Últimas Notícias

CANINDÉ VAI GANHAR UNIDADE DO SAMU

Na terça-feira, 12/3, o diretor do SAMU 192 Ceará, Dr. Alcy Pinheiro, esteve em Canindé conhecendo o local onde será instalada uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Segundo o secretário de Desenvolvimento da Cidadania, Segurança e Transporte (SECEDECIST), Carlos Alberto Moreira Martins, a unidade do SAMU em Canindé ficará na sede da Guarda municipal, onde também já funciona o GSU. “É uma conquista importante para nossa cidade na área da saúde. Juntamente com o prefeito Celso Crisóstomo, estamos dando nosso apoio, em parceria com a Secretaria de Saúde”, informa Carlos Alberto.
A secretária municipal de Saúde, Drª. Aline Macedo Oliveira Grangeiro, explica que a instalação de uma unidade do SAMU em Canindé é um benefício muito importante, haja vista o leque de ações que o serviço vai oferecer à população. “Estamos contentes com essa notícia, e por isso estamos oferecendo todo o nosso apoio, pois o SAMU é um serviço gratuito e um grande benefício para o cidadão”, afirmou a secretária.
O SAMU em Canindé contará com uma ambulância de suporte avançado e uma ambulância de suporte médio. Para formar a equipe, haverá uma seleção através de provas escrita e prática, onde o bom desempenho será um item importante. O SAMU exige motorista com categoria “D” e curso na área da saúde. Segundo Dr. Alcy Pinheiro, até o mês de maio a unidade do SAMU deverá ser instalada em Canindé.

O QUE É O SAMU 192
Serviço público e gratuito, 24h, que acolhe o cidadão acometido de situação de urgência clínica, traumática, obstétrica, cirúrgica ou psiquiátrica, e que, após uma avaliação médica qualificada (regulação), classifica o risco da ocorrência e envia o recurso adequado disponível, prestando o melhor atendimento no local e fazendo o transporte a um serviço de saúde hierarquizado e integrado ao SUS, quando necessário.

QUANDO CHAMAR O SAMU
♦ Transferência inter-hospitalar de doentes críticos estáveis
♦ Trabalhos de parto com risco de morte da mãe ou do feto
♦ Acidentes com produtos perigosos
♦ Situações de intoxicação exógena
♦ Problemas cardiorespiratórios
♦ Acidentes/trauma com vítimas
♦ Ocorrência de maus-tratos
♦ Situações de choque elétrico
♦ Queimaduras graves
♦ Tentativa de suicídio
♦ Crises hipertensivas
♦ Afogamentos
Fonte.: Blog da guarda.




Portal C4 Notícias
Siga-nos nas redes sociais
Twitter - @c4noticias

3 comentários:

  1. ANA MAGNA ENFERMEIRA16 de março de 2013 09:01

    O SAMU É UM PROJETO DO EX PREFEITO CLAUDIO VARIAS REUNIÃO NO ANO PASSADO FORAM FEITAS EM FORTALEZA COM O OBJETIVO DE TRAZER ESSA unidade para caninde e nessas reuniões ficou definida que o projeto seria estalado AQUI. FAZER O QUER SAIU NA NOVA ADMINISTRAÇÃO CELSO ATÈ AGORA VEM PEGANDO CARONA

    ResponderExcluir
  2. O projeto seria INSTALADO.

    ResponderExcluir
  3. Não sei quem é o autor do projeto mais de qualquer forma tomara que funcione e que seja para prestar serviços a comunidade, porque em Canindé para as Administrações tudo se tem d+ todo mundo faz d+ e o que se vê são carências enormes na Saúde pública filas intermináveis pessoas mendigando por uma ficha que quando chega sua vez acaba as fichas, falta de médicos, atendimentos de péssima qualidade. Precisamos de Socorro em todos os sentidos.

    ResponderExcluir

Pedimos aos usuários que logo abaixo da caixa de comentários ao invés de anonimo, coloquem nome/url e coloquem a identificação a fim de comprovar seus cometários, é muito importante que vcs se identifiquem assim suas opiniões serão mais aceitas. Aos que persistirem no anonimato será feita a devida moderação nas palavras e afirmações comentadas.

Não utilizem palavras ou frases que ataquem ou agridam a outrem direta ou indiretamente, o portal C4 Notícias modera os comentários mas não se responsabiliza pelas opiniões deixadas por seus leitores.

att
Equipe C4 Notícias