Últimas Notícias

Teatro Jardins de São Francisco agoniza em Canindé.

No ano de 2000, surgiu a ideia de se construir um grande teatro para abrigar o espetáculo “Francisco - O Homem que se tornou Santo” e os programas de inclusão social do Incarte.

Somente em 2006 é que o plano começou a se concretizar com a aquisição de terreno e construção da primeira etapa do Teatro Jardim de São Francisco, um espaço especialmente construído para abrigar o evento. 

Acontece que no dia 24 de julho de 2010 foi anunciado o fim do espetáculo por seu produtor e diretor, José Alberto Simonetti. Após o anuncio o local ficou abandonado em meio a sol, chuva e mato, sem nenhuma preocupação com sua infraestrutura. 


O portal C4 noticias visitou o local pelo lado de fora devido a impossibilidade de adentrar em seu interior, e percebemos que encontram-se de fato abandonado e percebe-se que algumas telhas e caibros não estão mais no local, não se sabe se caíram ou foram roubadas. (como aconteceu no romeirão). 


O espetáculo teve inicio no ano de 1999 as apresentações, começavam por volta de 19h e tinham duração de duas, a peça foi assistidas por mais de 170 mil pessoas e comoveu romeiros e canindeenses, durante todo o período em que foi encenado. O grande fascínio do espetáculo está na própria história de São Francisco de Assis e na forma que se retrata a vida do santo. Ao ar livre, a peça era encenada para aqueles que, vinham de longe para assisti-la e pedir a bênção do santo. Os 350 integrantes do elenco davam forma e cor à sua famosa história. 


O projeto, uma promoção do Instituto de Cultura e Incarte e Limite Z, tinha o apoio institucional do governo do Estado do Ceará, o patrocínio da Oi & Oi Futuro e do governo Federal, através da lei federal de incentivo à cultura, além do patrocínio de SP Combustíveis. 


Além da participação de atores de renome como Kátia Freitas, Lucinha Mezezes, Roberto Reial, Zé Tarcisio, Ivonildo Praciano, Simone Bellin, Ary Sherlock e muitos outros, contava com a maioria dos componentes do elenco de jovens atores de Canindé. 


Esperamos que o novo governo possa resgatar o espetáculo novamente e reerguer os Jardins de São Francisco, para que o local possa ser um celeiro de oportunidades para os atores canindeenses, não só através do espetáculo “Francisco o homem que se tornou Santo” como também através de outros, a exemplo de Pacatuba que encena a “Paixão de Cristo”. 

O espetáculo em Pacatuba é contemplado pelo edital do Ponto de Cultura do Estado, o que lhe rendeu em 2008 o repasse de R$ 180 mil em três anos. O valor é utilizado exclusivamente na capacitação do elenco, formado por pessoas da própria comunidade e regiões vizinhas. A produção, bancada pela Prefeitura, ainda incrementa o comércio local e gera mais de 200 empregos indiretos. 


Acompanhe fotos do Jardim de São Francisco hoje:










Portal C4 Notícias
Siga-nos nas redes sociais
Twitter - @c4noticias 

Nenhum comentário

Pedimos aos usuários que logo abaixo da caixa de comentários ao invés de anonimo, coloquem nome/url e coloquem a identificação a fim de comprovar seus cometários, é muito importante que vcs se identifiquem assim suas opiniões serão mais aceitas. Aos que persistirem no anonimato será feita a devida moderação nas palavras e afirmações comentadas.

Não utilizem palavras ou frases que ataquem ou agridam a outrem direta ou indiretamente, o portal C4 Notícias modera os comentários mas não se responsabiliza pelas opiniões deixadas por seus leitores.

att
Equipe C4 Notícias