Canindé

[Canindé][bleft]

Regional

[Regional][twocolumns]

O Desafio Político-Administrativo de Canindé


A eleição do vereador PEDRO MIRIALDO MARQUES UCHOA (PSC) à Presidência da Câmara Municipal no dia primeiro do ano de 2013, seguida da posse do Prefeito FRANCISCO CELSO CRISOSTOMO SECUNDINO (PT) inicia mais uma disputa político-administrativa entre o Poder Executivo e o Legislativo do Município de Canindé.

Pedro Mirialdo foi eleito para presidir a Casa Augusta Canindeense com o apoio de nove vereadores, enquanto o prefeito Celso Crisóstomo conseguiu reunir apenas cinco componentes da Câmara Municipal para a sua base de apoio. Houve a abstenção de um edil.
Em primazia temos a leitura de que a adesão de dez vereadores à eleição do vereador Pedro Mirialdo (PSC) acena para a articulação de lideranças políticas que acreditam na possibilidade de uma nova eleição no Município de Canindé. 

Ora, é do Prefeito a prerrogativa única e intransferível da livre nomeação e exoneração sobre um grandioso número de cargos na Administração Pública. É fácil concluir então, que o Presidente da Câmara que faz oposição ao prefeito é como uma gota d’água que mede força contra um oceano. 

O manejo estratégico da “máquina administrativa” pode reverter à situação para puxar vereadores da oposição para a base de apoio do prefeito a tal ponto de conquistar a adesão do próprio presidente da Câmara. Para o prefeito Celso Crisóstomo o caminho será realizar ajustes na composição do primeiro e segundo escalão da Administração para evitar o risco de privilegiar acentuadamente o Partido dos Trabalhadores em detrimento do amplo apoio que veio de outras agremiações partidárias que compuseram a coligação de forças que construíram a vitória eleitoral. 

É preciso, portanto, nestas circunstâncias, evitar qualquer precedente de favorecimento pessoal e partidário que prejudique o interesse coletivo. A viabilidade administrativa tem como pressuposto determinante o apoio da maioria dos componentes do poder Legislativo. Competência, responsabilidade e compromisso devem prevalecer. 


SABATINA na Câmara Municipal de Canindé

Recomenda bem, é importante destacar, que o Presidente da Câmara Municipal convide a população de Canindé e a imprensa para proceder a uma sabatina dos cidadãos nomeados para compor o primeiro escalão da Administração do Prefeito Celso Crisóstomo começando pelo chefe de gabinete, cada um dos secretários, dirigentes do SAAE, FUNTEC, SEDESCIST, Instituto de Previdência Municipal de Canindé, Procuradoria Geral do Município, Guarda Municipal e Ouvidoria para que o cidadão contribuinte saiba exatamente quem são e se possuem conhecimento técnico, experiência comprovada e histórico de compromisso para merecer a confiança da população de Canindé. É preciso entender que o Prefeito é o Gestor da Município e não o seu dono. 

Isso se chama o Direito da Participação Política onde o cidadão além de votar tem sua valorização reconhecida nas decisões administrativas.Tal iniciativa é imprescindível por se constituir no pressuposto indispensável à consolidação de uma gestão administrativa de políticas públicas que restituam o bem estar ao cidadão do Município de Canindé. 

Enquanto o prefeito administra e os vereadores acompanham, o cidadão participa e cobra resultados tanto por ser o destinatário dos serviços prestados pela administração pública como pelo fato de ser o responsável pelo pagamento da conta, digo, dos tributos que vão custear os proventos, remunerações, salários, subsídios, diárias e comissões daqueles que trabalham para o Município de Canindé...

Crônica enviada ao Portal C4 por
André Noronha Brasil
Acadêmico de Administração em Gestão Pública
Universidade Federal do Ceará - UFC



Portal C4 Notícias
Siga-nos nas redes sociais
Twitter: @c4noticias


Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

4 comentários :

  1. pERGUNTA SE O CONCURSO FOI PRORROGADO OU SE VAI SER PRORROGADO....

    ResponderExcluir
  2. O concurso foi prorrogado sim!

    ResponderExcluir
  3. VOCÊS SÃO BONS. PARABÉNS.

    ResponderExcluir
  4. afinal o concurso foi prorrogado ou vai haver outro concurso neste ano de 2013, porque o numero de pessoas que aguadam ser chamado e muito e tambem visando o numeros de contratados que eu acho que ja estar alem da conta recomendado pelo ministerio publico. é hora dos gestores municipal divulgar alguma coisa oficial para a nossa populaçao

    ResponderExcluir

Pedimos aos usuários que logo abaixo da caixa de comentários ao invés de anonimo, coloquem nome/url e coloquem a identificação a fim de comprovar seus cometários, é muito importante que vcs se identifiquem assim suas opiniões serão mais aceitas. Aos que persistirem no anonimato será feita a devida moderação nas palavras e afirmações comentadas.

Não utilizem palavras ou frases que ataquem ou agridam a outrem direta ou indiretamente, o portal C4 Notícias modera os comentários mas não se responsabiliza pelas opiniões deixadas por seus leitores.

att
Equipe C4 Notícias


Prefeitura

[Prefeitura][grids]

Ceará

[Ceará][list]

Nacional

[Nacional][bsummary]

Plantão Policial

[plantão policial][threecolumns]