Últimas Notícias

Fim da Gestão Desastrosa do Esporte em Canindé

Tudo Depende da Escolha

A grandiosa reviravolta popular que elegeu o prefeito Celso Crisóstomo representou uma reação firme e forte da cidadania contra o mar de corrupção que inundou o Município Canindé nos últimos anos afogando quase todas as suas virtudes ao sufocar os mais variados setores de prestação dos serviços públicos entre estes o Esporte.

A Gestão do Esporte no Município de Canindé passou por maus momentos em face de indicações de apadrinhados políticos que sequer possuíam certificação para gerir os assuntos relacionados à prática esportiva. Desvios de finalidade dos recursos direcionados a gestão do esporte no Município de Canindé fez muita criança e adolescente se desviar para o ócio e cair na devassidão das drogas e do abandono estudantil.

Em tempos de eleição é muito comum ver candidatos oferecendo fardamento esportivos, bolas, redes e apitos para as agremiações esportivas tanto da periferia urbana de Canindé quanto das localidades onde se pratica o futebol na zona rural do Município. Isso nunca deveria faltar em tempo nenhum. Por que somente em tempos de eleição?

Sem demérito dos profissionais e lideranças que se dedicam ao esporte no Município de Canindé, foi à falta de compromisso político dos últimos prefeitos que deixou em total abandono a realização constante e periódica de atividades e competições de futebol de campo e salão sem mencionar o voleibol, handebol, ciclismo, atletismo e diversas outras atividades sócio-culturais como gincanas entre outros eventos de grande envergadura em praticamente toda a extensão territorial do Município de Canindé.

Enquanto faltou responsabilidade e compromisso político, sobrou muita gente incompetente que nada fez pelo esporte e muita gordura na barriga de gestores públicos que não direcionaram recursos para o esporte, que hoje agoniza vergonhosamente em todo o Município de Canindé.

Realizar uma Gestão Esportiva de excelência não é uma tarefa muito fácil quando se trata de cobrir a quarta maior extensão territorial do Estado do Ceará para realizar um trabalho com crianças, adolescentes, jovens, adultos e até idosos em praticamente toda a zona urbana e rural do Município de Canindé.

Tal intento somente pode ser alcançado quando a sensibilidade e inteligência política do prefeito municipal fazem a opção correta em escolher e conceder “carta branca” a figuras do mais alto preparo técnico que possuam um robusto histórico de serviços prestados à causa esportiva. Nomear alguém capaz resgatar o pleno desenvolvimento da gestão esportiva em todos os seus quadrantes e sacudir a cidade e o sertão a ponto de fazer o prefeito ser reconhecido, aplaudido e respeitado por tratar bem o cidadão na sua mais nobre paixão: o futebol. Aqui o prefeito deve pensar mais em si do que no apadrinhado que não serve de nada.

O Município de Canindé possui instalações e áreas abertas para as mais variadas práticas esportivas tanto na zona urbana quanto nas sedes distritais e também em mais de quatrocentas localidades rurais espalhadas pelo quarto maior Município do Estado do Ceará.

O prefeito Celso Crisóstomo deve repensar melhor e evitar o apadrinhamento dentro do seu grupo político, pois é mais sensato e coerente buscar atender a um dos mais gritantes apelos de milhares de cidadãos canindeenses tanto da zona urbana quanto rural que faz muitos anos que ainda esperam pela melhor indicação para resgatar e gerir os destinos esportivos do Município de Canindé, considerado um dos mais vergonhosos do País.

Se o Prefeito Celso Crisóstomo visitar as mais de quatrocentas localidades do Município de Canindé e perguntar quem conhece e o que realizou o Professor Thór em matéria de serviços prestados ao esporte e à cidadania nos últimos trinta anos entenderá e compreenderá a presente crítica-sugestão.

Certamente saberá por que o professor Thór sempre foi uma liderança esportiva da preferência política dos prefeitos tanto de Canindé, como de Itatira, onde foi secretário de Esportes, com também de Caridade onde elevou o Município de Santo Antonio ao mais alto pedestal da Região Centro Norte ao conseguir chegar à final do Intermunicipal do Estado do Ceará.

Professor Thór projetou e realizou o Campeonato Inter-Distrital com a participação de 132 cento e trinta e duas equipes da zona urbana e rural promovido pela Prefeitura Municipal de Canindé ofertando material esportivo, recursos logísticos, arbitragem e pleno apoio às equipes participantes no ano de 1996. A competição foi recordista nacional em número de equipes. Não falhou um evento sequer, ressalte-se.

Sua Excelência, o Senhor Prefeito Celso Crisóstomo, querendo, poderá ficar conhecido como a figura política que resgatou a dignidade do esporte do Município de Canindé perante toda a comunidade esportiva do Estado do Ceará. Para tanto, será determinante escolher quem tem histórico de melhor domínio de causa e mais de vinte anos de serviços prestados ao esporte tanto na zona urbana quanto na zona rural do Município de Canindé...

André Noronha Brasil

Acadêmico em Administração em Gestão Pública

Universidade Federal do Ceará UFC

12 comentários:

  1. POR FAVOR AMIGOS,GOSTARIA DE SABER SE O ATUAL SECRETARIO MUNICIPAL DE ESPORTES(OU SEJA O RESPONSAVEL PELO ESPORTE DO MUNICIPIO)TEM FORMAÇAO NA AREA, TEM EXPERIENCIA COM ESPORTE E LIGADO AO ESPORTE?POIS SEGUNDO O PREFEITO TEMPORARIO O CRITERIO E TECNICO, SERA MESMO NESTE CASO?

    ResponderExcluir
  2. Caro André Noronha,fico pensando em que sentido você se refere as pessoas de Canindé. Aqui existe sim muitas pessoas carentes, porém também existe pessoas capazes de sobresair bem em certas atividades que a elas são imcubidas.Veja só.Você é natural de Canindé e é hoje um conterrâneo nosso que teve sucesso na vida. Não entendo porque o senhor enciste em falar mal de berço onde saiu.O senhor já pensou que, por nascer em Canindé, não poderia um dia ser alguém na vida? Pois bem, temos em nossa cidade,, assim como o senhor pessoas capacitadas e competentes que também podem subir na vida executando toda e qualquer fução que lhe são confiadas. Faz-se necessário lembrar-lhe que quando falamos mal do lugar que nascemos, estamos falando mal de nós mesmos.Quanto aos farofeiros que nossa cidade recebe, como o senhor mesmo se referiu assim a nossa romaria em uma de suas publicações, devemos a eles a sobrevivencia de muitos habitantes de nossa cidade. Eu poderia muito bem divulgar de várias formas esse jeito discrinatório que senhor se referiu aos devotos de São Francisco e acionar o ministério público, pois isso é uma ofensa coletiva a diversas pessoas que visitam nossa cidade que merecem respeito.
    Quanto a formação do Secretário de Cultura e Esporte de nossa cidade,com certeza t~em gabarito para exercer a função que lhe foi confiada. Certamente esses comentários vulgares que fazem a respeito do mesmo, deve ser de pessoas despeitada e sem capacidade para trabalhar a favor do povo Canindeense.
    Senhor André Noronha, reveja seus comentário...

    ResponderExcluir
  3. Espero que publiquem esse comentário. Estou assumindo a Cultura e o Esporte e é bem verdade que minha formacao é mais na area Cultural, os Canindeenses sabem disso. Porem, ja montamos uma equipe eficiente de desportistas para junto comigo desenvolver o Esporte no municipio: Glaydson Medeiros, Luciano Alves, Chiquinho, Medereiros do ginasio, Marcelo Lopes e Arimateia todos ligados ao esportes e nuncam tiveram apoio e oportunidade para desenvolver um trabalho, alem da parceria com a Liga Desportiva. Da minha parte sou determinado e nao me afastarei da responsabilidade de bater na porta de quem direito para movimentar o esporte em Caninde. Nesse final de semana ja realizamos O1 Cursos de Arbitragem em Futsal com 89 formados e nos proximos dias tem outro de arbitragem em Futebol de Campo e 01 de Ginastica Ritimica e conseguimos o projeto Esporte na minha Cidade. É pouco eu sei, mas nos ultimos anos isso nao era comum em Caninde, nem dentro de 04 anos e muito menos dentro de 28 dias. Acolho a critica e respeito a indicacao do colega Andre Noronha sobre o Tho, posso nao ter a mesma formacao que ele, mas tenho o mesmo desejo de ver o nosso Esporte valorizado. Por isso peco que nao subestimem a nova gestao se ainda nao tivemos tempo de mostrar pra viemos.

    ResponderExcluir
  4. Nós, idealizadores do portal C4 noticiais, também conhecemos de perto o trabalho compromissado e vitorioso do Sec. Jander Silva, a frente de outros projetos ao longo desses muitos anos em nossa cidade, tanto em sua banda “Código de barra” como nos eventos grandiosos realizados pela paróquia na festa de São Francisco. Acreditamos no trabalho da equipe formada pelo Sec. porque também conhecemos de perto o trabalho de cada um, dentro do Esporte canindeense. Deixamos esse canal à inteira disposição para divulgar as ações e eventos de sua pasta.

    ResponderExcluir
  5. Thor, professor Thor, alguém já viu esse moço ministrar aulas? Para mim, professor de verdade é aquele q rala em sala de aula junto com seus educandos. Penso André Noronha q esse senhor já teve sua oportunidade, esses jovens da nova equipe estão por mérito, são bravos, qdo entram numa competição é pra valer, Chiquinho, Arimateia e Medeiros são batalhadores e podem fazer muito pelo esporte canindeense. Chega de aproveitadores!!!

    ResponderExcluir
  6. Manoel Pereira Alves27 de janeiro de 2013 16:23

    Também comentei a respeito das ações administra-
    tivas a que se propõe o Secretário Jander, do Es
    porte e Cultura. Acho que com o apoio do Prefei-
    to CELSO, assim como as indispensáveis parcerias
    privadas, o secretário tem tudo para acertar nas
    iniciativas próprias da sua pasta. Não conheço
    pessoalmente o gestor e nem a sua equipe de tra-
    balho mas, segundo o que já vem mostrando nesses
    poucos dias de gestão, bem dá pra ver que o se-
    cretário busca acertar. O seu relatório mostra
    o que já realizou neste pequeno espaço de tempo,
    e o "C4" foi testemunha disso segundo testemunho
    dos seus editores. Parabenizo a todos, augurando
    mais e mais realizações nessa área do poder pú-blico municipal, de vez que sou um entusiasta do
    esporte e da cultura no desenvolvimento da juven
    de canindeense. MANOEL JOÃO, colaborou.

    ResponderExcluir
  7. ANDRE NORONHA BRASIL27 de janeiro de 2013 19:27

    Esclarecimento.

    Acolho com bastante respeito os comentários dos leitores sobre as minhas manifestações do pensamento, o que sempre faço de modo firme e coerente.

    Quero deixar patente o trecho onde faço respeitosa referência às lideranças esportivas do Município de Canindé, conforme segue:

    “Sem demérito dos profissionais e lideranças que se dedicam ao esporte no Município de Canindé, foi à falta de compromisso político dos últimos prefeitos que deixou em total abandono a realização constante e periódica de atividades e competições de futebol de campo” (grifos – Artigo: Fim da Gestão Desastrosa do Esporte em Canindé)...

    A Defesa é do Esporte

    A crítica não se dirige a nenhum profissional da categoria e muito menos aos dirigentes atuais, que deveriam ter sido apresentados em ato solene a população em face da importe envergadura do esporte para o conjunto da sociedade.

    Instar que se evitem os erros do passado onde dirigentes políticos não valorizaram o setor do Esporte no Município de Canindé é necessário e imprescindível. Muitos de nós sabemos muito bem como se encontrava o Esporte regido pela Prefeitura de Canindé, convenhamos.

    Corretíssima a Escolha na Cultura

    Quanto ao Secretário Jander Silva, figura que admiro pelo talento e respeito pela estima de cidadão, concordo que foi uma das escolhas mais acertadas do Prefeito Celso Crisóstomo para gerir os destinos da cultura na sua Administração. O exponencial desempenho artístico do Secretário de Cultura Jander Silva é inquestionável. Seria importante analisar o desmembramento da Gestão da Cultura e do Esporte para que não fiquem dúvidas ou interpretações equivocadas.

    Ensino de Música na Educação Básica

    Tenho publicado inclusive um apelo para que o Prefeito Celso Crisóstomo, o Secretário de Cultura Jander Silva e o Secretário de Educação tomem a iniciativa de efetivar o ensino de música obrigatório na Educação Básica e mostrar para o Brasil o verdadeiro valor de Canindé.

    Exercício da Cidadania

    Nas mais difíceis situações vividas pela população canindeense nos últimos dezessete anos por conseqüência de má gestão na Administração Pública de Canindé sempre me posicionei no livre direito da manifestação do pensamento para recomendar, sugerir e apontar caminhos para o bem estar do cidadão.

    O direito da participação política do cidadão é algo que se faz por abnegação e compromisso. Foi confiando na abertura democrática do prefeito Celso Crisóstomo que recomendei o nome do Professor Thór, pois além de ser afinado com os membros da nova conjuntura esportiva da Prefeitura de Canindé, se configura num importante atalho na difícil empreitada que não pode perder tempo em se preocupar em “construir da roda”. Questionar é preciso, defender os rumos do bem comum é imprescindível...

    Atenciosamente

    André Noronha Brasil

    ResponderExcluir
  8. Queria aqui fazer somente uma pergunta básica, Qual grupo trabalhou por esporte aqui em Canindé em 28 dias e já fez mais nos últimos 12 anos que aqui eu resido?

    ResponderExcluir
  9. Eu como desportita canindeense parabenizo o Sec.de esporte pela as conquista q tiveram em poucos dias de trabalho e espero q aconteça muito eventos esportivos!!

    ResponderExcluir
  10. tem muita coisa acontecendo em 27 dias e muito mais para acontecer. Chupaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  11. Alceli Pereira , dirigente da equipe do Sobradinho (futebol de campo masculino) vem em nome de toda equipe parabenizar a secretaria de esporte pelo trabalho, e como desportista canindeense e fanática por futebol, espera q o esporte canindeense volte a existir, vale ressaltar q o ex vereador Toinho do Gordinho deu muita força para q o esporte de caninde não chegasse onde chegou, mas, sozinho não conseguiu fazer muita coisa, felicidades a todos q torcem por um Caninde melhor.

    ResponderExcluir
  12. Parabéns Alceli, você é uma pessoa batalhadora e posto sábias palavras.

    ResponderExcluir

Pedimos aos usuários que logo abaixo da caixa de comentários ao invés de anonimo, coloquem nome/url e coloquem a identificação a fim de comprovar seus cometários, é muito importante que vcs se identifiquem assim suas opiniões serão mais aceitas. Aos que persistirem no anonimato será feita a devida moderação nas palavras e afirmações comentadas.

Não utilizem palavras ou frases que ataquem ou agridam a outrem direta ou indiretamente, o portal C4 Notícias modera os comentários mas não se responsabiliza pelas opiniões deixadas por seus leitores.

att
Equipe C4 Notícias