Header Ads Widget

Responsive Advertisement

Vereador Julio Cesar irá requerer de deputados federais votados em Canindé, força na aprovação do projeto de lei de Nº 4.783/2009

O vereador Júlio Cesar (Alemão) irá protocolar um Requerimento na Câmara Municipal de Canindé, dirigido aos Deputados Federais que tiveram votação expressiva nas ultimas eleições no Município de Canindé, solicitando a implantação de um campus avançado da Universidade Federal do Ceará (UFC) no Município de Canindé.

Requerimento solicitando aos Deputados Federais Danilo Forte, Guimarães, Domingos Neto e Arnon Bezerra se unam a Deputada Gorete Pereira com objetivo de envidarem esforços junto ao Governo Federal- Ministério da Educação, visando retomar a discussão do Projeto de Lei Nº4.783/2009  que solicita a implantação de um campus avançado da Universidade Federal do Ceará (UFC) no Município de Canindé.

JUSTIFICATIVA:

Considerando que o município de Canindé encontra-se localizado em ponto "estratégico e geográfico" para receber esta importante unidade, dentre outros aspectos por estar no centro da região do sertão central e municípios que compõem os sertões de Canindé e Maciço de Baturité, bem como tem um grande fluxo de transportes, comércio e de turismo religioso, se posicionando no entroncamento da BR 020 que interliga Fortaleza a Brasília e CE Estadual de Canindé a região de Santa Quitéria, Serra do maciço de Baturité, Quixadá, Madalena, Quixeramobim e região dos Inhamuns.


Considerando que "a região dos sertões de Canindé, apresenta um grande número de jovens que precisam se deslocar para outras cidades e cursar suas faculdades inclusive a capital do Estado. Que na atualidade existem aproximadamente mais de 200 Estudantes Universitários de Canindé cursando Faculdade em Fortaleza, sendo obrigados a se deslocarem diariamente e retornando altas horas da madrugada, correndo riscos de sofrerem acidentes na BR 020 que interliga Canindé a Fortaleza. Além do mais os estudantes que estão no Ensino Médio vêem como sonho e preocupação a chegada da UFC para a cidade de Canindé.


Ressaltamos que, com a implantação do Campus avançado da UFC em Canindé o ensino superior público no Estado do Ceará, irá expandir permitindo que camadas menos favorecidas da população cearense tenham acesso aos cursos de graduação.


Vale salientar que a Deputada Federal Gorete Pereira autora do Projeto de Lei Nº 4.783/2009 que solicita a implantação de um Campus Avançado da UFC em Canindé, em sua justificativa ressalta em diversas oportunidades, que Estado do Ceará é um dos poucos estados Brasileiros com apenas uma universidade pública federal. Bahia e Rio Grande do Norte, por exemplo, possuem 4 e 3 universidades, respectivamente, o que revela a grande disparidade em relação ao ensino superior no Ceará e no Nordeste. Criado em 29 de julho de 1846, Canindé é um município cearense distante 115 km de Fortaleza, capital do Estado, e com população estimada, em 2010, de 78.870 habitantes. No município está inserido o maior Santuário Franciscano da América Latina, com a Maior Estátua Sacra do mundo e como estátua, perde somente para a Estátua da Liberdade nos Estados Unidos.

O campus avançado da Universidade Federal do Ceará (UFC), no município de Canindé, resulta em medida que cumpre esse princípio e que vai ao encontro dos anseios de jovens carentes, de origem humilde, que hoje têm que se deslocar mais de 100 Km em busca da valorização profissional por meio de ensino superior público, principalmente por habitarem regiões mais pobres e desassistidas do país, como é o caso da população canindeense e das cidades circunvizinhas. Destacamos que a instalação do campus avançado da UFC em Canindé CE, além do grande mérito de interiorização da universidade e a conseqüente determinação das oportunidades para uma ampla gama de estudantes que hoje após o término do nível médio, inexiste qualquer perspectiva de elevação de sua formação educacional, representará um importante passo para o desenvolvimento social, cultural e econômico de toda a região, beneficiando habitantes de outras cidades como Caridade, Paramoti, General Sampaio, Tejuçuoca, Santa Quitéria, Itatira, Madalena e Boa Viagem bem como municípios do Maciço do Baturité, que totalizam uma população de aproximadamente 350 mil pessoas. É com esse espírito que contamos com o apoio dos Deputados Federais que foram votados em nosso Município e Região dos sertões de Canindé e região.








Portal C4 Notícias
Siga-nos nas redes sociais
Twitter - @c4noticias 

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Parabéns pela iniciativa do vereador Júlio Cesar, e esperamos que os demais vereadores de nossa cidade também coloquem a mão na massa, pois nossa população há décadas está atrasada em benefícios como educação, saúde, cultura, esporte, segurança, e tantos outros. Destacamos ainda que para tais benefícios serem atingidos temos que agir de forma mais concreta com projetos e leis, é claro além da fiscalização.

    ResponderExcluir

Pedimos aos usuários que logo abaixo da caixa de comentários ao invés de anonimo, coloquem nome/url e coloquem a identificação a fim de comprovar seus cometários, é muito importante que vcs se identifiquem assim suas opiniões serão mais aceitas. Aos que persistirem no anonimato será feita a devida moderação nas palavras e afirmações comentadas.

Não utilizem palavras ou frases que ataquem ou agridam a outrem direta ou indiretamente, o portal C4 Notícias modera os comentários mas não se responsabiliza pelas opiniões deixadas por seus leitores.

att
Equipe C4 Notícias