Últimas Notícias

Evite o desperdício, economize água.

Atendendo a sugestão de nossa leitora Rafaela Feitosa, o Portal C4 noticias irá começar uma campanha de conscientização da população em relação ao desperdício de água no dia a dia. Devido à falta de chuvas, nossos reservatórios estão cada vez mais secos. E com o nível d'água muito abaixo do normal, a água tende a dar um gosto estranho e cheiro horrível. As águas do município de Canindé, já se encontram dessa maneira, tornando-se imprópria para consumo.
Dez dicas para economizar água

· 1 Banho rápido
Se você demora no banho, você gasta de 95 a 180 litros de água limpa. Banhos rápidos (de no máximo 15 minutos) economizam água e energia.

· 2. Escovando os dentes
Se a torneira ficar aberta enquanto você escova os dentes, você gasta você gasta até 25 litros de água. Então, o melhor é primeiro escovar e depois abrir a torneira.

· 3. Torneira fechada
Torneira aberta é igual a desperdício. Com a torneira aberta, você gasta de 12 a 20 litros de água por minuto. Se deixar pingando, são desperdiçados 46 litros por dia.

· 4. Descarga
Uma descarga chega a utilizar 20 litros de água em um único aperto! Então, aperte a descarga apenas o tempo necessário.

· 5. Lavando louça
Ao lavar louças, não deixe a torneira aberta o tempo todo (assim você desperdiça até 105 litros). Primeiro passe a esponja e ensaboe e depois enxágue tudo de uma só vez.

· 6. Lavando o carro
Lavar o carro com uma mangueira gasta até 560 litros de água em 30 minutos. Quando precisar lavar o carro, use um balde!

· 7. Mangueira, vassoura e balde
Ao lavar a calçada não utilize a mangueira como se fosse vassoura. Utilize uma vassoura de verdade e depois jogue um balde d’água (assim você economiza até 250 litros de água).

· 8. Jardim
Regando plantas você gasta cerca de 186 litros de água limpa em 30 minutos. Para economizar, regue sempre de manhã cedo, evitando que a água evapore com o calor do dia.

· 9. Aquário
Quando for limpar o aquário, aproveite a água para regar as plantas. Esta água está enriquecida com nitrogênio e fósforo, o que faz muito bem para as plantas.

· 10. Pressão política
Não adianta só economizar: é preciso brigar por políticas que cuidem dos rios e lagos e garantam água potável para todos.


Portal C4 Notícias
Siga-nos nas redes sociais
Twitter - @c4noticias

8 comentários:

  1. PARABENS RAFAELA FEITOZA, SO LEMBRANDO AOS LEITORES QUE A CIDADE TA CHEIA DE LAVA CARROS E MTOS COM AGUA DO SAAE, A LEGISLAÇAO FALA(ATENÇAO FABIA DA INFRA)AGORA E BOM LEMBRAR M QUE TODOS OS HOTEIS DE CANINDE NAO TEM HIDROMETRO E A FABIA SABE DISSO , SERIA BOM A PREFEITURA FISCALIZAR CUMPRIR A LEGISLAÇAO EDUCANDO E DEPOIS PUNINDO O DISPERDIÇIO NOS LAVA JATOS DA CIDADE QUE USAM AGUA DO SAAE.

    ResponderExcluir
  2. Parabens Rafaela Feitosa,quero lembear que alem dos lava jatos, os prédios publicos tais como,mercado novo,rodoviaria etc não pagão água por isso as pessoas utilizam do jeito que querem sem os devidos cuidados.Há também muitas contruções e a água utilizada é do saae.O açude sousa e o são mateus estão com o nivel muito baixo,por isso a população tem que se concientizar,o poder publico deve ver a situação.

    ResponderExcluir
  3. Por favor deixem essa imagem ao lado da página de vocês, para que assim todos ao entrarem vejam a campanha.

    ResponderExcluir
  4. MANOEL PEREIRA ALVES28 de janeiro de 2013 10:49

    Ficamos estarrecidos com as notícias sobre des-
    perdício d'agua em nossa cidade. São preocupan-
    tes as denúncias de que hotéis, lava-jatos e até
    construções públicas e particulares utilizam á-
    gua tratada fornecida pelo SAAE de Canindé sem
    qualquer fiscalização e controle do órgão compe-
    tente da Prefeitura. Chamamos a atenção da SEIN-
    FRA bem como do próprio SAAE para que tomem as
    providências cabíveis, afim de que a cidade não
    venha a sofrer um colapso no abastecimento d'a-
    gua nos próximos dias, talvez até antes do iní-
    cio da quadra invernosa.MANÉ-JOÃO, Colaborou.

    ResponderExcluir
  5. a fabia da infra que todos chaman d dra(dra e quem e medico ou advogado,segundo decreto de 1938, e quem faz doutorado) ela sabe que nao existe hidrometro ,sempre soube a situaçao dos lava jatos, AGORA COMO SECRETARIA DEVE TOMAR PROVIDENCIA, AFINAL DE CONTAS E COMPETENCIA DELA, T NA HORA DO P T SAIR DO PALANQUE E SE COMPORTAR COMO GESTAO

    ResponderExcluir
  6. Alguem sabe o site da camara municipal, favor estou necessitanto, agradeço.

    ResponderExcluir
  7. Necessito do site da camara de caninde, favor alguem pode repassar pra mim, obg.

    ResponderExcluir
  8. A Câmara ainda não possui site.

    ResponderExcluir

Pedimos aos usuários que logo abaixo da caixa de comentários ao invés de anonimo, coloquem nome/url e coloquem a identificação a fim de comprovar seus cometários, é muito importante que vcs se identifiquem assim suas opiniões serão mais aceitas. Aos que persistirem no anonimato será feita a devida moderação nas palavras e afirmações comentadas.

Não utilizem palavras ou frases que ataquem ou agridam a outrem direta ou indiretamente, o portal C4 Notícias modera os comentários mas não se responsabiliza pelas opiniões deixadas por seus leitores.

att
Equipe C4 Notícias