Últimas Notícias

Começa reordenamento do trânsito nas ruas de Canindé

FOTO: ANTÔNIO CARLOS ALVES
As blitze realizadas no início do trabalho já resultaram na apreensão de 90 veículos irregulares
Canindé Nas três primeiras semanas de trabalho, o novo secretário de Desenvolvimento da Cidadania, Segurança e Transporte (Sedecist), da Prefeitura de Canindé, Carlos Alberto Moreira Martins, destaca a reorganização do trânsito da cidade pelos agentes do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), vinculado à Guarda Municipal. Segundo ele, todo o efetivo da corporação (37 agentes) estava disperso. A partir de agora, o pessoal está sendo escalado diariamente, para coibir as infrações que haviam se tornado comuns pelos condutores de veículos. O agente de trânsito, Gean Gomes, diz que as blitze realizadas nesse período resultaram na apreensão de 90 veículos, entre motos e carros, a maioria por irregularidade na documentação e por falta de habilitação do condutor.

Não só aplicar a lei, mas orientar os motoristas para a adoção de novas práticas no volante está entre as prioridades do Demutran, que conta com nova equipe de trabalho.

As medidas adotadas pelo novo comandante da Guarda Municipal de Canindé já mostram resultados positivos. "A gente já não vê mais aquele sufoco aqui no Centro de Canindé. Desde o começo do ano, o trânsito melhorou bastante, não tem nem comparação", comenta o motorista de ônibus Francisco Valdez Mesquita. Já para o mototaxista Francisco de Assis Rodrigues Vieira, o rigor na aplicação da lei está favorecendo a categoria.

Segundo a direção do Hospital Regional São Francisco, nos últimos três finais de semana de janeiro deram entrada apenas duas pessoas vítimas de acidentes. No ano passado, a média de entrada na unidade hospitalar, por fim de semana, era de 32.

Carlos Alberto lembra que toda a fiscalização está sendo feita conforme o Código de Trânsito Brasileiro. "Estávamos convivendo com um descaso geral no trânsito de Canindé. Agora, estamos aplicando a lei, mas também vamos iniciar uma campanha permanente de educação no trânsito. Para isso, criamos a Diretoria de Educação de Trânsito, que fará trabalho nas escolas, associações comunitárias e outras entidades públicas", adiantou.

Segundo ele, já foram feitas reuniões com representantes dos taxistas, mototaxistas e veículos concessionários. "Trabalhamos em comum acordo com as metas do prefeito Celso Crisóstomo, de reorganizar o município e oferecer segurança e bem-estar à nossa população", afirmou Carlos Alberto.

Ações complementares
Aquisição de novas viaturas para a Guarda Municipal e aparelhos fotossenssores são metas a serem cumpridas em breve, segundo informa o secretário da Sedecist. Outro benefício será a instalação de postos de apoio para os mototaxistas. Ele destaca que já foi firmada parceria com o Detran para, nos próximos dias, ser feita a recuperação da sinalização vertical e horizontal nas ruas de Canindé.

"Vamos dar todo suporte aos nossos agentes de trânsito, para que possam desenvolver um trabalho contínuo e eficiente. Também é importante dizer que vamos fazer parceria com diversos segmentos da sociedade, visando cada vez mais melhorar o trânsito de Canindé e a convivência urbana da população", afirmou Carlos Alberto, informando ainda que foram adquiridos dois bafômetros que já serão usados no período de Carnaval.

Ele lembra ainda que, depois de muitos anos com problemas, os semáforos instalados no Centro da cidade foram recuperados, garantindo uma melhor visibilidade aos motoristas, mototaxistas e pedestres.

Aplicar as leis de trânsito é uma prática necessária e obrigatória. Mas trabalhar no sentido de orientar e educar o cidadão na convivência diária com o trânsito, como medida preventiva, também faz parte da meta de trabalho do comandante da Guarda Municipal de Canindé. Com esse objetivo, foi criada a Diretoria de Educação de Trânsito, um feito inédito desde que o Demutran foi instalado.

O objetivo principal desse setor é manter uma campanha permanente de orientação e esclarecimento, através de uma aproximação mais amistosa com a comunidade. "Vamos manter com rigor a fiscalização ostensiva do nosso trânsito, mas queremos principalmente prevenir a população contra as infrações que se tornaram tão corriqueiras em Canindé", lembra Carlos Alberto. A Diretoria de Educação de Trânsito também investirá em campanhas através de panfletos, informativos e ainda por meio da internet e suas redes sociais.

Um trabalho extensivo será feito com as escolas, associações e demais entidades públicas. "Estamos conquistando parcerias importantes com comerciantes e lojistas, na realização de um trabalho voltado exclusivamente para o bem da população", esclarece o secretário.

Urbanidade
O estacionamento de motocicletas organizado ao lado do Mercantil Feirão do Lar, no Centro de Canindé, é uma verdadeira lição de urbanidade, desafogando o trânsito na Rua Joaquim Magalhães e liberando a calçada para o pedestre.

Os veículos estacionados no local, em sua grande maioria, são de funcionários do próprio supermercado. São exemplos assim que devem ser observados e seguidos por lojistas e donos dos principais pontos de comércio.

A Guarda Municipal e o Demutran aplaudem a ideia e espera novas adesões.

Mais informações
Secretaria do Desenvolvimento da Cidadania, Segurança e Transporte
Rua Raimundo Alcoforado, 777 Bairro Alto Guaramiranga
Canindé - (85) 3343.0413

Fonte.: Diário do Nordeste.

2 comentários:

  1. COMEÇA O TOMA DINHEIRO DO POVO DE CANINDÉ. QUEREM CONTRUIR E DESCONTRUIR AS CUSTAS DO POVO. POR OUTRO LADO, O POVO ESCOLHEU ASSIM MESMO. ENTÃO, VAMOS DESENVOLVER CANINDÉ MAIS AINDA A CUSTAS DOS PRÓPRIO POVÃO.

    ResponderExcluir
  2. TEM QUE MULTAR MESMO. Somente assim Canindé poderá quebrar com essas pestes que não sabem o que é trafegar conforme o CTB. Outra, o município tem que ter receitas, nunca vi ninguém pagar uma multa aqui. A guarda não tem dinheiro pra nada. O município de Canindé vive do FPM, porque não tem receitas tributárias internas, o IPTU poucos pagam. Podem multar a vontade e encher a guarda de dinheiro. Só assim teremos uma autarquia diferente e com recursos próprios, Chega de Greve por falta de pagamento. ESTAVAMOS DE SACO CHEIO DE TANTOS DESMANDO NESSA PREFEITURA.

    ResponderExcluir

Pedimos aos usuários que logo abaixo da caixa de comentários ao invés de anonimo, coloquem nome/url e coloquem a identificação a fim de comprovar seus cometários, é muito importante que vcs se identifiquem assim suas opiniões serão mais aceitas. Aos que persistirem no anonimato será feita a devida moderação nas palavras e afirmações comentadas.

Não utilizem palavras ou frases que ataquem ou agridam a outrem direta ou indiretamente, o portal C4 Notícias modera os comentários mas não se responsabiliza pelas opiniões deixadas por seus leitores.

att
Equipe C4 Notícias