Header Ads Widget

Responsive Advertisement

Açude Souza entre os reservatórios com volume de água mais baixo do Estado.


Dos 139 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), em parceria com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), 70 apresentam volume abaixo de 30%. Atualmente o único reservatório que acumula um volume acima de 90% é o açude Gavião, reservatório que atualmente está com 31 milhões de m3 de água, o que representa 93% da sua capacidade total.

Entre os reservatórios que apresentam o volume abaixo de 30% estão o Broco (5%), localizado no município de Tauá, Cipoada (6%), no município de Morada Nova, Pirabibu (3%), localizado no município de Quixeramobim, Souza (8%), reservatório do município de Canindé, Potiretama (8%), localizado no município de Potiretama, e Quixabinha (3%), localizado no município de Mauriti.


De janeiro de 2012 a fevereiro deste ano o volume acumulado no Estado caiu cerca de 25%. No início de 2012 o volume era de 70,93%. Atualmente o volume acumulado é de 45,86%. No entanto, apesar do grave período de estiagem que atinge todo o estado do Ceará, considerado um dos piores dos últimos 40 anos, o volume acumulado nos reservatórios cearenses é de 8 bilhões de metros cúbicos de água, quantidade considerada aceitável pelos técnicos da Companhia diante do quadro de estiagem que afeta o Ceará.

Além disso, em busca de minimizar os efeitos da estiagem, o Governo do Estado do Ceará, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), da Secretaria das Cidades, da Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), da Superintendência de Obras Hidráulicas e da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), investirá cerca de R$ 6 bilhões em ações que visam combater os efeitos da seca, dentre as quais estão a construção de adutoras, cisternas de placas e a recuperação de poços artesianos.

Além das novas ações no combate à estiagem, os investimentos realizados pelo Governo do Estado do Ceará em infraestrutura hídrica nos últimos anos, como é o caso do Eixão das Águas, que teve o trecho IV inaugurado recentemente pelo governador Cid Gomes, garantem a segurança hídrica necessária ao consumo humano, industrial e de outros usos.

Maiores informações: www.cogerh.com.br ou http://www.hidro.ce.gov.br/  (Portal Hidrológico do Estado do Ceará)

Assessoria de Comunicação da Cogerh


Portal C4 Notícias
Siga-nos nas redes sociais
Twitter - @c4noticias 

Postar um comentário

0 Comentários