo que estão fazendo conosco. so concorda com essas decisoes quem é da mesma panelinha. superlotando de contratados de humilhando o restante.

    ResponderExcluir

Pedimos aos usuários que logo abaixo da caixa de comentários ao invés de anonimo, coloquem nome/url e coloquem a identificação a fim de comprovar seus cometários, é muito importante que vcs se identifiquem assim suas opiniões serão mais aceitas. Aos que persistirem no anonimato será feita a devida moderação nas palavras e afirmações comentadas.

Não utilizem palavras ou frases que ataquem ou agridam a outrem direta ou indiretamente, o portal C4 Notícias modera os comentários mas não se responsabiliza pelas opiniões deixadas por seus leitores.

att
Equipe C4 Notícias