Canindé

[Canindé][bleft]

Regional

[Regional][twocolumns]

Entrevista com o secretário da Fundação de Cultura e Esporte Jander Silva.

O secretário da Fundação de Cultura e Esporte Jander Silva, concedeu uma entrevista no dia de hoje ao Reporte Otacílio Duarte, da rádio Aquarela FM de Canindé. Abordando temas importantes como o Dia do Romeiro, a vinda do Governador Cid Gomes a Canindé, o Carnaval 2013 e a composição da equipe de cultura e esporte. 

Acompanhe a integra da entrevista do secretário da Fundação de Cultura e Esporte Jander Silva, a Rádio Aquarela FM. 


Jander Silva:
“A Prefeitura de Canindé com a Paróquia de são francisco está realizando o dia do romeiro, a primeira novidade é que a gente vai receber a visita do governador Cid Gomes, que vem participar da solenidade no dia do romeiro e vem também anunciar algumas obras e assinar algumas ordens de serviço, prefeito Celso já confirmou com ele e está indo a Fortaleza agora pela manhã acerta os detalhes finais da vinda do governador a cidade de Canindé no próximo dia 3.”

“Vamos ter a parte religiosa, está sendo cuidada com carinho pela paroquia, a missa ás 17hs, depois a procissão e depois com a presença do governador a gente faz uma solenidade social, estamos aguardando o fechamento, o governador está nos dando de presente uma festa, estamos esperando ele somente confirmar, tudo indica que será uma festa com Waldonys sanfoneiro, Waldonys ainda nesse espírito de homenagem ao centenário do Luiz Gonzaga.” 

Vai ser uma festa para o Romeiro, mas também para os cidadãos canindeenses, então cidadão e cidadãs que participaram por esse período todo de romarias, que trabalharam muito, agora chega a hora de agradecer na solenidade religiosa e depois comemorar o sucesso dessa romaria 2012. 

Reporte Aquarela: 
Festa merecida tanto para o canindeense, como para o romeiro que vem ao município o ano inteiro?

Jander Silva: 
Exatamente, eu acho que a festa, esse período de romaria 2012, foi um período muito bom, muita paz, muita gente visitando, e no dia 3 em Canindé é o último registro de romaria , a última romaria que vem, o pessoal do Rio Grande do Norte que vem a Canindé e aí depois desse dia a gente perde um pouquinho essa...os romeiros deixam de vir...e em agosto os romeiros começam de novo, mas não se diz que a romaria acaba, mas se reduz consideravelmente. O dia do Romeiro é uma lei municipal, e a gente vai fazer de tudo para que esse dia seja comemorado com todo fervor, que esse dia merece. 

Reporte Aquarela: 
O carnaval 2013 Jander, como estão aí as articulações, os preparativos desse momento aqui na cidade? 

Jander Silva: 
Pronto, estamos esperando um aceno da chefia de gabinete, o Celso está esperando esse contato para que a gente vá a Fortaleza e o prefeito veja realmente como o governador vai ajudar. É importante que se diga que a prefeitura, por causa dos bloqueios, todo mundo sabe disso, por causa da situação financeira, não vai ter recurso para fazer uma mega festa esse ano de carnaval como a população de Canindé merece, mas, nós recebemos, do prefeito Celso, a incumbência de preparar uma programação simples, com a participação dos blocos, com a participação das escolas de samba, pensando em atrações locais, a gente não pode pensar em trazer muitas atrações de fora, vamos fazer aqui...estamos contactando com as bandas locais, pra que a gente faça uma programação local, até pra dar também valor as bandas que nós temos aqui na região e vendo a possibilidade também de vir uma atração de fora, mas a ideia e que a gente faça um carnaval bastante participativo, existe novidades aí na programação, hoje eu vou ter...a equipe da fundação vai ter uma reunião hoje ás 18hs com os blocos, aproveito para convidar os blocos, os donos de blocos, os blocos que estão preparados mesmo sem apoio para participar do carnaval, para que a gente possa fazer uma reunião, para que a gente possa definir como será a participação dos blocos e como é que os blocos podem ajudar, e ai a gente vai depois dessa reunião, aí sim a gente amanhã...ou depois...divulga a programação oficial do carnaval 2013, uma festa que como eu disse não vai ser como Canindé merece, mas a gente também não pode deixar de fazer. 

Reporte Aquarela: 
Um pouco mais de 15 dias que você assumiu aí portanto a Fundação, a equipe já está formada? Ou ainda falta algum detalhe? Alguém pra compor a equipe para que de fato vocês possam arregaçar as mangas e inicie o trabalho pra valer? 

Jander Silva:
O trabalho já começou né?!Nós já estamos com a equipe formada que a gente vai divulgar provavelmente na semana que vem, a equipe inteira da Coordenadoria de Cultura, que a fundação...Fundação de Cultura e Esporte, então nós vamos ter, uma coordenadoria de cultura e uma coordenadoria de esportes, na próxima semana a gente estará fazendo no dia 21/01 né?!...estamos confirmando aí com o prefeito a presença dele, mas acredito que no dia 21/01 a gente vai realizar um encontro com o todos os desportistas de Canindé e apresentar a equipe de esportes. 

São 6(seis) pessoas que vão...que estão vindo do esporte mesmo, que vão participar da fundação nessa equipe e que vão trabalhar pelo esporte, mas assim, a equipe não está formada ainda, mas já está trabalhando, comunico que a gente já conseguiu 3(três) cursos...um curso...o primeiro curso vai acontecer de 23 a 27/01 já!...daqui a pouco, na próxima semana, de 23 a 27/01 nós iremos trazer um curso de arbitragem de futsal, é um curso totalmente gratuito, oferecido pela prefeitura de Canindé em parceria com a Secretaria de Esportes e a prefeitura...geralmente a prefeitura dos municípios cobram este curso, mas nós não vamos cobrar, vamos fazer o curso gratuito e podem participar desse curso até 130 pessoas, então procurem o departamento de esporte, o coordenador do departamento é o Gleidson Medeiros, que trabalha na rádio São Francisco, e aí procurem toda a equipe lá e faça sua inscrição, procure o presidente da liga desportista que ele também tem ficha lá pra se escrever, e o pessoal da coordenadoria de arbitragem em Canindé de futsal também tem fichas, então é o primeiro curso. 

Segundo Curso vai acontecer...os outros dois cursos vão acontecer em fevereiro, a gente já tem as datas previstas, mas só precisa fechar com o prefeito antes de divulgar, mas é um curso de arbitragem de campo, então a gente tá trazendo o de futsal agora no final do mês e no inicio do mês antes do carnaval o curso de arbitragem de futebol de campo e depois a gente está trazendo um curso de ginástica rítmica, e aí é mais voltado...é claro que homem também...mas é voltado mais para as mulheres e tal, um curso bem bacana e as mulheres que se interessarem também podem procurar..vai ser depois do carnaval esse curso...mas as inscrições já vão estar abertas. 

Então a Secretaria de Esporte e Cultura já tá trabalhando né?! Enquanto a cultura está pesando no dia do romeiro e no carnaval, a secretaria do esporte já tem esses cursos para oferecer, daqui a pouco a gente irá divulgar todo um calendário, tem das modalidades...dos campeonatos e das modalidades que serão trabalhadas esse ano, enfim a gente tá trabalhando, e a gente pede também as pessoas que tenham só mais um pouco de paciência, porque infelizmente nós recebemos a fundação com vários problemas, assim como a prefeitura inteira, ai a gente precisa organizar as coisas pra poder, chegar e mostrar o trabalho da gente, mas uma coisa não falta, vontade de trabalhar muito, para que a cultura e o esporte tenham o espaço desejado dentro desse governo.


Fonte: Entrevista à Rádio Aquarela FM.


Portal C4 Notícias
Siga-nos nas redes sociais
Twitter: @c4noticias

Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

8 comentários :

  1. mais uma vez as mesma palhaçada com o povo canindeense,não tem verba pro carnaval,mais ja tão mudando de carro(pra carro mais novo é clarao), fica a dica prefeitura e politicos de caninde de apoio não quera mandar na maior festa popular do mundo que é o carnaval. bloco das cutruvias de todos os bairros para praça azul, aristedes rabelo, veloso juca, alto joaquim magalhães e praça dr aramis.

    ResponderExcluir
  2. Meu povo Canindé esta falido,precisando pagar funcionários, prestadores de serviços, limpar a cidade, enfim colocar a cidade para funcionar, não é momento de falar em carnaval, essa festa pode acontecer no próximo ano para que o povo tenha o que comemorar.

    ResponderExcluir
  3. concordo, mais todos os politico vão passar carnaval fora em casas milhonarias né,e o governo do estado diponibilizou quase um milhã de reais para o carnaval do ceara. fica a dica o jander tem um pauco e uma banda carambaxe. por que ele doa a festa de carnaval, ja que vcs tão falido.
    CARNAVAL SIM nos temos direito porque tem verba #ficaadica#

    ResponderExcluir
  4. Temos primeiro é que se preocupar com o bom inverno para que tenha chuva, para encher os reservatorios e o nosso povo ficar mais alegre. Festa de carnaval e superfulo. Se faz quando pode. Num municipio sucateado como o nosso bricar por festa de carnaval e brincar com a cara desse povo sofrido. Se faz o que pode.

    ResponderExcluir
  5. BRINCAR CARNAVAL ENQUANTO PADECEMOS COM A FALTA DE RECURSOS E ESCASSEZ DE ÁGUA. SINCERAMENTE, NÃO É BOM E DE UM PÉSSIMO GOSTO.

    ResponderExcluir
  6. Sou da opinião de que, "se o governo é feito do
    povo para o povo" e, se a maioria do povo quer
    que se faça o carnaval, que se realize, afinal
    de contas esse mesmo povo também tem direito ao
    lazer. Sugiro que se façam parcerias entre o po
    der público e a sociedade canindeenses, e assim
    os custos para a realização da maior festa po-
    pular da cidade serão mais suaveis. MANOEL JOÃO

    ResponderExcluir
  7. Temos primeiro é que nos preocupar com a ocorrên
    cia de um bom inverno, que tenhamos chuvas que
    possam encher os reservatórios para que o nosso
    povo possa se alegrar com essa dádiva dos céus.O
    gasto com festas carnavalescas torna-se desneces
    sário, até superflo, desde que falte para o sus-
    tento básico do folião e de sua família. Brincar
    até que pode... mas, e a barriga?... E o da ca-
    chaça?... Reflita! Se ligue!...

    ResponderExcluir
  8. Parabéns para o Secretário da Cultura e do Espor
    te de Canindé que, juntamente com o Prefeito Cel
    so, mesmo com a exiguidade de tempo, buscam re-
    cursos junto ao governo do Estado e, com outras
    parcerias, bem realizar o carnaval em nossa ci-
    dade, proporcionando alegria e bem-estar à nos-
    sa população. Os cursos de futsal e arbitragens
    também são benéficos para o desenvolvimento des
    portivo dos nossos jovens. Quanto aos equipamen
    tos, indago como está o nosso Estádio Frei Teo-
    doro Haerque, a Quadra Paroquial, os ginásios e
    quadras poliesportivos locais? Quando o Canindé
    participará de competições esportivas de âmbito
    estadual e até nacional? Torço que formem clu-
    bes e até seleções capazes de bem nos represen-
    tar nos torneios de modalidades diversas, espe-
    cialmente no futsal, como nos tempos de Ciro,
    Canquinho, Zé Ulisses, Edmilson, Carlos Sá,Gor-
    dinho e outros, precursores do futebol da bola
    pesada em nossa cidade e que tantas glórias pro
    porcionaram ao desenvolvimento esportivo de Ca-
    nindé. MANOEL JOÃO

    ResponderExcluir

Pedimos aos usuários que logo abaixo da caixa de comentários ao invés de anonimo, coloquem nome/url e coloquem a identificação a fim de comprovar seus cometários, é muito importante que vcs se identifiquem assim suas opiniões serão mais aceitas. Aos que persistirem no anonimato será feita a devida moderação nas palavras e afirmações comentadas.

Não utilizem palavras ou frases que ataquem ou agridam a outrem direta ou indiretamente, o portal C4 Notícias modera os comentários mas não se responsabiliza pelas opiniões deixadas por seus leitores.

att
Equipe C4 Notícias


Prefeitura

[Prefeitura][grids]

Ceará

[Ceará][list]

Nacional

[Nacional][bsummary]

Plantão Policial

[plantão policial][threecolumns]