Últimas Notícias

CONFIRA ABAIXO O EXPEDIENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE CANINDÉ NA SESSÃO DO DIA 15/02/2013


TRIBUNA POPULAR 

A sessão teve inicio às 9h:26 min. fizeram uso da tribuna popular, uma representante da localidade de Bonitinho, onde fez algumas exigências básicas, que já estão preceituadas na constituição federal e o Sr. João Batista, solicitando a realização de uma campanha solidária em prol do Sr. Mozar Pereira, que necessita de uma Prótese. 

PEQUENO EXPEDIENTE
1º ORADOR (A) – Jane Gomes da Silva 

Em sua fala fez um breve agradecimento a Deus pelas chuvas que banharam o nosso município, e solicitou do prefeito Celso, mais atenção aos moradores da localidade JACURUTU, que há anos vem sofrendo por falta de políticas públicas no sentido de melhorar a infraestrutura nas escolas e vias que dão acesso à localidade.



2º ORADOR (A) – Júlio Marques Ferreira Lima (Alemão)

Mostrou-se muito feliz com a chegada das chuvas, e desejou que a mesma perdure por mais tempo para a alegria de todos nós sertanejos. 

Ainda neste primeiro momento, fez referencia a criação de uma lei que obriga o município a criar um fundo municipal especial de ações emergenciais, para combater de modo instantâneo os problemas decorridos de desastres naturais. Solicita da Sec. De Agricultura urgência na distribuição das sementes. E pede apoio de todos os vereadores no empenho para trazer para Canindé novos cursos de ensino superior, já que os disponíveis não atendem, mais as necessidades locais.

3 º ORADOR (A) - Karlinda Cidio Mendes Coelho

Destaca também sua preocupação em relação aos universitários, e solicita melhorias por parte da Secretária da Educação, que nesse inicio de gestão sofre por tamanha desorganização na locação dos profissionais e na contratação de novos funcionários.



4 º ORADOR (A) – Francisco Ferreira Justa. 

Em sua fala o parlamentar diz que não seria preciso criar um Fundo reservado para desastres, já que as leis já existentes obrigam o município a ter esse fundo. Referindo-se a moradora da localidade de Bonitinho, o mesmo diz que ela pede como se tivesse pedindo a Deus, mas que os problemas poderiam sim ser resolvidos desde que houvesse interesse por parte dos políticos. Porque dinheiro tem, não fazem porque não querem.

GRANDE EXPEDIENTE
1 º ORADOR (A) – Jane Gomes da Silva.

Apenas usa o espaço para convocar a comissão da Educação para uma reunião, e se possível também a presença do Secretário de Educação.

2 º ORADOR (A) – Francisco Abreu Barros (Chico Conde)

O parlamentar usou sua fala e fez referências ao uso das pipas para resolver a escassez de água no sertão, classifica-o como um trabalho em vão, os gastos são orbitastes para o aluguel de uma pipa, o melhor segundo ele seria aplicar esse dinheiro na perfuração de poços, ai sim resolveria os problemas da seca. Ainda em sua fala cobra do município, os repasses que ainda não foram feitos para a agricultura um montante de 10%.

3 º ORADOR (A) – Romulo Magalhaes Cruz. 


O parlamentar parabenizou o prefeito Celso e o Sec. Jander pelo o carnaval, que mesmo sem dinheiro no município, mas com a colaboração de todos foi possível à realização do evento.

4 º ORADOR (A) – Karlinda Cidio Mendes Coelho. 


Mas uma vez aponta falhas na Sec. da Educação, a exemplo a Escola Melvin Jones, que está sem aulas devido à falta de energia na escola, proveniente do não pagamento da conta de energia. 

A vereadora destacou que não quer fazer perseguição e compreende que a real situação do município é caótica, mas EDUCAÇÃO, SAÚDE E FALTA D’AGUA, o cidadão não pode esperar muito tempo, e a falta de organização na Sec. da Educação prejudica mais ainda. Ainda em sua fala, afirma que a merenda escola não deve faltar no inicio do ano, já que a gestão passada já deixou merenda comprada suficiente para o começo do ano. 

5 º ORADOR (A) – Júlio Marques Ferreira Lima (Alemão) 

Com voz altiva em bom som, começa sua fala expondo o comunicado que recebeu da Ouvidoria Geral do Estado, em resposta ao requerimento enviado por ele e o vereador Edson da Pinheiro, solicitando a criação de uma unidade do Corpo de Bombeiros em nosso município. 

O vereador informou que a resposta do órgão foi: “no momento não seria viável, e que no futuro talvez sim” o vereador ( Alemão) deixou claro que não irá desistir já que quando foram implantar o Centro Nefrologia também disseram que não seria viável e hoje Canindé é referencia e atendimento a 14 municípios do Estado do Ceará. 

Destaca também a falta de políticos maiores para trazer para Canindé recursos para seu crescimento, haja vista que 240 deputados foram votados em nosso município por isso passamos por maus bocados, por falta de um representante na esfera estadual.
Ainda em sua fala, tenta repassar tamanha é sua revolta com a má distribuição da renda que em grande parte evapora. Solicita a restauração do Mercado Público.

6 º ORADOR (A) – Manoel Barroso de Araujo (Manin Barroso)

Fez um requerimento verbal para um estudo fotográfico do açude da localidade Cachoeira dos Alves, e destaca o excelente atendimento do Centro de Nefrologia, complementando a fala do vereador alemão.

7 º ORADOR (A) – Zeleide Araujo Ferreira

Parabeniza e destaca a mesa diretora em especial o presidente da casa pela feliz idéia do uso da tecnologia para a transmissão das sessões da câmara, para as pessoas que não podem ir até o plenário, por meios de rádios e internet. E mais uma vez abre a problemática da falta de água e pede com urgência políticas voltadas para o combate à seca. Pede a mesma que os políticos tenham carinho por Canindé, e que ainda é muito cedo para detectar erros, e novamente pede o empenho dos 15 vereadores para buscar o crescimento do município.

8 º ORADOR (A) – Francisco Ferreira Justa.

Parabeniza o Sec. Jander pela realização do carnaval e concorda com o vereador Chico Conde, no que tange aos aluguéis dos carros pipas. “todo o dinheiro gasto nas pipas daria para resolver a problemática das secas” O vereador denuncia ainda que alguns carros pipas, não despejam toda água ficando com a metade para facilitar seu trabalho.
Fala ainda da recuperação dos calçamentos do nosso município, mas o processo é muito lento, necessita de licitação e demora muito. 

9 º ORADOR (A) – Pedro Mirialdo Marques Uchoa

Com essas chuvas suas esperanças são alimentadas por um bom inverno, mas mesmo assim a preocupação não pode de parar. E que os problemas da seca, carece de projetos por partes dos políticos, para o combate da estiagem nos períodos de secas, já que nossa quadra invernosa é apenas de 4 em 4 anos. Reforça o pedido da comunidade do Bonitinho, e que irá trabalhar para buscar os recursos que foram perdidos para essa localidade. Também se coloca a disposição para a busca de novos cursos para as faculdades já existentes no município, reforçando a fala do vereador alemão, destaca ainda a importância das transmissões das sessões.


EXPLICAÇÕES FINAIS
Heitor Pessoa relata que pessoas chegaram até ele e comentaram sobre cobranças feitas pela a prefeitura aos camelos, para expor suas vendas na praça durante o carnaval, e que o mesmo irá averiguar o caso.

CHAMADA DOS VEREADORES 
Alexandre: justifica sua saída do plenário
ATRASADOS

Francisco Alan de Oliveira Uchoa (Panta) chegou as 10h:02min e ao sair não deixou justificativa . A sessão foi encerrada as: 12h:36min.








Texto adaptado do Sr. Carlos Dias, publicado no Facebook.


Portal C4 Notícias
Siga-nos nas redes sociais
Twitter - @c4noticias 

11 comentários:

  1. os vereadores Alexandere e Panta irão fazer igual ao ano passado sempre que der vão fugir das responsabilidades.....

    ResponderExcluir
  2. besta é o povo que elege uns cabra desses.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Alemão e vereadora Karlinda, Vamos gritar pelo povo na saude, educação, chuva, cultura ou religião seja sempre coerente com suas atitude e terar a aprovação da maioria.
    jane bom brigar pelo seu interior mais caninde tem ums 55 municipios

    ResponderExcluir
  4. temos na regiao um profissional capaz de divulgar o uso consciente de agua o ex secretario VALDEMIR TOMÉ esse rapaz e super capacitado eu tive com o mesmo na quinta feira e esta dando palestras em 2 municipios,perguntei ao mesmo sobre caninde e ele disse que apesar de tdo era muito grato a oportunidade que teve de mostrar seu trabalho.prefeito celso chame o converse com ele pois tem trabalho de educaçao ambiental e tem todas condiçoes de desenvolver um trabalho no uso conciente d agua,nao sei se ele terá tempo.esse profissional veio para a gestao errada, alem de ser um cidadao . ana luiza lopes.

    ResponderExcluir
  5. POVO, CANINDÉ TEM QUE ACABAR COM ESSES FÃS CLUBES. ELE FAZ PARTE DAS PIORES ADMINISTRAÇÕES QUE JÁ EXISTIU EM CANINDÉ, AGORA A RENOVAÇÃO CHEGA, E OS PIORES QUEREM FAZER PARTE, NÃO, NÃO CELSO.

    ResponderExcluir
  6. Vereadora, Jane Gomes, parece que a senhora só precisa de 4 anos mesmo, os seus eleitores ainda estão esperando o seu agradecimento dos votos, pois até a presente data, a senhora ainda não foi em nenhuma emissora de rádio e nem em nenhuma comunidade agradecer os mesmos. 4 anos passa rápinho e logo a senhora estará batendo nas portas novamente dos eleitores e claro os mesmos estarão lhe esperando para lhe dar a resposta, assim como foi dada a muitos que perderam a eleição.

    ResponderExcluir
  7. Nessa prefeitura nova,ao inves de dar continuidade as pequenas coisas que deram certo na gestao anterior(tinha muita coisa errada mas o meio ambiente tinha um senhor serio e correto ele foi na casa do meu tio e explicou porque nao deveria fazer queimadas, chegou explicou foi huminde e pediu a colaboraçao, so depois disse que era o secretario, se fosse outro ja chegava com prepotencia e com a lei na mao.

    ResponderExcluir
  8. MEU COMENTARIO: li o comentario feito por ana luiza e vi que incomodou umanonimo sobr o ex secretario VALDEMIR TOME,na minha visao ele trabalhou tentou unir as pessoas, mas no caninde nao dao valor .acho que nem ele quer mais voltar a trabalhar em caninde,deveiamos tratar melhor as pessoas, nossa cidade precisa de quem trab idependemte de qualquer coisa,pelo que me consta e pelo que vi esse cara poderia ajudar muito, como foi da gestao do claudio ele e tratado com indiferença,ja se perguntaram oque ele acha de td isso, dessa ciumeira,tanta gente fala bem dele será porque?alem de tdo ajudou muita gente inclusive meu amigo ivan oliveira, vc que critica fez oque.

    ResponderExcluir
  9. comentario inresponsavel.acompanhei de perto o valdemir tome, pois trab em outra secretaria e o rapaz so fez o bem tentou trabalhar, ate sua sala chei d vicios ele moralizou.e uma decdepçao para mimque nasci aqui amo caninde ja sofri tanto e qdo chega um cara cheio de coisas boas vi muitas vezes ele sendo usado ,ate sexta basica ele dava do bolso delle p ajudar func comsalarios atrasados . e um inresponsavel desce chama o rapaz de PIOR, ESSA ISTORIA DE FA CLUBE E PIADA DE CIUMENTO, vou tentar localizar ele e dizer destes comentarios, o cara nem aqui ta mais e e tratado assim vc deveria ir na prefeitura saber de quem conviveu com ele.

    ResponderExcluir
  10. Jane seja sempre batalhisa pelo seu povo e nao pela corupcao.seja digna e especial para seu povo humilde que lir espera mas uma vez por vc nessa cadeira dessa prefeitura vc merece esse cargo vc e seu esposo ,digna e sempre lutadora por nós te esperarmos mas uma vez...

    ResponderExcluir
  11. Jane seja sempre guerreira batahadora pelo seu povo ,tee esperamos mas uma vez,somos por vc.

    ResponderExcluir

Pedimos aos usuários que logo abaixo da caixa de comentários ao invés de anonimo, coloquem nome/url e coloquem a identificação a fim de comprovar seus cometários, é muito importante que vcs se identifiquem assim suas opiniões serão mais aceitas. Aos que persistirem no anonimato será feita a devida moderação nas palavras e afirmações comentadas.

Não utilizem palavras ou frases que ataquem ou agridam a outrem direta ou indiretamente, o portal C4 Notícias modera os comentários mas não se responsabiliza pelas opiniões deixadas por seus leitores.

att
Equipe C4 Notícias